Ajuda na Circulação interna


Recommended Posts

Caros amigos, pretendo ajuda para a circulação interna do meu reef. Acontece que tenho para circulação duas bombas Aquaclear de 1500l/h que estão nas laterais do aquário de frente uma para a outra e junto a superfície para provocar turbulência e facilitar as trocas gasosas. Acontece que de vez em quando as bombas disparam uma quantidade enorme de micro-bolhas inundando o aquário, inclusive algumas dessas bolhas ficam presas nas rochas. Estando à superfície como é indicado essas micro-bolhas ainda se formam em maior quantidade. Já as mudei de posição mas é a mesma coisa. Será que é defeito das bombas? Sabendo que o aquário tem 120 quais as bombas que aconselham? Já pensei em 2 Turbelle stream mas tenho receio que sejam demasiado potentes para o meu aquário e são demasiado caras para arriscar..

Agradeço a vossa ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, e aproveitando este tópico, gostava de colocar também duas dúvidas...

Estou a montar um aquário com cerca de 100 l uteis, gostava de optar por bombas Tunze (toda a gente diz que são a melhor opção) o formato do aquário é de 1m X 30 cm.

Provavelmente é melhor optar por duas turbelle powerheads 1000/2 ou alguém acha que posso ir para as turbelle electronic? (7100/2 ? 7200/2 ?) ou outras? é que eu gostava de ter um multicontroller, mas não sei se se justifica ou sequer se é possível num aquário destas dimensões tão pequenas...

Outra pergunta um bocado mais básica... :shock: que altura de aquário deve ficar livre desde o nível superior da água até ao topo do aquário? Esiste alguma norma ou é a olhometro??

 

Muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fernando e Trex,

 

Penso que poderei responder aos dois...

 

Estou a montar um aquário com cerca de 100 l uteis, gostava de optar por bombas Tunze (toda a gente diz que são a melhor opção) o formato do aquário é de 1m X 30 cm.  

Provavelmente é melhor optar por duas turbelle powerheads 1000/2 ou alguém acha que posso ir para as turbelle electronic? (7100/2 ? 7200/2 ?) ou outras? é que eu gostava de ter um multicontroller, mas não sei se se justifica ou sequer se é possível num aquário destas dimensões tão pequenas...

 

Penso que tanto um como outro poderão optar por colocar 2 Turbelle 7200/2 ou 7300/2 ligadas a um multicontrolador - no meu aquário de 100x40x60 tinha esta configuração e nunca tive problemas. O multicontrolador permite reduzir o fluxo das bombas e portanto tudo é controlável!

 

Outra pergunta um bocado mais básica... :oops: que altura de aquário deve ficar livre desde o nível superior da água até ao topo do aquário? Esiste alguma norma ou é a olhometro??

 

Não existe nenhuma regra - no meu caso isso é sempre limitado pela coluna seca mas penso que cerca de 5 cm bastarão por forma poderes ter uma circulação valente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais