Ganhou um aquarinho de presente?? LEIA ISTO.


Jaque

Recommended Posts

Olá !

 

O objetivo desta mensagem é ajudar a prevenir contra o surto de perguntas de visitantes desesperados, que costuma ocorrer principalmente em Janeiro. Todo ano centenas de kits de aquarinhos baratos são dados como presentes de Natal, aniversário, etc. Tipicamente, estes kits são vendidos a preço de banana e com equipamentos que nem sequer se aproximam do mínimo necessário para manter um peixe adequadamente. Tudo parece OK pelas primeiras 3-4 semanas, e aí começa o inferno para 9 de cada 10 casos...a água fica turva, os peixes começam a morrer, e os inocentes presenteados saem correndo pela net para pedir socorro e saber o que deu errado.

 

Peixinhos de aquário vivem MUITO TEMPO (no mínimo 3-4 anos) e não queremos que isso aconteça a você nem a eles, portanto aqui vão 10 dicas emergenciais e fundamentais que você precisa saber:

 

Bem vindo ao hobby! Se você foi uma das "vítimas desavisadas" que acabaram de receber um kit de aquarinho como presente de Natal, leia esta lista!

 

1) Peixinhos Dourados/Japoneses (Kinguios, Telescópicos, etc.) NÃO SERVEM para aquarinhos redondos e/ou pequenos (menores que 60 litros). Pergunte-nos por que!

 

2) Seu aquário tem que "ciclar". Este é o ítem mais fundamental do aquarismo. Aprenda o que é e como fazer senão você nunca vai conseguir manter seus peixes vivos por muito tempo. Você precisa saber disso ANTES de comprar seus primeiros peixes. Pesquise sobre o ciclo do azoto ou nitrogênio.

 

3) Se o filtro do seu aquarinho se parece com uma pequena caixa de plástico preenchida com uma lã branca soltando bolhas de ar, você vai precisar de um filtro diferente.

 

4) Se o seu aquarinho inclui apenas um filtro em forma de placas debaixo do cascalho e uma torre plástica que solta bolhas de ar, você vai ter certas limitações e cuidados especiais. Pergunte-nos como lidar com filtro biológico de fundo (FBF)!

 

5) Se o seu filtro é de pendurar na parte traseira do aquário e tem uma esponja dentro dele, ou uma roda com material acinzentado que gira com o passar da água, aí você está bem equipado! Pergunte-nos como e quando você vai ter que limpar a esponja e/ou a roda!

 

6) Aquários menores do que 100 litros são para espécies PEQUENAS (tamanho adulto de 5-10 cm). Não compre um peixe porque ele vai "crescer proporcional ao tamanho do aquário". Isto é uma mentira!

 

7) Como meta geral, você deve ter apenas 2-3 tipos diferentes de peixinhos comunitários para cada 40 L de água. Compre seus peixes em pequenos grupos de 3-5 para cada tipo.

 

:microwave: Você NÃO deve alimentar seus peixes 3 vezes ao dia o quanto puderem comer em 5 minutos! Iniciantes devem alimentar apenas 1 vez ao dia, o que os peixes comerem em no máximo 2 minutos!

 

9) Mesmo depois de ciclar você NÃO deve popular seu aquário usando "regras" como 1 cm de peixe por litro. Iniciantes com aquários novos devem popular lentamente, chegando no máximo a 1 cm de peixe a cada 2 litros nos primeiros 6 meses do aquário! Depois de ciclado introduza 1 a 2 peixes por semana no aquário e só até completar a capacidade do mesmo.

 

10) Para limpar o aquário, NÃO remova os peixes. NÃO retire toda a água. NÃO carregue o aquário até o banheiro para lavá-lo. NÃO use sabão, limpadores de vidros, desinfetantes, ou outros produtos de limpeza doméstica. Pergunte-nos como limpar corretamente um aquário!

 

Esperamos que isso ajude alguns de vocês que receberam um aquarinho de presente de Natal. Por favor poste suas perguntas específicas ao seu aquário como um tópico novo aqui no forum de Primeiros passos na aquariofilia de água doce. As pessoas certas e mais experientes terão prazer de ajudar com quaisquer dúvidas que tiver.

 

Por favor faça as suas perguntas ANTES de comprar os seus peixes! Leia, pesquise. Se informe. Não tem mais desculpa!!!! Acesse a internet.

 

 

 

 

(baseado no texto postado por Mark Lehr na versão em inglês do site A Era de Aquários e no texto de Marcos Avila também)

Editado por Jaque
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, excelente artigo. É pena que, e infelizmente para os peixes, muitas pessoas que se iniciam neste hobby disparem primeiro e perguntem depois... Isto é, primeiro fazem as trapalhadas e só depois é que tentam perceber o que fizeram de errado.

Iniciei-me á dois anos na aquariofilia, e ao início resisti estoicamente á tentação de comprar o aqua e os peixes ao mesmo tempo... O aqua de 60l com que me iniciei foi uma prenda da minha esposa e do meu filho aquando do dia do pai, quando trouxe o aqua para casa montei-o com umas pedrinhas coloridas, umas plantas de plástico e uns adereços em plástico; se eu fosse peixe tinha morrido de susto,lol...

Bem, só depois fui pesquisar á net sobre o que fazer para preparar o aqua para introduzir a fauna... Deparei-me com termos que eu não conhecia de todo; tpa's, ciclos de azoto, espécies de peixes, ph, gh, nitritos, nitratos, amónia, doenças... Fiquei com uma dor de cabeça terrível ;) ... Só questionava a minha esposa sobre no que é que ela me tinha metido, pois eu sou daqueles que quando começa algo, ou faz bem feito, ou não faz...

