João Lopes Farinha Publicado Novembro 23, 2004 Publicado Novembro 23, 2004 Olá! tenho 4 discus no meu aqua de 240 litros (mais alguns cardinais e corys). o problema é que dois deles andam sempre a respirar junto à superficie, e bastante ofegantes. Como um dos que não anda à superficie está com feses brancas e pensei serem parazitas intestinais, no entanto já tiveram isso no passado e nunca ficaram ofegantes! Isto pode torna-los ofegantes e a respirar junto à superficie? Que tratamento devo fazer? flagyl? entretanto desliguei a injeção de CO2 e aumentei a temperatura para 30ºC, adicionei 3 colheres de sopa de sal aos 240 litros de água. os parametros da água parecem normais, os nitritos andam à volta dos 10mgs/litro, tb não me parece exagerado. Sugestões? obrigado, João Lopes Farinha
nunomiguel Publicado: Novembro 23, 2004 Publicado: Novembro 23, 2004 os nitritos andam à volta dos 10mgs/litro, tb não me parece exagerado. Os nitritos e amônia devem ser sempre 0. Ou então andar sempre no valor mínimo da escala do teste. Os nitratos, quando possível também não devem ter valores exagerados pois podem vir a provocar problemas. Com os nitritos nesse valor estão muito provavelmente a ser intoxicados. Faz uma troca de água de 50% no mínimo agora bem como fazeres trocas de água diárias durante os próximos dias. Não ligues o CO2... Evita usares qualquer tipo de produto ou medicamento no aquário comunitário. Deves procurar sempre fazer isso num aquário à parte. Os discos que têm feses brancas devem ser separados e deves fazer um tratamento com Flagyl. Verifica o porquê de teres os nitritos tão altos (aquário mal ciclado, uso de medicamentos no aquário, má manutenção ao filtro (lavagem incorrecta das cerâmicas), etc). Cumprimentos, Nuno
hotrodder Publicado: Novembro 23, 2004 Publicado: Novembro 23, 2004 oix! olha eu ja tive os nitritos altos, pus um saco de rede(aproveitei um saco de alhos vazio) com leca (se não souberes procura no google), e baixaram no dia seguinte. abraço A Água está cada vez mais Viva!
João Lopes Farinha Publicado: Novembro 23, 2004 Autor Publicado: Novembro 23, 2004 Obrigado nunomiguel e hotrodder. Pois também achei estranho os nitritos estarem a 10, as palhetas não funcionam mesmo, aquilo dá mais ou menos uma indicação mas não é nada rigoroso. Hoje fiz testes com o kit da Sera e NO3=0 Yes! o problema continua a ser os discos O CO2 está desligado mas aqueles dois continuam junto à superfície. Estive a ler sobre os parasitas das guelras e pelo que conclui, se fossem parasitas destes eles andavam mais de lado e não na vertical, e teriam um opérculo mais aberto que outro. Comprei comida viva para lhes dar, larva de mosquito vermelha, tirando os que andam à superfície os outros comem bem Vou esperar mais um pouco a ver se melhoram. Depois estava a pensar em fazer uma TPA de 50% e dar-lhes Flagyl, posso faze-lo no aqua comunitário? pelo que li não afecta as bactérias do filtro e mudar os discus íria causar ainda mais stress. Será que foi alguma coisa na agua quando fiz TPA pela ultima vez?!? Têm alguma dica que me possam dar sobre o melhor a fazer? obrigado, João Lopes Farinha
