Regresso a este mundo maravilhoso


Jferreira

Recommended Posts

Boas deixei este hobbie à muito tempo atrás, e estou novamente cheio de pica, como já passou muito tempo e o mundo não pára nem um segundo venho por este meio solicitar o vosso apoio. Todo o material existente já tem uns anitos, e muito ainda terei que comprar.

 

Composição:

Aquário:100x30x40

Iluminação: danificado, terei que comprar nova calha e lampadas (sugestões)

Substrato: já comprei areão muito pequenino escuro, acho que vai previligiar os peixes.

Filtragem: Fluval 104 Filtro Canister 480 Litros por Hora

Aquecimento:Tetra T150 150 W

1 Tronco

pH da torneira: 7,8

 

Fauna:

estou a pensar nuns guppies, espadas, corydoras, camarões, neons

 

 

Flora:

feto de java (microsorum pteropus), cryptocoryne spiralis, vesicularia dubyana, lemma minor(esta tenho duvida, que tape a luz das plantas), najas guadalupensis e temple plant.

 

Para estas plantas 2 lampadas de 30 watts chega???

 

Fotos do meu aquário neste momento.

gallery_2346_2037_1006395.jpg

gallery_2346_2037_2524375.jpg

Editado por Jferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

As dimensões do teu aqua já dão para fazer umas coisas bem "jeitosas" :puppydogeyes:

 

Antes de escolheres a fauna, diria para tentares saber quais os parâmetros da água que vais utilizar (pH, kH...), se esta é da rede ou de uma fonte, por exemplo.

Eu gosto bastante da "combinação" guppy, corydora e ottocinclus. Depois podes acrescentar algo que forme cardume, neons, nariz de babado, por exemplo.

 

Quanto à flora, se pretendes resistentes e com poucas exigências, posso sugerir os fetos de Java (como já tinhas dito), as anúbias (existem de vários "tamanhos" e proporcionam efeitos bastnte bonitos, as egeria densa (elódea) são muito boas a absorver amónia e são plantas de crescimento rápido, as vallisnérias formam um efeito muito bonito à superficie. E existem algumas "espécies" de echinodorus que também podem corresponder aos pontos de partida que falei.

 

Quanto à iluminação, podes tentar um DIY ou então comprar um calha toda bonita e tal, mas bem mais cara. Também não te posso ajudar muito neste aspecto, desculpa.

 

Boa sorte com a montagem e vai colocando as actualizações.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Podes por umas fotos da calha e explicar melhor como é que está danificada?

 

Além do feto de java (Microsorum pteropus) podes por Ceratopteris thalictroides, e Echinodorus tenellus à frente, pois é pequena ou então Eleocaris parvula.

São apenas sugestões, podes procurar melhor em www.tropica.com, www.plantedtank.net ou www.plantgeek.net/plantguide.php.

 

Cumprimentos

</a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal acho que vou tentar reparar esta calha, forrando-a com fita dos esquentadores, pois é reflectora, depois logo digo como fica. Penso que só conseguirei por duas lampadas, não deve caber mais...Com 2 lampadas de 30 watts chegará para as plantas que mencionei atrás??

 

Fotos da calha antes da operação.

 

gallery_2346_2037_220932.jpg

gallery_2346_2037_1290078.jpg

gallery_2346_2037_2505544.jpg

Editado por Jferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá conterrâneo!

Bem vindo de volta :D o bichinho nunca morre, só fica adormecido, é inevitavel bang

Para as plantas que pretendes chega e sobra, excepto talvez para a najas.

Porque não compras uns reflectores para a calha? O ramirezi tem a um bom preço... e esses blastros ainda estão bons? Parecem um pouco danificados.

Vê na area de DIY, tem lá muitas sugestões de como melhorar a calha. Também terias a opção de colocar uma lampada PLL de 96W, ou power-leds (maior investimento inicial).

O resto do material parece ok, testa o pH da água e mete a filtrar, qualquer duvida é só dispor...

 

PS: queres que te adicione ao grupo da NAZO?

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

a calha penso que podes arranjala isso em principio é so uma ferrugem exterior nada de mais verifica se nos casquilhos das lampadas nao tens verdete nem ferrugem e com um busca polos liga a calha sem as lampadas e ve se existe corrente nos casquilhos verifica tambem os estado dos fios de cobre mas em principio isso é material que normalmente é duradouro o único problema podem ser as lampadas mas de resto penso que nao vale a pena comprar uma nova!! bang

Green Island

 

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá conterrâneo!

Bem vindo de volta :D o bichinho nunca morre, só fica adormecido, é inevitavel bang

Para as plantas que pretendes chega e sobra, excepto talvez para a najas.

Porque não compras uns reflectores para a calha? O ramirezi tem a um bom preço... e esses blastros ainda estão bons? Parecem um pouco danificados.

Vê na area de DIY, tem lá muitas sugestões de como melhorar a calha. Também terias a opção de colocar uma lampada PLL de 96W, ou power-leds (maior investimento inicial).

O resto do material parece ok, testa o pH da água e mete a filtrar, qualquer duvida é só dispor...

 

PS: queres que te adicione ao grupo da NAZO?

 

Sim por favor, adiciona-me ao grupo, obrigado pelo apoio. Pois tem já fui lá ver. Tenho os balastros estragados, vou substituir tudo depois posto as alterações.

Editado por Jferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Bem tive uns contratempos na aquisição do equipamento, e entretanto surgiram-me novas dúvidas, e voltei à estaca zero. Daqui a um ano devo ter o aquário pronto, lolll.

Visto eu querer enveredar por um plantado, a minha dúvida é a seguinte, já que a minha encomenda ficou só viria daqui a dois meses, resolvi anulá-la e irei fazer outra noutra loja que me vai conseguir facultar uma calha mais rapidamente. Uma calha de 3 lampadas de 60 Watts T8 vão chegar para conseguir um plantado neste aquário??? Poderei colocar na calha 2 lampadas T8 já compradas, e uma T5 ou não é compativel??? Irei ter à volta de 7 a 8 cms de areão montados no aquário....Obrigado pelos vossos sábios conselhos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.