Agora passados dois anos, é uma paixão diária... Tenho seis aquas em casa ( 240l,60l,60l,110l,50l e 15l), dois estão á espera de projectos futuros a começar em breve; e os outros são materniade/hospital e comunitários. Agora vou começar com um plantado high tech, mas primeiro estou a reunir tudo o que preciso com calma; algumas das coisas que assimilei foram a paciencia e o planeamento.

Bem, mas já estou a divagar porque me entusiasmei...

Concluíndo, se vão começar neste hobby tenham em conta que o planeamento é essencial e não deixem que a pressa de ter um aqua cheio de vida vos leve a passar etapas essenciais que vos vão enriquecer a experiencia maravilhosa que é possuir um aquário em nossa casa ou noutro local qualquer. Para mim, é um pouco como brincar aos Deuses (Deus)... Podemos ser um bom Deus, tomar conta dos nossos peixes como deve ser e eles retribuem-nos com um pormenor novo de vez em quando...

Bem, isto já vai longo; espero que tenham percebido a mensagem e boa aquariofilia.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom post.

 

Só penso que falta um 'pormenor'. --- Muitas vezes, junto com o aquarinho vem um saquinho com 3 peixes dourados ou 1 'limpa-fundos' e um casal de guppies. O que fazer neste caso. Assuma que é Natal, não pode ir devolver à loja, ou foi a madrinha e não se faz isso à senhora.

 

A minha questão é: O que dizer a quem tem que manter 3 peixes num pequeno aquário não ciclado, sem que morram?

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom post.

 

Só penso que falta um 'pormenor'. --- Muitas vezes, junto com o aquarinho vem um saquinho com 3 peixes dourados ou 1 'limpa-fundos' e um casal de guppies. O que fazer neste caso. Assuma que é Natal, não pode ir devolver à loja, ou foi a madrinha e não se faz isso à senhora.

 

A minha questão é: O que dizer a quem tem que manter 3 peixes num pequeno aquário não ciclado, sem que morram?

 

Cumps,

João

 

Podes ter 2 hipóteses, metes no aquário de um amigo já ciclado, ou vais comprar materiail, e um Kit de Arranque de Início, que já existe, embora não seja muito aconselhável, mas é uma opção que tens. :bad-words:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ter 2 hipóteses, metes no aquário de um amigo já ciclado, ou vais comprar materiail, e um Kit de Arranque de Início, que já existe, embora não seja muito aconselhável, mas é uma opção que tens. :bad-words:
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom post.

 

Só penso que falta um 'pormenor'. --- Muitas vezes, junto com o aquarinho vem um saquinho com 3 peixes dourados ou 1 'limpa-fundos' e um casal de guppies. O que fazer neste caso. Assuma que é Natal, não pode ir devolver à loja, ou foi a madrinha e não se faz isso à senhora.

 

A minha questão é: O que dizer a quem tem que manter 3 peixes num pequeno aquário não ciclado, sem que morram?

 

Cumps,

João

 

Nesse caso tens uma situação bicuda.... o melhor truque que pode aumentar a possibilidade de vida dos teus peixinhos é TPAs (trocas parciais de agua) todos os dias por pelo menos duas semanas, ou seja todos os dias retiras 20 a 30% da agua e substituis por agua nova, despejada muito lentamente para evitar variações grandes de temperatura, se possivel agua de garrafão sempre da mesma marca pois assim não tens problemas com cloro, ph e dureza.... depois procura um aqua maior pois um "aquarinho" 3 peixes dourados 1 limpa fundos e 1 casal de guppies é muito peixe para um aqua que suponho que tenha pouco mais de 30 40Litros, só o limpa fundo fica enorme passados uns meses...

 

Por outro lado se for explicado a madrinha que se não se devolver os peixes estes podem morrer em pouco tempo por o aquario ser pequeno e por não se ter feito o ciclo de azoto que certamente que ela vai compreender, se for preciso ainda vai contigo reclamar a loja por ter sido enganada pela pessoa que lhe vendou o kit....

 

Cumps

Dani

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse caso tens uma situação bicuda.... o melhor truque que pode aumentar a possibilidade de vida dos teus peixinhos é TPAs (trocas parciais de agua) todos os dias por pelo menos duas semanas, ou seja todos os dias retiras 20 a 30% da agua e substituis por agua nova, despejada muito lentamente para evitar variações grandes de temperatura, se possivel agua de garrafão sempre da mesma marca pois assim não tens problemas com cloro, ph e dureza.... depois procura um aqua maior pois um "aquarinho" 3 peixes dourados 1 limpa fundos e 1 casal de guppies é muito peixe para um aqua que suponho que tenha pouco mais de 30 40Litros, só o limpa fundo fica enorme passados uns meses...

 

Por outro lado se for explicado a madrinha que se não se devolver os peixes estes podem morrer em pouco tempo por o aquario ser pequeno e por não se ter feito o ciclo de azoto que certamente que ela vai compreender, se for preciso ainda vai contigo reclamar a loja por ter sido enganada pela pessoa que lhe vendou o kit....

 

Cumps

Dani

 

Ha e ver o pH da água do garrafão!! Porque a luso por exemplo tem pH de 5,6 ou lá o que é!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.