xuixo Publicado Fevereiro 1, 2010 Publicado Fevereiro 1, 2010 Boa tarde. Tenho o PH do meu aquário a 7,5. O aquário ainda está no inicio do ciclo e eu queria começar agora a baixar o ph mas queria evitar aqueles frascos que servem para isso mesmo. Já tenho um tronco bastante grande dentro do aquário mas o ph não baixa. O PH da àgua da torneira é 7,5. Sei que posso meter turfa para ajudar o tronco mas não queria deixar a àgua amarelada. Pelo que estive a ler posso utilizar um filtro de osmose que pelo que percebi transforma a àgua em "quase" àgua destilada mas não encontrei nada que referisse se esse filtro altera ou não o PH da àgua. Alguém me dá uma ajudinha? Pretendo ter um comunitário com algumas plantas sendo que a espécie predominante seriam escalares os primeiros tempos e depois discus. Citar
Baioneta Publicado: Fevereiro 1, 2010 Publicado: Fevereiro 1, 2010 Boas Podes tambem optar por colocar co2, vai-te ajudar a baixar o ph. Abraço Citar Podem sempre mandar uns Bitaites!!!!!! A Fenix
georgesilva Publicado: Fevereiro 1, 2010 Publicado: Fevereiro 1, 2010 ola bem se quiseres tb podes adicionar turfa eu uso o super peat da sera e baixa te biologicamente o ph mesmo para um dia meteres os discus é bacano abraço Citar
xuixo Publicado: Fevereiro 19, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 19, 2010 (editado) Bom dia. Infelizmente o problema mantem-se. O ph continua nos 7.5 Já adicionei CO2 (caseiro por enquanto), turfa (500 gr. da Sera), tronco (bastante grande), já tirei todas as pedras que lá tinha (não fossem ser de origem calcaria) e nada. O raio do PH não mexe! Que é que eu posso fazer? PH - 7,5 NH3/NH4 - 0.25 ppm NO2 - 0.25 ppm NO3 - 0 KH - 5 GH - 7 Os testes foram efectuados ontem à tarde. O aquário tem 300 ltrs brutos + 94 (tb brutos) da sump. Tem duas echinodorus e alguma riccia, dois botias palhaço e um escalar e está montado há +/- 4 semanas. SOCORRO Editado Fevereiro 19, 2010 por xuixo Citar
mindgirl Publicado: Fevereiro 19, 2010 Publicado: Fevereiro 19, 2010 (editado) As opções são várias, turfa líquida , troncos , folhas, C02, e químicos. Podes usar químicos, se estás tão aflito. E não olhes a gastos eu usei 3 frascos, para estabilizar o aquário. Nh3/Nh4 - Baixa a amónia. - TPAS. Editado Fevereiro 19, 2010 por mindgirl Citar
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 19, 2010 Publicado: Fevereiro 19, 2010 mindgirl o que queres dizer com gastei 3 frascos para estabilizar o aquário?!??! xuixo qual o pH da água que utilizas nas TPA's? e o kH? Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
xuixo Publicado: Fevereiro 19, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 19, 2010 (editado) O PH e KH da torneira é o mesmo: 7,5 e 5 respectivamente. Ainda não fiz nenhum tpa acho que li algures que durante o ciclo não convem fazer tpa's. Já estará na altura de começar os tpa's? Eu estava a pensar em 20% de 2 em 2 dias. Seja como for isso não vai mudar em nada o ph nem o kh já que os valores são exactamente os mesmos. Ou estou a dizer alguma bacurada? mindgirl => Eu não estou com pressa em baixar o ph pq os peixes que lá tenham aguentam-se razoavelmente bem com estes valores. Não queria usar acido para baixar o ph pq isso é uma solução de curto prazo. Queria algo mais "natural" de forma a que quando fizesse tpa's os valores de ph vão para o sitio sem ser preciso andar sempre a adicionar acido. Editado Fevereiro 19, 2010 por xuixo Citar
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 19, 2010 Publicado: Fevereiro 19, 2010 Pois penso que será difícil baixar o pH sem alterar o kH primeiro. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
xuixo Publicado: Fevereiro 19, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 19, 2010 Pois foi o que imaginei. Pensei que turfa se encarregasse disso mas perece que nem por isso. Qual é a melhor forma de baixar o KH? Citar
0ri0nte Publicado: Fevereiro 19, 2010 Publicado: Fevereiro 19, 2010 Eu ja usei turfa num aqua de 55L e tive bons resultados, mas deixa a agua amarelada. Uma solução que agora encontrei com o meu novo aqua de 275L foi o substracto de akadama. Funciona como a turfa, mas não me deixa a agua amarelada. Pelo menos comigo funcionou. Levou 5L de substracto fertil que incluia turfa, e depois mais uns 20L de akadama por cima. A minha agua da rede sai com pH 8 kH 6 e gH de 7. No aqua está com pH 6.5 kH 2 e gH 4, são valores baixos de kH e gH mas os peixes amazonicos ate gostam destes valores. Depois é não fazeres TPAs de grande volume, para manter os parametros mais estaveis. Boa sorte Citar
