lilah_cullen Publicado Fevereiro 1, 2010 Publicado Fevereiro 1, 2010 Olá! Montei este fim-de-semana o meu aqua. Entretanto comprei um tronco numa loja de aquarios, e o sr. da loja aconselhou-me a fervê-lo antes de colocar no aquário. Já o fervi por duas vezes com água e sal e fez a água ficar preta de ambas as vezes. Agora deixei-o de molho durante todo o dia e mais água preta... vai continuar de molho... Quanto tempo é aconselhável deixá-lo molho até parar de verter cor? Ou será q vai deixar sempre cor??? Devo fervê-lo mais vezes? Ou devo adoptar mais algum procedimento? Medi o Ph inicial da água do aquário e estava nos 7,2, a introdução do tronco passado 1 ou 2 semanas vai alterar o Ph ou até mesmo interferir no ciclo do azoto? Obrigada. Citar
Stockinger Publicado: Fevereiro 1, 2010 Publicado: Fevereiro 1, 2010 Olá! Montei este fim-de-semana o meu aqua. Entretanto comprei um tronco numa loja de aquarios, e o sr. da loja aconselhou-me a fervê-lo antes de colocar no aquário. Já o fervi por duas vezes com água e sal e fez a água ficar preta de ambas as vezes. Agora deixei-o de molho durante todo o dia e mais água preta... vai continuar de molho... Quanto tempo é aconselhável deixá-lo molho até parar de verter cor? Ou será q vai deixar sempre cor??? Devo fervê-lo mais vezes? Ou devo adoptar mais algum procedimento? Medi o Ph inicial da água do aquário e estava nos 7,2, a introdução do tronco passado 1 ou 2 semanas vai alterar o Ph ou até mesmo interferir no ciclo do azoto? Obrigada. Apesar de ainda ser novato neste hobby, penso que já consigo elucidar-te pois já passei por isso. Os troncos deitam uma substância acastanhada durante algum tempo, mas depois passa. Essa substância não faz mal nem aos peixes nem afecta o ciclo, é apenas inestética. Passará também com as TPAs e afins. Agora como evitar ao máximo que a água saia assim? Bom o meu além de ter sido fervido / banhado com água a ferver umas 3 ou 4 vezes, ficou quase uma semana de molho. E a água saiu sempre escura. Todavia ao colocá-lo no aquário acabou por já não me colorir a água. À parte coloração da água, os troncos têm forte tendência a acidificar um pouco a água. Algo que pode ser mais ou menos notório consoante o aquário. No meu por exemplo, derivado a algum areão mais calcário, e portanto aumenta o pH (alcalino), acabou por contrabalançar com o tronco. Tudo isto não interfere com o ciclo do azoto. Como nota final: Deita pequenas porções de comida por dia (tipo 1 floco) para ajudar na criação da colónia de bactérias. Aguarda também por mais opiniões, de pessoal mais expert. Citar
lilah_cullen Publicado: Fevereiro 2, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 2, 2010 Obrigada! A tua resposta foi bastante útil. Bem o tronco continua a deixar a água da mesma cor... mas tem de passar um dia... digo eu! Citar
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 2, 2010 Publicado: Fevereiro 2, 2010 Passa com o tempo e mais depressa se for em água corrente, quem vive perto de rios, ribeiros, riachos, poços, prendem os troncos lá. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Zélito Publicado: Fevereiro 2, 2010 Publicado: Fevereiro 2, 2010 eu deixei o meu 4 semanas de molho em agua e sal!!! depois lavei bem e fervi. quando foi pro aqua ficou perfeito! tal como disseram, so altera a cor nada mais! o problema e que demora a passar... pode mesmo demorar meses a passar dentro dum aqua segundo li, caso o tronco nao seja tratado claro! Citar
lilah_cullen Publicado: Fevereiro 2, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 2, 2010 4 semanas????? ufffff mas foste trocando as águas certo? mas supostamente o tronco comprado na loja devia já vir pré-tratado pelo menos, se soubsesse q era assim tinha apanhado eu mesma... Citar
Zélito Publicado: Fevereiro 2, 2010 Publicado: Fevereiro 2, 2010 sim fui. nao corou mto as aguas. ja devia de vir tratado sim. ve este site se quiseres http://www.aquahobby.com/articles/b_tratamento_troncos.php boa sorte;) Citar
Recommended Posts