João Branquinho Publicado: Novembro 23, 2004 Publicado: Novembro 23, 2004 O aumento da temperatura deve ser acompanhado de um aumento da oxigenação. Temperatura mais alta => metabolismo mais rápido => maior necessidade de oxigénio e também de comida É uma aproximação bastante grosseira, pela qual peço desculpa, mas que creio que ajuda a explicar mais ou menos a relação entre os diferentes factores. ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Novembro 24, 2004 Publicado: Novembro 24, 2004 NO3 (Nitratos ) e NO2 nitritos não são a mesma coisa . Se o filtro biologico estivesse bom deverias ter nitratos e não nitritos. Como o Nuno te disse os nitritos (NO2) têm que ser 0 porque são extremamente toxicos ainda para mais em àguas moles e ácidas .Mas os nitratos é natural que existam, já que são o produto final da nitrificação exercida pelas bacterias aerobicas,e são muito menos tóxicospara os peixes. Antes de tudo confirma o teste de nitritos porque se não tens nitratos é lógico que tenhas nitritos o que significa que o teu filtro não está maduro ou as bacterias morreram por alguma razão. Depois aumenta a oxigenação . E só depois deves pensar em vermes das guelras . Cump. Rui
João Lopes Farinha Publicado: Novembro 24, 2004 Autor Publicado: Novembro 24, 2004 NO3 (Nitratos ) e NO2 nitritos não são a mesma coisa . ...Cump. Rui É o que dá entrar em panico e fazer um post às 4 da matina Eu queria dizer Nitratos Hoje consegui chegar mais cedo, vou fazer os testes e verificar os parâmetros. João Lopes Farinha
João Lopes Farinha Publicado: Novembro 24, 2004 Autor Publicado: Novembro 24, 2004 Mais uma vez obrigado a todos. Contra a inexperiência a melhor solução é passar por elas, um gajo nunca está preparado para o inesperado e a tendência é ir logo a correr para os medicamentos e outras acções que podem até ter efeitos agravantes da saúde dos nossos peixes. O aumento da temperatura deve ser acompanhado de um aumento da oxigenação.... Bem visto, uma aproximação grosseira mas na qual aqui o rokie não pensou. Não fosse a boa circulação de água e o resultado poderia ser pior. Tenho de deixar aqui também um grande obrigado ao Jorge Costa que gastou uma data de tempo à conversa comigo. Obrigado pelos conselhos. Como provavelmente este assunto poderá também interessar, ou vir a interessar, a outros que, tal como, eu vêm os seus belos discus em dificuldades e não sabem o que fazer. A situação é a seguinte: Identificação do problema - Domingo Dois discus a respirar junto à superficie de forma ofegante e aparentemente com esforço. A restante fauna parece normal. Dei-lhes comida e observei-os a comer, nenhum parece comer grande coisa, muito menos os doentes. Tentei ver as fezes, e após várias tentativas, lá vi um com um grande fio branco! Parasitas!?! ou tavez não. Curiosamente o que tinha as fezes brancas era o que comia mais. Pode não ser parasitas, pensei eu. Facto que já confirmei, nem sempre fezes brancas obrigam a doença de parasitas intestinais. Acções: aumentei a temperatura. Segunda: Só chego a casa bastante tarde, vou observar os discus e dos doentes o mais pequeno parece pior! :D parece com maior dificuldade em respirar e a nadar de marcha atrás a respirar ao cimo de água! Acções (ainda panico): adicionei 3 colheres de sopa de sal aos 240 litros ajuda a matar os parasitas e não "afecta" os peixes. De manhã, na terça, adiciono Sera Mycopur e Ectopur, era o que tinha em casa para combater os vermes das guelras. Desligo a injeção de CO2. Terça: finalmente chego a casa um pouco mais cedo, vou ver os discus e dos doentes o maior já dá umas voltinhas e nem sempre está a respirar junto à superfície. O pequeno continua. Faço os testes como deve de ser: Temp.=30º Cond.