xuixo Publicado Fevereiro 1, 2010 Publicado Fevereiro 1, 2010 Boa noite. Tenho o aquário a ciclar há 4 dias e tem lá dentro duas Echinodorus bleheri de tamanho consideravel que eu não gostava nada de perder. O problema é que quando as comprei traziam 3 ou 4 folhas com uma espécie de alga castanha que agora se está a espalhar ao resto das folhas. Estas algas só estão na parte de cima das folhas. Além disto as folhas estão a ficar com cortes mas isto não reparei se já vinha assim ou se está a ficar agora. Estão aqui algumas fotos para verem melhor do que eu estou a falar: O meu aquário mede 100x50x60 (CxLxA) Está neste momento a 25º mas amanhã deve passar para os 29º (falta chegar um termostacto adicional) PH 7.4 nestte momento NO2 - 0 NO3 - 0 Ainda não estou a fertelizar pq meti 9kg de sera flordepot (acho que é assim que se escreve) há 4 dias quando montei o aquário. As plantas estavam num outro aqua com discus. Já li vários tópicos sobre algas e plantas incluindo aqueles 3 links externos sobre algas e não encontrei nenhuma alga parecida. Será que alguém me consegue dar uma ajuda?
breackfloor Publicado: Fevereiro 1, 2010 Publicado: Fevereiro 1, 2010 boas!! eu tenho o mesmo problema com os meus fetos de java só que eu ja os tenho à um ano e tal e nunca morreram alias aconselho aquela espécie de planta é muito resistente Green Island Visite meu site João Lopes
xuixo Publicado: Fevereiro 2, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 2, 2010 Mais ninguem tem alguma ideia de como acabar com isto?
Diogo Amaral Publicado: Fevereiro 2, 2010 Publicado: Fevereiro 2, 2010 Boas, tenho o mesmo problema com o meu feto de java tem prai 2/3 semanas e nao sei mesmo o que fazer.. aproveitei o topico para expor o mesmo problema... obrigado
Diogo Amaral Publicado: Fevereiro 2, 2010 Publicado: Fevereiro 2, 2010 boas, o meu feto de java parece estar a morrer folhas com buracos e filamentos castanhos, folhas murchas.. esqueci me de o mencionar no post acima... obrigado
robintiago Publicado: Fevereiro 2, 2010 Publicado: Fevereiro 2, 2010 Eu acho que já tens a solução..... O caracol à partida vai limpar as algas do aquário. Repara no rasto dele, se após ele passar a folha ficar limpa não te preocupas mais com algas... vais passar a preocupar-te com os caracois , que é o meu caso. Robin O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).
xuixo Publicado: Fevereiro 2, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 2, 2010 Se o caracol é a solução então preciso de saber a espécie pq preciso dum exercito deles. Entretanto andei a pesquisar e descobri isto noutro forum: aquatic-gardeners.org Vou tentar fazer o que eles dizem. Se entretanto souberem uma espécie de caracol que coma as algas eu agradeço. Abraços Rui Rodrigues
Mário Publicado: Fevereiro 3, 2010 Publicado: Fevereiro 3, 2010 Boas praticamente todas as espécies de caracois são boas a remover algas. Na minha opinião os melhores são os Planorbis e as Neritinas. Em relação às plantas, dou-te uma solução bem mais simples e eficaz, simplesmente corta as folhas afectadas. Aliás, devias ter feito logo isso antes de plantares. Essas Echis são muito resistentes. Já tive bastantes plantas dessas e já cheguei a cortar as folhas todas a algumas. Elas rebentam outra vez. PS: Tem cuidado que isso cresce muito mesmo. Quando deres conta vais ter duas couves enormes dentro do aquário e provavelmente algumas dezenas de filhotes em forma emersa com direito a flores e tudo. 1 Abraço
Recommended Posts