Recommended Posts

Publicado

Tenho um peixe de estimação desde que montei o meu aqua, é um plecostumus, ou vulgo limpa vidros leopardo, um belo exemplar que tem já os seus 10 cm ou mais, de comprimento.

Vai fazer agora 4 anos de idade. nunca teve uma única doença, é dono e senhor do aquário, todos olham para ele, é a estrela praticamente.

De há uma semana para cá, noto que ele não está a nadar como deve ser. Imaginem os vossos colados aos vidros, a rasparem as algas na vertical, ele não consegue. Quando dou comida, o normal seria ele subir até lá acima e de barriga para o céu papava os flocos. Agora ele tenta, dá à cauda mas chega a meio da subida e parece que perde o gás, roda sobre si mesmo e lentamente vai-se deixando cair até ficar no fundo do aquario.

Decerto será alguma anomalia na bexiga natatória. Existe alguma coisas que eu possa fazer? Algum remédio eficaz? Estou disposto a levá-lo a um veterinário, se tiver de ser e se for possível tratarem peixes!

O aqua tem 60L, tem um Ph razoável estável que varia entre os 6,5 e os 7, faço TPA 50% de 4 em 4 semanas desde sempre.

Publicado: (editado)

Nao te consigo ajudar muito, nunca tinha ouvido falar em problemas na bexiga natatoria em plecos, mas algumas coisas eu posso apontar... 60l para um pleco que chega aos 35/40 cm facilmente é manifestamente pouco (ja para nao falar no que ele c#$a! xD ) uma variacao de 0,5 nao é nada pouco no PH... e em relacao as TPA´s, devem se fazer semanalmente e com menos quantidade de agua trocada, cerca de 20/30% no maximo...

Agra em relacao ao problema propriamente dito, esse tipo de problemas e muito comum nos normalmente denominados de "peixes vermelhos" e o tratamento costuma passar por banhos de sal, no entanto para plecos (que nao tem escamas, mas sim couraça) nao sei ate que ponto é viavel, penso que tal como as corydoras, sao bastante sensiveis ao sal.

Tens algum outro tipo de teste, amonia, nitritos, nitratos? lavas te o filtro recentemente? que outros peixes estao com ele?

Editado por NunoCAST
Publicado:
Nao te consigo ajudar muito, nunca tinha ouvido falar em problemas na bexiga natatoria em plecos, mas algumas coisas eu posso apontar... 60l para um pleco que chega aos 35/40 cm facilmente é manifestamente pouco (ja para nao falar no que ele c#$a! xD ) uma variacao de 0,5 nao é nada pouco no PH... e em relacao as TPA´s, devem se fazer semanalmente e com menos quantidade de agua trocada, cerca de 20/30% no maximo...

Agra em relacao ao problema propriamente dito, esse tipo de problemas e muito comum nos normalmente denominados de "peixes vermelhos" e o tratamento costuma passar por banhos de sal, no entanto para plecos (que nao tem escamas, mas sim couraça) nao sei ate que ponto é viavel, penso que tal como as corydoras, sao bastante sensiveis ao sal.

Tens algum outro tipo de teste, amonia, nitritos, nitratos? lavas te o filtro recentemente? que outros peixes estao com ele?

O filtro é lavado semanalmente, e sempre após floculação para remover alguma turvação que exista. No início dava-lhe comida em comprimido que ia até ao fundo, mas com o tempo ele habituou-se aos flocos e não se fazia rogado. Agora nem come. Disse que o PH varia entre esses valores porque ao longo dos 4 anos nunca registei outro fora dessa gama, duvido que ao longo do dia varie tanto que provoque um stress tal que eles não aguentem senão teria sempre baixas e doenças recorrentes e tal não acontece.

Não tenho testes de amónio, nitratos e nitritos, mas julgo que não tenho problemas dessa ordem senão veria sinais visíveis, como a côr das plantas (que no meu caso são valisnerias verdes vivas) ou mais mortes também, a título de exemplo não sei se é demonstrativo mas tenho um cardume de 7 intacto de neons já há 2 anos. Mas estou a ver que vou ter de gastar dinheiro nisso.

A água vem da torneira e de qualquer modo nunca adicionei qualquer químico na água, nem buffer, nem anti-cloro. Apenas bactérias. A TPA 50% de 4 em 4 semanas julgo que faz o mesmo efeito que a semanal 20%, pelo menos por experiência própria já que sempre assim fiz e o sistema do aqua funciona bem com o meu método. Ele não deve crescer mais do que aquilo que tem, veio para cá ainda "bébé" e desenvolveu-se conforme o espaço que tinha, sempre foi saudável! De facto ele caga bem mas eu aspiro! bang

Vou tentar apanhar um vídeo dele a nadar, pode não ser a bexiga.

Não existe um desparasitador abrangente que seja de fácil aplicação e eficiente?!

Outros peixes: neons, danios zebra, platys, umas cobras kuky, e barbos.

Publicado:
O filtro é lavado semanalmente, e sempre após floculação para remover alguma turvação que exista. No início dava-lhe comida em comprimido que ia até ao fundo, mas com o tempo ele habituou-se aos flocos e não se fazia rogado. Agora nem come. Disse que o PH varia entre esses valores porque ao longo dos 4 anos nunca registei outro fora dessa gama, duvido que ao longo do dia varie tanto que provoque um stress tal que eles não aguentem senão teria sempre baixas e doenças recorrentes e tal não acontece.

Não tenho testes de amónio, nitratos e nitritos, mas julgo que não tenho problemas dessa ordem senão veria sinais visíveis, como a côr das plantas (que no meu caso são valisnerias verdes vivas) ou mais mortes também, a título de exemplo não sei se é demonstrativo mas tenho um cardume de 7 intacto de neons já há 2 anos. Mas estou a ver que vou ter de gastar dinheiro nisso.

A água vem da torneira e de qualquer modo nunca adicionei qualquer químico na água, nem buffer, nem anti-cloro. Apenas bactérias. A TPA 50% de 4 em 4 semanas julgo que faz o mesmo efeito que a semanal 20%, pelo menos por experiência própria já que sempre assim fiz e o sistema do aqua funciona bem com o meu método. Ele não deve crescer mais do que aquilo que tem, veio para cá ainda "bébé" e desenvolveu-se conforme o espaço que tinha, sempre foi saudável! De facto ele caga bem mas eu aspiro! :popcorn:

Vou tentar apanhar um vídeo dele a nadar, pode não ser a bexiga.

Não existe um desparasitador abrangente que seja de fácil aplicação e eficiente?!

Outros peixes: neons, danios zebra, platys, umas cobras kuky, e barbos.

Boas, tenta o flagyl. Para parasitas não há melhor.

Cumps.