Mário Publicado: Fevereiro 19, 2010 Publicado: Fevereiro 19, 2010 Boas É estranho esse PH não baixar, mesmo com os troncos, CO2 e a Turfa. Que tipo de areão tens? Pode ser essa a causa. Podes também tentar apanhar algumas folhas secas em matas aí da tua zona, trata-las e mete-las dentro do aquário ou no filtro. Normalmente uso folhas de Carvalho, sem problemas, deixo-as uns dias dentro de um recipiente com água e depois dou-lhes uma fervidela rápida. Vão amarelar um pouco a ága, mas não tem problema nenhum. Aqui na minha zona a àgua da torneira tem PH - 8 e KH - 2 e tenho os meus aquários com PH - 5 e KH - 0/1. tenho bastantes troncos e CO2 pressurizado. Se vires que não consegues mesmo mudar, é melhor adaptares a fauna em vez de estares a gastar dinheiro e tempo em soluções para alterar PH. Os Botias aguentam bem esse PH, já os Escalares gostam de água bem mais ácida. 1 Abraço Citar
xuixo Publicado: Fevereiro 19, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 19, 2010 Alguém me sabe indicar se um filtro de osmose pode servir para ter àgua com as condições que preciso? O areão que comprei dizia que não alterava o ph. Citar
Baioneta Publicado: Fevereiro 19, 2010 Publicado: Fevereiro 19, 2010 Boas Dou-te mais 3 dicas, duas delas são mais dispendiosas! 1ª Tem os seus custos € - alteras o substrato 2ª Continua a ter os seus custos cerca de 100 € a 120 € - compra extintor 2 Kg com valvula e manometros 3ª Na minha prespectiva a mais barata - vais ao Lidl e compras a água da mesma marca e vais contar com um ph de 6,1. Espero ter ajudado!! Abraço Alexandre Baioneta Citar Podem sempre mandar uns Bitaites!!!!!! A Fenix
xuixo Publicado: Fevereiro 20, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 20, 2010 Boa noite. A àgua do lidl era uma boa opção ainda por cima agora que está em promoção. O problema é que essa àgua tem o KH=0 e ia ficar mt vuneravel as variações do PH. Há alguma maneira de aumentar o KH sem aumentar tb o PH? Citar
Carlos Trabuco Publicado: Fevereiro 21, 2010 Publicado: Fevereiro 21, 2010 Viva. Qual a fauna existente ou a prevista, para esse aquario?. Abraço Carlos Trabuco Citar
xuixo Publicado: Fevereiro 22, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2010 Viva. Qual a fauna existente ou a prevista, para esse aquario?. Abraço Carlos Trabuco Neste momento tenho um escalar adulto, um botia palhaço com 6 cm's +/- e duas ampulárias marfim grandes e 10 pequenas. No longo prazo o previsto era 6 discos, 20 tetra cardinais, 10 ou 15 Caridina sp. cardinal, 2 ou 3 bótias palhaço e 2 ou 3 corydoras albinas. Entretanto comprei uma garrafa de agua com ph 6.1 e enchi 6 copos com essa agua e em cada copo meti uma amostra de tudo o que está dentro do aquário e verifiquei que ao fim de 48 horas o ph do copo com o areão passou de 6.1 para 7.8!!!!!!!!!! Hoje vou à loja onde o comprei ver se o posso devolver (no saco dizia que o areão era inerte). Vai ser uma porcaria desmontar um aquário com 1 mês mas antes isso do que não poder ter os peixes que quero... Já agora eu vou ter de comprar areão novo e preciso de um que SEJA MESMO inerte ou então que de preferencia ajude a baixar o ph e dureza da àgua. Não é preciso baixar mt pq eu não pretendo fazer criação de nada mas tb não queria deixar o ph no limite máximo para as espécies que quero pq depois à minima variação começa logo a haver problemas. Pelo que tenho lido devo comprar akadama mas tb pelo que tenho lido, aquilo depois transforma-se em "lama". Como é que se aspira ou limpa um substracto desses? Quanto tempo dura em média uma camada dessas num aquário? Com a aquisição deste novo substracto será que não é arriscado comprar bótias palhaço já que estes quando ficam maiores remexem mt o fundo? Peço desculpa pela quantidade de perguntas mas esta porcaria foi um revés nos mes planos e agora estou meio às aranhas... Cumprimentos e obrigado pela preciosa ajuda até agora prestada Rui Rodrigues Citar
pec04004 Publicado: Fevereiro 22, 2010 Publicado: Fevereiro 22, 2010 Olá Rui, porque queres assim tanto baixar o teu ph? É normal numa montagem recente e atendendo aos valores a que temos a água nas nossas canalizações os valores de ph andarem entre os 7 e os 8. É claro que a água de osmose te resolve o problema, embora seja um investimento elevado e, quanto a mim, tens valores bons no aqua atendendo a ser uma montagem recente. Se fores pesquisar um pouco na secção dos discus vais verificar que grande parte dos criadores utiliza nos aquários de crescimento ph entre os 7 e os 8. Se a tua ideia é manter discus, não te preocupes com esses valores de ph. Primeiro porque o importante para os discus é estes terem um valor estável de ph. Segundo com o passar do tempo o teu ph vai começar a descer. Não tenhas dúvidas disso. Citar Jorge O meu aqua aqui!!!