=1160 (por causa do sal, costuma ser 300 a 350) PH=7 (com CO2 costuma ser 6. GH=10 KH=4 Fe=0 (coitadas das plantas, por ora vão ter de aguardar) NH4/3=0 NO2=0 NO3=0 PO4=0 O2=2a5mg/l (não é fácil uma leitura clara pelas cores, mas será no máximo 5, deveria ser pelo menos 8 certo ) Estou convencido que provavelmente serão mesmo vermes das guelras mas não sei como ter a certeza. :D coloquei a pedra difusora para aumentar a oxigenação. :D CO2 continua off até os discus melhorarem. :D vou baixar a temperatura dos 30 para os 29ºC. :D vou monitorar o apetite dos discus e observar as fezes deles para ver se continuam brancas. :D ver se a respiração deles melhora com a oxigenação. :D como agora a agua está com medicamento estava a pensar numa TPA de 50% amanhã ou depois. :D tenho-lhes dado de comer: granulado Sera, receita coração de boi congelado, larvas de mosquito pretas, larvas de mosquita vermelhas (vivas). Por vezes dou também krill e dáfnias tudo liofilizado. Graças às vossas dicas ainda foi possível corrigir alguns erros e evitar outros Espero que os Discus melhorem PS: é engraçado ver os cardinais a tentarem comer as larvas de mosquito vermelhas :D João Lopes Farinha
João Lopes Farinha Publicado: Novembro 26, 2004 Autor Publicado: Novembro 26, 2004 Olá a todos! Os discus já parecem melhores, a concentração de O2 era baixa e as minhas acções provavelmente agravaram mais a situação, obrigado pelos conselhos para oxigenar Os dois discus que estavam doentes já andam pelo aqua, se bem que meio escondidos e não os vejo comer. fiz uma troca de 50% da água. agora as minhas dúvidas: Devo colocar carvão activado, uma vez que coloquei tratamento convém adicionar vitaminas :D que conselhos me dão? obrigado pela ajuda, João Lopes Farinha
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Novembro 26, 2004 Publicado: Novembro 26, 2004 Viva João Considero muito importante a tua experiência e testemunho. De facto a concentração de O2 dissolvido é um dos factores mais importantes e infelizmente mais descurados nos nossos aquários. Quantos de voçês testam o O2 dissolvido ( Ok eu sei que não há muitas marcas com este teste no mercado ). Uma baixa concentração de O2 é muito frequente em aquários de Discus porque : -são aquários geralmente altos - com pouca circulação ( porque os Discus não gostam de correntes ,mas não precesamos de exagerar) - são aquários com temperaturas elevadas acima de 28º Ora, uma concentração baixa de O2 significa também um potencial redox baixo o que contribui para o desenvovimento de bacterias patogénicas. Por vezes basta não limparmos os filtros mecânicos para haver uma diminuição do caudal do nosso filtro, e uma acumulação de matéria orgãnica que contribuem para uma maior diminuição da concentração de O2 dissolvido ( no primeiro caso por uma diminuição da agitação da sup. da água e no segundo por um maior consumo para "queimar" essa matéria orgãnica . Deves por carvão mas eu dispensava as vitaminas. Cump. Rui
João Lopes Farinha Publicado: Novembro 28, 2004 Autor Publicado: Novembro 28, 2004 Olá a todos! Só para dizer que os meus menidos já estão melhor :D Muito obrigado a todos. :D Um facto curioso é que a hierarquia mudou, o nº 2, que não foi afectado, passou a nº 1. O 2 que ficaram doentes ainda andam mais recatados que o habitual, mas não aparentam estar doentes. Entretanto descobri também que o filtro está com um caudal cerca de 25% inferior ao normal devido à colocação de uma material da JBL para remover nitratos (NitratEx). Estes sacos não permitem grandes fluxos para que as bactérias que consomem os nitratos se desenvolvam. Sempre a aprender Abraços, João Lopes Farinha
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Novembro 28, 2004 Publicado: Novembro 28, 2004 Voilá Há sempre uma causa e normalmente o erro é sempre nosso. Cump. Rui
João Lopes Farinha Publicado: Novembro 28, 2004 Autor Publicado: Novembro 28, 2004 VoiláHá sempre uma causa e normalmente o erro é sempre nosso. Cump. Rui é verdade, e se não me tivesses chamado a atenção provavelmente não teria descoberto. Cumprimentos, João Lopes Farinha
Recommended Posts