Recommended Posts

Publicado

Pois bem, ainda agora comecei e já começa a correr mal (ou espero que me digam que é normal...)

Tenho o aqua montado e decorado à 3 semanas. Entretanto coloquei dois ancistrus para colocar a equipa de limpeza e ajudar no ciclo. Passado uns dias (este fim-de-semana), coloquei 4 Tetra Pinguins e um kit de CO2 (e que diferença nas plantas, mesmo sem a luz recomendada!!!!). O estranho é que ontem cheguei a casa e a água estava turva!!!! Esbranquiçada!

Os peixes parecem bem, nadam, comem, os tetras de vez em quando saem disparados atrás de um pouco de comida. Para já nitritos e Amónia continuam a zero. Uma coisa que reparei é que ficaram duas pastilhas de comida dos ancistrus no fundo a desfazer-se que eles nem lhe tocaram....

Tenho um filtro externo da Hydor (Hydor prime 20), com duas esponjas filtrantes. Será que devo colocar mais alguma coisa? A turvação vai desaparecer?

Aliado à turvação parece que a água tem cheiro.... mas não sei se não será sugestão.

Preciso de ajuda! :D me!!!! :medieval_mace:

Publicado:
É relativamente normal a agua ficar turva durante os primeiros dias principalmente devido ao cloro, areão, troncos, etc.. agora ao fim de três semanas.

Vai fazendo umas TPAs de 1/3 de dois em dois dias e se tiveres Prime coloca.. isso deve acabar por desaparecer.

O que é prime? De que marca é? Desculpa a ignorância....

Publicado:
Desculpa, por vezes falo meias palavras. Seachem Prime, é um anti-cloro, quer se dizer.. é o anti-cloro. :)

Mas cloro não devo ter nenhum. Por causa de andar a acertar o pH o meu aqua está quase todo com água engarrafada....

Publicado:
Epá ! Grande gasto de euros..

Qual é o pH da tua torneira ? E qual o pH que queres no aquario ?

pH da torneira cerca de 8.2. Queria o mais próximo de 7 para comunitário. Está neste momento com 7.2....

O problema foi que caí no erro de encher o aquário todo primeiro antes de ver o pH da torneira, e para piorar as coisas, coloquei inicialmente pedras calcárias, que não sabia que o eram.... Primeiro que conseguisse baixar.....

Publicado:
Qual é a litragem do tanque ?

E estas a pensar plantar isso à homem ? Faço esta pergunta porque drop de 1 pH é fácil de alcançar com CO2.

EDIT: Já agora, KH e GH da torneira. :thumbup3:

eheheh se é à homem para já não sei. Se calhar tinha que investir mesmo em CO2 de botija, e para já tenho um kit (tou no trabalho não me lembro da marca) que vem com uma lata de CO2 pressurizado.

é de 120L. Logo quando chegar a casa confirmo-te o KH e GH da torneira.

Publicado:
Qual é a litragem do tanque ?

E estas a pensar plantar isso à homem ? Faço esta pergunta porque drop de 1 pH é fácil de alcançar com CO2.

EDIT: Já agora, KH e GH da torneira. bang

Torneira:

pH: 7.5 - 8 (teste da Sera, está +/- entre as duas cores

KH: 7º

GH: 8º

Aquário:

pH: 7.0

KH: 2º

GH: 3º

Publicado:
Há quem prefira deitar químicos para baixar o pH, há quem coloque turfa, há quem use RO.. e há quem mete agua destilada/engarrafada.

- Quimicos, não gosto porque não é propriamente algo que se encontre na natureza.. se tentamos recriar uma parte da natureza dentro da nossa sala não faz sentido a adição de quimicos. (Salvo em casos extremos como doenças)

- Turfa, dá jeito se quiseres fazer criação de Discus ou gostares da agua meio amarelada.

- RO, sai muito caro.. não só no investimento inicial no sistema bem como nas taxas de aproveitamento na ordem dos 1:5 (para cada litro de RO, gastas 5L da rede)

- Agua destilada/engarrafada, pode ser uma solução.. mas não para quem quer plantados, as plantas gostam de minerais ! :)

Se procurares vais ver que aqui no fórum existem gente a discordar de mim neste ponto.. mas o CO2 é solução para muitos problemas, nomeadamente pH elevados da rede. Pegando no facto de que o CO2 desce o pH, previne o aparecimento de algas e ajuda as plantas a crescer.. penso que é a melhor solução para quem quer baixar o pH e não tem plantas de plástico.

E ter CO2 no aquário não custa assim tanto !

Fazes um fermentador de CO2 e utilizando esta receita injectas CO2 na coluna de agua com a ajuda deste reactor. Pegas nesta tabela e vês que para o teu KH de 7 o pH terá de descer para 7,1 traduzindo-se em 17ppm de CO2, valor que se encontra entre o recomendado para um plantado. Mas como dá muito trabalho estar a medir o KH e o pH do aquário todos os dias, só te falta um drop-checker, que devera estar bem afinadinho !

Para alem de ficares com o pH nos valores que queres.. irás ficar com menos algas e plantas mais vistosas. :P

Bem!!! Vou ler tudinho com muita atneção! Já agora.... o que é RO?

Publicado: (editado)

na minha opiniao a agua turva tem três motivos principais:

• aquário novo/não ciclado
  • comida a mais
  • filtro mau

note-se que um aquario bem ciclado, com um filtro razoavel, aquasafe, em um mes fica com água cristalina visto de qualquer angulo. eu vejo que a agua dos meus aquas estao bem, olhando por um dos lados do aquario. ou seja, mais água, devido ao comprimento, é que se ve se o aquario está bem ou nao.

desta forma

frytank001_large.jpg

Editado por Quo
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!