majestade Publicado Fevereiro 2, 2010 Publicado Fevereiro 2, 2010 Tenho um peixe de estimação desde que montei o meu aqua, é um plecostumus, ou vulgo limpa vidros leopardo, um belo exemplar que tem já os seus 10 cm ou mais, de comprimento. Vai fazer agora 4 anos de idade. nunca teve uma única doença, é dono e senhor do aquário, todos olham para ele, é a estrela praticamente. De há uma semana para cá, noto que ele não está a nadar como deve ser. Imaginem os vossos colados aos vidros, a rasparem as algas na vertical, ele não consegue. Quando dou comida, o normal seria ele subir até lá acima e de barriga para o céu papava os flocos. Agora ele tenta, dá à cauda mas chega a meio da subida e parece que perde o gás, roda sobre si mesmo e lentamente vai-se deixando cair até ficar no fundo do aquario. Decerto será alguma anomalia na bexiga natatória. Existe alguma coisas que eu possa fazer? Algum remédio eficaz? Estou disposto a levá-lo a um veterinário, se tiver de ser e se for possível tratarem peixes! O aqua tem 60L, tem um Ph razoável estável que varia entre os 6,5 e os 7, faço TPA 50% de 4 em 4 semanas desde sempre.
NunoCAST Publicado: Fevereiro 2, 2010 Publicado: Fevereiro 2, 2010 (editado) Nao te consigo ajudar muito, nunca tinha ouvido falar em problemas na bexiga natatoria em plecos, mas algumas coisas eu posso apontar... 60l para um pleco que chega aos 35/40 cm facilmente é manifestamente pouco (ja para nao falar no que ele c#$a! xD ) uma variacao de 0,5 nao é nada pouco no PH... e em relacao as TPA´s, devem se fazer semanalmente e com menos quantidade de agua trocada, cerca de 20/30% no maximo... Agra em relacao ao problema propriamente dito, esse tipo de problemas e muito comum nos normalmente denominados de "peixes vermelhos" e o tratamento costuma passar por banhos de sal, no entanto para plecos (que nao tem escamas, mas sim couraça) nao sei ate que ponto é viavel, penso que tal como as corydoras, sao bastante sensiveis ao sal. Tens algum outro tipo de teste, amonia, nitritos, nitratos? lavas te o filtro recentemente? que outros peixes estao com ele? Editado Fevereiro 2, 2010 por NunoCAST FEEDBACK
majestade Publicado: Fevereiro 3, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 3, 2010 Nao te consigo ajudar muito, nunca tinha ouvido falar em problemas na bexiga natatoria em plecos, mas algumas coisas eu posso apontar... 60l para um pleco que chega aos 35/40 cm facilmente é manifestamente pouco (ja para nao falar no que ele c#$a! xD ) uma variacao de 0,5 nao é nada pouco no PH... e em relacao as TPA´s, devem se fazer semanalmente e com menos quantidade de agua trocada, cerca de 20/30% no maximo... Agra em relacao ao problema propriamente dito, esse tipo de problemas e muito comum nos normalmente denominados de "peixes vermelhos" e o tratamento costuma passar por banhos de sal, no entanto para plecos (que nao tem escamas, mas sim couraça) nao sei ate que ponto é viavel, penso que tal como as corydoras, sao bastante sensiveis ao sal. Tens algum outro tipo de teste, amonia, nitritos, nitratos? lavas te o filtro recentemente? que outros peixes estao com ele? O filtro é lavado semanalmente, e sempre após floculação para remover alguma turvação que exista. No início dava-lhe comida em comprimido que ia até ao fundo, mas com o tempo ele habituou-se aos flocos e não se fazia rogado. Agora nem come. Disse que o PH varia entre esses valores porque ao longo dos 4 anos nunca registei outro fora dessa gama, duvido que ao longo do dia varie tanto que provoque um stress tal que eles não aguentem senão teria sempre baixas e doenças recorrentes e tal não acontece. Não tenho testes de amónio, nitratos e nitritos, mas julgo que não tenho problemas dessa ordem senão veria sinais visíveis, como a côr das plantas (que no meu caso são valisnerias verdes vivas) ou mais mortes também, a título de exemplo não sei se é demonstrativo mas tenho um cardume de 7 intacto de neons já há 2 anos. Mas estou a ver que vou ter de gastar dinheiro nisso. A água vem da torneira e de qualquer modo nunca adicionei qualquer químico na água, nem buffer, nem anti-cloro. Apenas bactérias. A TPA 50% de 4 em 4 semanas julgo que faz o mesmo efeito que a semanal 20%, pelo menos por experiência própria já que sempre assim fiz e o sistema do aqua funciona bem com o meu método. Ele não deve crescer mais do que aquilo que tem, veio para cá ainda "bébé" e desenvolveu-se conforme o espaço que tinha, sempre foi saudável! De facto ele caga bem mas eu aspiro! Vou tentar apanhar um vídeo dele a nadar, pode não ser a bexiga. Não existe um desparasitador abrangente que seja de fácil aplicação e eficiente?! Outros peixes: neons, danios zebra, platys, umas cobras kuky, e barbos.
nf98977a Publicado: Fevereiro 6, 2010 Publicado: Fevereiro 6, 2010 O filtro é lavado semanalmente, e sempre após floculação para remover alguma turvação que exista. No início dava-lhe comida em comprimido que ia até ao fundo, mas com o tempo ele habituou-se aos flocos e não se fazia rogado. Agora nem come. Disse que o PH varia entre esses valores porque ao longo dos 4 anos nunca registei outro fora dessa gama, duvido que ao longo do dia varie tanto que provoque um stress tal que eles não aguentem senão teria sempre baixas e doenças recorrentes e tal não acontece. Não tenho testes de amónio, nitratos e nitritos, mas julgo que não tenho problemas dessa ordem senão veria sinais visíveis, como a côr das plantas (que no meu caso são valisnerias verdes vivas) ou mais mortes também, a título de exemplo não sei se é demonstrativo mas tenho um cardume de 7 intacto de neons já há 2 anos. Mas estou a ver que vou ter de gastar dinheiro nisso. A água vem da torneira e de qualquer modo nunca adicionei qualquer químico na água, nem buffer, nem anti-cloro. Apenas bactérias. A TPA 50% de 4 em 4 semanas julgo que faz o mesmo efeito que a semanal 20%, pelo menos por experiência própria já que sempre assim fiz e o sistema do aqua funciona bem com o meu método. Ele não deve crescer mais do que aquilo que tem, veio para cá ainda "bébé" e desenvolveu-se conforme o espaço que tinha, sempre foi saudável! De facto ele caga bem mas eu aspiro! Vou tentar apanhar um vídeo dele a nadar, pode não ser a bexiga. Não existe um desparasitador abrangente que seja de fácil aplicação e eficiente?! Outros peixes: neons, danios zebra, platys, umas cobras kuky, e barbos. Boas, tenta o flagyl. Para parasitas não há melhor. Cumps.
Recommended Posts