Recommended Posts

Publicado

Olá!

tenho 4 discus no meu aqua de 240 litros (mais alguns cardinais e corys).

o problema é que dois deles andam sempre a respirar junto à superficie, e bastante ofegantes.

Como um dos que não anda à superficie está com feses brancas e pensei serem parazitas intestinais, no entanto já tiveram isso no passado e nunca ficaram ofegantes! Isto pode torna-los ofegantes e a respirar junto à superficie?

Que tratamento devo fazer? flagyl?

entretanto desliguei a injeção de CO2 e aumentei a temperatura para 30ºC, adicionei 3 colheres de sopa de sal aos 240 litros de água.

os parametros da água parecem normais, os nitritos andam à volta dos 10mgs/litro, tb não me parece exagerado.

Sugestões?

obrigado,

João Lopes Farinha

Publicado:
os nitritos andam à volta dos 10mgs/litro, tb não me parece exagerado.

Os nitritos e amônia devem ser sempre 0.

Ou então andar sempre no valor mínimo da escala do teste.

Os nitratos, quando possível também não devem ter valores exagerados pois podem vir a provocar problemas.

Com os nitritos nesse valor estão muito provavelmente a ser intoxicados.

Faz uma troca de água de 50% no mínimo agora bem como fazeres trocas de água diárias durante os próximos dias.

Não ligues o CO2...

Evita usares qualquer tipo de produto ou medicamento no aquário comunitário. Deves procurar sempre fazer isso num aquário à parte.

Os discos que têm feses brancas devem ser separados e deves fazer um tratamento com Flagyl.

Verifica o porquê de teres os nitritos tão altos (aquário mal ciclado, uso de medicamentos no aquário, má manutenção ao filtro (lavagem incorrecta das cerâmicas), etc).

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

oix!

olha eu ja tive os nitritos altos, pus um saco de rede(aproveitei um saco de alhos vazio) com leca (se não souberes procura no google), e baixaram no dia seguinte.

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Publicado:

Obrigado nunomiguel e hotrodder.

Pois também achei estranho os nitritos estarem a 10, as palhetas não funcionam mesmo, aquilo dá mais ou menos uma indicação mas não é nada rigoroso.

Hoje fiz testes com o kit da Sera e NO3=0 Yes! o problema continua a ser os discos :oops:

O CO2 está desligado mas aqueles dois continuam junto à superfície. Estive a ler sobre os parasitas das guelras e pelo que conclui, se fossem parasitas destes eles andavam mais de lado e não na vertical, e teriam um opérculo mais aberto que outro.

Comprei comida viva para lhes dar, larva de mosquito vermelha, tirando os que andam à superfície os outros comem bem :roll:

Vou esperar mais um pouco a ver se melhoram.

Depois estava a pensar em fazer uma TPA de 50% e dar-lhes Flagyl, posso faze-lo no aqua comunitário? pelo que li não afecta as bactérias do filtro e mudar os discus íria causar ainda mais stress.

Será que foi alguma coisa na agua quando fiz TPA pela ultima vez?!?

Têm alguma dica que me possam dar sobre o melhor a fazer?

obrigado,

João Lopes Farinha

Publicado:

O aumento da temperatura deve ser acompanhado de um aumento da oxigenação.

Temperatura mais alta => metabolismo mais rápido => maior necessidade de oxigénio e também de comida

É uma aproximação bastante grosseira, pela qual peço desculpa, mas que creio que ajuda a explicar mais ou menos a relação entre os diferentes factores.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Publicado:

NO3 (Nitratos ) e NO2 nitritos não são a mesma coisa . Se o filtro biologico estivesse bom deverias ter nitratos e não nitritos. Como o Nuno te disse os nitritos (NO2) têm que ser 0 porque são extremamente toxicos ainda para mais em àguas moles e ácidas .Mas os nitratos é natural que existam, já que são o produto final da nitrificação exercida pelas bacterias aerobicas,e são muito menos tóxicospara os peixes.

Antes de tudo confirma o teste de nitritos porque se não tens nitratos é lógico que tenhas nitritos o que significa que o teu filtro não está maduro ou as bacterias morreram por alguma razão.

Depois aumenta a oxigenação .

E só depois deves pensar em vermes das guelras .

Cump.

Rui

Publicado:
NO3 (Nitratos ) e NO2 nitritos não são a mesma coisa . ...

Cump.

Rui

É o que dá entrar em panico e fazer um post às 4 da matina :!:

Eu queria dizer Nitratos :oops:

Hoje consegui chegar mais cedo, vou fazer os testes e verificar os parâmetros.

João Lopes Farinha

Publicado:

Mais uma vez obrigado a todos. Contra a inexperiência a melhor solução é passar por elas, um gajo nunca está preparado para o inesperado e a tendência é ir logo a correr para os medicamentos e outras acções que podem até ter efeitos agravantes da saúde dos nossos peixes. ;)

O aumento da temperatura deve ser acompanhado de um aumento da oxigenação.

...

Bem visto, uma aproximação grosseira mas na qual aqui o rokie não pensou. Não fosse a boa circulação de água e o resultado poderia ser pior.

Tenho de deixar aqui também um grande obrigado ao Jorge Costa que gastou uma data de tempo à conversa comigo. Obrigado pelos conselhos.

Como provavelmente este assunto poderá também interessar, ou vir a interessar, a outros que, tal como, eu vêm os seus belos discus em dificuldades e não sabem o que fazer. A situação é a seguinte:

Identificação do problema - Domingo Dois discus a respirar junto à superficie de forma ofegante e aparentemente com esforço. A restante fauna parece normal.