mindgirl Publicado: Fevereiro 22, 2010 Publicado: Fevereiro 22, 2010 (editado) Eu tenho os meus Discus a 7,4ph e não tenho problema nenhum, possivelmente penso que se fala, em 6,8 de ph aquando de adiciona a àgua de Osmose Inversa, para causar a desova, mas isso é apenas nos casais. Até porque à quem diga, que os pequeninos, com um ph de 7,4 absorvem mais nutrientes. A questão é que usei o 1º frasco, e o ph voltava a subir para os 7,4, usei o 2º e aconteceu-me o mesmo, só no 3º frasco, é que consegui estabilizar nos 7,0 de ph. .. Porém o aquário estava nessa altura a fazer o ciclo do azoto. Isto foi à 1 mês mais ou menos. Dantes, eu preoucupava-me muito com o facto de ter de ter um ph nos 7,0, porque era o mais adequado, para as espécies que eu tinha em questão. Agora mudei de espécies e não me preoucupo tanto, felizmente nenhum peixinho morreu até hoje. E o meu NH3/NH4 é 0 , antes estava nos 0,5. A questão é se mexes no ph , não mexes no kh? . Eu de Osmose Inversa, ainda não percebo nada, tenho a teoria, mas não a prática. Editado Fevereiro 22, 2010 por mindgirl Citar
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 22, 2010 Publicado: Fevereiro 22, 2010 Sim se mexer no pH mexe tb no kH. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
xuixo Publicado: Fevereiro 22, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2010 (editado) Sim se mexer no pH mexe tb no kH. Também já li que quando se mexe no KH isso tem implicações no PH e vice-versa. A minha area está a milhas da quimica e não estou a querer inventar nada mas... A àgua da canalização em minha casa tem PH 7,5 e KH 5 A àgua do garrafão tem PH 6,1 e KH 0 A àgua do garrafão que meti no copo com o areão ficou com PH 7,8 e KH 2. Com base nestes testes (e só neles) eu diria que a relação entre o PH e KH não é directa. Claro que para mexer no PH tem que se mexer no KH da mesma forma que para se remendar uma camara de ar tem que se tirar primeiro o pneu. Não sei se estou certo ou errado mas de certesa que deve haver alguem que saiba me explicar o pq disto. Pelo que tenho lido até agora a unica forma de mexer no PH sem alterar o KH é com CO2 correcto? cumprimentos, Rui Rodrigues Editado Fevereiro 22, 2010 por xuixo Citar
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 22, 2010 Publicado: Fevereiro 22, 2010 Sim estás certo, a introdução de CO2 baixa o pH sem alterar o kH. Só uma ressalva acho que os testes que fizestes não foram os mais correctos.... Com isto "A àgua do garrafão que meti no copo com o areão ficou com PH 7,8 e KH 2. " dá a indicação que o areão sobe o pH certo? Mas penso que faltou uma hipótese para teres maiores certezas... - Água do garrafão que meti no copo sem mais nada ficou com pH ?? e kH ??.... Se não tiveres termo de comparação como podes saber o que fez subir os valores? o areão ou a exposição da água ao ar? Espero não estar a 'dizer' nenhuma asneira. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
pec04004 Publicado: Fevereiro 22, 2010 Publicado: Fevereiro 22, 2010 Hugo, quanto a mim tens toda a razão. As medições do ph das garrafas é feito em determinadas condições e temperaturas... Eu penso que o problema do ph elevado está relacionado com as pedras. E para além disso estamos a falar de uma montagem recente... É natural que o ph esteja mais ao menos ao que sai da torneira... Quando o aquário estiver maturado este vai baixar... Citar Jorge O meu aqua aqui!!!
Recommended Posts