SPOON Publicado Novembro 23, 2004 Publicado Novembro 23, 2004 Estou a montar um akua kom 300 lts para malawi. A minha duvida é se devo ou não colocar uma placa de esferovito entre o areão e o fundo do akua para proteger o fundo, o que acham???? Em termos de circulação de água não precisarei de nenhuma powerhead ou acham melhor???? A filtragem do akua é feita por uma sump de 80 lts kom uma bomba de 3000 lts/h, acham bem!!!!???
Nuno Antunes Publicado: Novembro 23, 2004 Publicado: Novembro 23, 2004 Boas... eu tenho uma placa de esferovite dentro do aqua por baixo do areão. O motivo é simples... como os mbunas gostam de escaver podem provocar derrocadas de pedra e assim a esferovite sempre protege um pouco. Há quem cole as pedras com silicone mas depois se precisas de apanhar um peixe é o cabo dos trabalhos Circulação se quiseres podes colocar uma powerhead ou uma bomba compacta, mas só mesmo para teres alguma corrente porque de resto não me parece que precises. A bomba de reposição com 3000L/h parece-me suficiente. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
paulo duarte Publicado: Novembro 23, 2004 Publicado: Novembro 23, 2004 Se colocares as pedras antes do areão, a placa não deve ser necessária. É claro que deves ter sempre cuidado com a forma como colocas as pedras, de forma a que estas fiquem bem estáveis, no caso de um peixe lhe espetar uma carolada por causa de uma perseguição. Se colocares o esferovite, este irá ficar à vista muito depressa, pois esses brutos escavam até não poderem mais Cumprimentos, Paulo Duarte
Nuno Antunes Publicado: Novembro 23, 2004 Publicado: Novembro 23, 2004 Depende das pedras Paulo. Eu meti o esferovite (com apenas 1cm de espessura) porque assim as pedras não me riscam o vidro de fundo, não escorregam e se cairem o esferovite amortece a queda. Os meus mbunas ainda são pouco "toupeiras" mas os que o fazem ainda não conseguiram meter o esferovite à vista A ver vamos o que acontece conforme eles vão ficando maiores um pouquito. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
me163 Publicado: Novembro 23, 2004 Publicado: Novembro 23, 2004 A esferovite por debaixo das pedras dá sempre jeito. Os meus mbunas já são uns escavadores do caraças, todos eles, diga-se. E um deles já provocou uma derrocada ligeira. Também já alcançaram a placa de esferovite. Mas como entre esta e o areão tenho uma rede fina de fibra de vidro, nunca chegarão ao esferovite nem começarão a debicar nele. Esse era o meu medo, daí ter posto a rede.
João Magalhães Publicado: Novembro 24, 2004 Publicado: Novembro 24, 2004 Boas, Eu não coloco nada no fundo do aquário a não ser a areia não acho que seja necessário qualquer protecção ao vidro mesmo tendo nos aquários peixes que são autênticas "charruas" . cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Recommended Posts