Dei-lhes comida e observei-os a comer, nenhum parece comer grande coisa, muito menos os doentes. Tentei ver as fezes, e após várias tentativas, lá vi um com um grande fio branco! Parasitas!?! ou tavez não. Curiosamente o que tinha as fezes brancas era o que comia mais. Pode não ser parasitas, pensei eu. Facto que já confirmei, nem sempre fezes brancas obrigam a doença de parasitas intestinais.

Acções: aumentei a temperatura.

Segunda: Só chego a casa bastante tarde, vou observar os discus e dos doentes o mais pequeno parece pior! :D parece com maior dificuldade em respirar e a nadar de marcha atrás a respirar ao cimo de água!

Acções (ainda panico): adicionei 3 colheres de sopa de sal aos 240 litros ajuda a matar os parasitas e não "afecta" os peixes. De manhã, na terça, adiciono Sera Mycopur e Ectopur, era o que tinha em casa para combater os vermes das guelras. Desligo a injeção de CO2.

Terça: finalmente chego a casa um pouco mais cedo, vou ver os discus e dos doentes o maior já dá umas voltinhas e nem sempre está a respirar junto à superfície. O pequeno continua.

Faço os testes como deve de ser:

Temp.=30º

Cond.=1160 (por causa do sal, costuma ser 300 a 350)

PH=7 (com CO2 costuma ser 6.8)

GH=10

KH=4

Fe=0 (coitadas das plantas, por ora vão ter de aguardar)

NH4/3=0

NO2=0

NO3=0

PO4=0

O2=2a5mg/l (não é fácil uma leitura clara pelas cores, mas será no máximo 5, deveria ser pelo menos 8 certo :?:)

;) Estou convencido que provavelmente serão mesmo vermes das guelras mas não sei como ter a certeza.

:D coloquei a pedra difusora para aumentar a oxigenação.

:D CO2 continua off até os discus melhorarem.

:D vou baixar a temperatura dos 30 para os 29ºC.

:D vou monitorar o apetite dos discus e observar as fezes deles para ver se continuam brancas.

:D ver se a respiração deles melhora com a oxigenação.

:D como agora a agua está com medicamento estava a pensar numa TPA de 50% amanhã ou depois.

:D tenho-lhes dado de comer: granulado Sera, receita coração de boi congelado, larvas de mosquito pretas, larvas de mosquita vermelhas (vivas). Por vezes dou também krill e dáfnias tudo liofilizado.

:!: Graças às vossas dicas ainda foi possível corrigir alguns erros e evitar outros :wink: Espero que os Discus melhorem :!:

PS: é engraçado ver os cardinais a tentarem comer as larvas de mosquito vermelhas :D

João Lopes Farinha

Publicado:

Olá a todos!

Os discus já parecem melhores, a concentração de O2 era baixa e as minhas acções provavelmente agravaram mais a situação, obrigado pelos conselhos para oxigenar :lol:

Os dois discus que estavam doentes já andam pelo aqua, se bem que meio escondidos e não os vejo comer.

:( fiz uma troca de 50% da água.

agora as minhas dúvidas:

:lol: Devo colocar carvão activado, uma vez que coloquei tratamento :lol:

:lol: convém adicionar vitaminas :D

que conselhos me dão?

obrigado pela ajuda,

João Lopes Farinha

Publicado:

Viva João

Considero muito importante a tua experiência e testemunho.

De facto a concentração de O2 dissolvido é um dos factores mais importantes e infelizmente mais descurados nos nossos aquários.

Quantos de voçês testam o O2 dissolvido ( Ok eu sei que não há muitas marcas com este teste no mercado ).

Uma baixa concentração de O2 é muito frequente em aquários de Discus porque :

-são aquários geralmente altos

- com pouca circulação ( porque os Discus não gostam de correntes ,mas não precesamos de exagerar)

- são aquários com temperaturas elevadas acima de 28º

Ora, uma concentração baixa de O2 significa também um potencial redox baixo o que contribui para o desenvovimento de bacterias patogénicas.

Por vezes basta não limparmos os filtros mecânicos para haver uma diminuição do caudal do nosso filtro, e uma acumulação de matéria orgãnica que contribuem para uma maior diminuição da concentração de O2 dissolvido ( no primeiro caso por uma diminuição da agitação da sup. da água e no segundo por um maior consumo para "queimar" essa matéria orgãnica .

Deves por carvão mas eu dispensava as vitaminas.

Cump.

Rui

Publicado:

Olá a todos!

Só para dizer que os meus menidos já estão melhor :D Muito obrigado a todos. :D

:( Um facto curioso é que a hierarquia mudou, o nº 2, que não foi afectado, passou a nº 1. O 2 que ficaram doentes ainda andam mais recatados que o habitual, mas não aparentam estar doentes.

Entretanto descobri também que o filtro está com um caudal cerca de 25% inferior ao normal devido à colocação de uma material da JBL para remover nitratos (NitratEx). Estes sacos não permitem grandes fluxos para que as bactérias que consomem os nitratos se desenvolvam.

Sempre a aprender :wink:

Abraços,

João Lopes Farinha

Publicado:
Voilá

Há sempre uma causa e normalmente o erro é sempre nosso.

Cump.

Rui

é verdade, e se não me tivesses chamado a atenção provavelmente não teria descoberto.

Cumprimentos,

João Lopes Farinha