Tronco


lilah_cullen

Recommended Posts

Olá!

 

Montei este fim-de-semana o meu aqua. :thumbup3:

 

Entretanto comprei um tronco numa loja de aquarios, e o sr. da loja aconselhou-me a fervê-lo antes de colocar no aquário.

 

Já o fervi por duas vezes com água e sal e fez a água ficar preta de ambas as vezes. Agora deixei-o de molho durante todo o dia e mais água preta... vai continuar de molho...

 

Quanto tempo é aconselhável deixá-lo molho até parar de verter cor? Ou será q vai deixar sempre cor??? Devo fervê-lo mais vezes? Ou devo adoptar mais algum procedimento? :microwave:

 

Medi o Ph inicial da água do aquário e estava nos 7,2, a introdução do tronco passado 1 ou 2 semanas vai alterar o Ph ou até mesmo interferir no ciclo do azoto?

 

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Montei este fim-de-semana o meu aqua. :thumbup3:

 

Entretanto comprei um tronco numa loja de aquarios, e o sr. da loja aconselhou-me a fervê-lo antes de colocar no aquário.

 

Já o fervi por duas vezes com água e sal e fez a água ficar preta de ambas as vezes. Agora deixei-o de molho durante todo o dia e mais água preta... vai continuar de molho...

 

Quanto tempo é aconselhável deixá-lo molho até parar de verter cor? Ou será q vai deixar sempre cor??? Devo fervê-lo mais vezes? Ou devo adoptar mais algum procedimento? :microwave:

 

Medi o Ph inicial da água do aquário e estava nos 7,2, a introdução do tronco passado 1 ou 2 semanas vai alterar o Ph ou até mesmo interferir no ciclo do azoto?

 

Obrigada.

 

Apesar de ainda ser novato neste hobby, penso que já consigo elucidar-te pois já passei por isso.

 

Os troncos deitam uma substância acastanhada durante algum tempo, mas depois passa. Essa substância não faz mal nem aos peixes nem afecta o ciclo, é apenas inestética. Passará também com as TPAs e afins.

 

Agora como evitar ao máximo que a água saia assim? Bom o meu além de ter sido fervido / banhado com água a ferver umas 3 ou 4 vezes, ficou quase uma semana de molho. E a água saiu sempre escura. Todavia ao colocá-lo no aquário acabou por já não me colorir a água.

 

 

À parte coloração da água, os troncos têm forte tendência a acidificar um pouco a água. Algo que pode ser mais ou menos notório consoante o aquário. No meu por exemplo, derivado a algum areão mais calcário, e portanto aumenta o pH (alcalino), acabou por contrabalançar com o tronco.

 

Tudo isto não interfere com o ciclo do azoto.

 

 

Como nota final:

 

Deita pequenas porções de comida por dia (tipo 1 floco) para ajudar na criação da colónia de bactérias.

 

 

Aguarda também por mais opiniões, de pessoal mais expert.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passa com o tempo e mais depressa se for em água corrente, quem vive perto de rios, ribeiros, riachos, poços, prendem os troncos lá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu deixei o meu 4 semanas de molho em agua e sal!!! depois lavei bem e fervi.

quando foi pro aqua ficou perfeito!

tal como disseram, so altera a cor nada mais!

o problema e que demora a passar... pode mesmo demorar meses a passar dentro dum aqua segundo li, caso o tronco nao seja tratado claro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.