Akua malawi 300 lts-duvidas


SPOON

Recommended Posts

Estou a montar um akua kom 300 lts para malawi.

 

A minha duvida é se devo ou não colocar uma placa de esferovito entre o areão e o fundo do akua para proteger o fundo, o que acham????

 

Em termos de circulação de água não precisarei de nenhuma powerhead ou acham melhor????

 

A filtragem do akua é feita por uma sump de 80 lts kom uma bomba de 3000 lts/h, acham bem!!!!???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... eu tenho uma placa de esferovite dentro do aqua por baixo do areão.

O motivo é simples... como os mbunas gostam de escaver podem provocar derrocadas de pedra e assim a esferovite sempre protege um pouco.

Há quem cole as pedras com silicone mas depois se precisas de apanhar um peixe é o cabo dos trabalhos :shock:

 

Circulação se quiseres podes colocar uma powerhead ou uma bomba compacta, mas só mesmo para teres alguma corrente porque de resto não me parece que precises.

A bomba de reposição com 3000L/h parece-me suficiente.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se colocares as pedras antes do areão, a placa não deve ser necessária. É claro que deves ter sempre cuidado com a forma como colocas as pedras, de forma a que estas fiquem bem estáveis, no caso de um peixe lhe espetar uma carolada por causa de uma perseguição.

 

Se colocares o esferovite, este irá ficar à vista muito depressa, pois esses brutos escavam até não poderem mais

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende das pedras Paulo.

Eu meti o esferovite (com apenas 1cm de espessura) porque assim as pedras não me riscam o vidro de fundo, não escorregam e se cairem o esferovite amortece a queda.

 

Os meus mbunas ainda são pouco "toupeiras" mas os que o fazem ainda não conseguiram meter o esferovite à vista :shock:

A ver vamos o que acontece conforme eles vão ficando maiores um pouquito.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A esferovite por debaixo das pedras dá sempre jeito.

 

Os meus mbunas já são uns escavadores do caraças, todos eles, diga-se. E um deles já provocou uma derrocada ligeira.

 

Também já alcançaram a placa de esferovite. Mas como entre esta e o areão tenho uma rede fina de fibra de vidro, nunca chegarão ao esferovite nem começarão a debicar nele.

Esse era o meu medo, daí ter posto a rede.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu não coloco nada no fundo do aquário a não ser a areia não acho que seja necessário qualquer protecção ao vidro mesmo tendo nos aquários peixes que são autênticas "charruas" :cry: .

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais