Sugestões precisam-se!


raizdorvalho

Recommended Posts

Tenho um aquário com cerca de 60 litros plantado - o que felizmente dá uma série de pequenos 'esconderijos'. À parte de um Macrognathus Siamensis (com cerca de 15 cm, e que raramente o vejo, já que está sempre enterrado no areão, ou debaixo da 'selva' de plantas que tenho), tenho um Pseudotropheus socolofi. Gostaria de ter mais habitantes no meu aqua. Que me aconselham? O socolofi é hiper territorialista..

 

desde já agradecido,

david

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Manter mbunas em aquários tão pequenos é normal que dê problemas com outros habitantes... :D

 

O meu conselho é tentares descubrir o sexo do socolofi, e comprar exemplares da mesma espécie de modo a formar trios (se tiveres um macho...compra 2 femeas, se tiveres uma femea...compra outra e junta-lhes um macho). :D

O aquário poderá ser pequeno para tantos peixes (ainda por cima com uma enguia de 15cm :D !!), portanto o ideal será adquirires um aquário maior e montar um aquário de mbunas...

 

Uma curiosidade....certamente tens a noção que o socolofi é proveniente de um lago com pH alto (8,2-8,5) e, mais importante que isso, trata-se de um peixe herbívoro. Quais as condições (parâmetros químicos e alimentação) em que o manténs?

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O socolofi é hiper territorialista..  

Perfeitamente natural dadas as circunstancias em que o mantens. Não tem quem desafie a sua "autoridade" e como tal as suas tendencias territoriais naturais são amplificadas.

 

O pior que pode acontecer é ele matar os companheiros que venhas a adicionar no aqua, dado considerar uma agressão ao seu território.

 

O melhor mesmo é fazeres como o Diesel te disse... um aqua maior pois em 60L os ciclideos dos grandes lagos podem ser bem mauzinhos, mesmo sendo apenas um ou 2.

A excepção são os conchiniculas do tanganika mas mesmo esses é preciso cuidado com as combinações.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Diesel,

 

Não sendo um aquarófilo muito experiente, tenho um ph de 8,0 num teste da nutrafin de High Range. Quanto à alimentação dou tubifex e artémias à enguia (sim que está mesmo enorme e já cresceu imenso!..) e..quanto ao socol dou-lhe geralmente flocos. É interessante que ele mostra tb muito interesse na comida viva com que alimento a enguia, chega a morde-la mas não a engole. De qualquer forma o mbuna desde que o tenho ( há cerca de 2 meses) já cresceu imenso e parece de óptima saúde. Parece-me um peixe..no mínimo sobredotado, super inteligente. Ando também com outros problemas no aquário talvez devido à minha nabice. Tenho uma iluminação de calha dupla de 30 watts - yep sei que não seria em principio necessário uma iluminação assim para o socol, mas por causa das plantas tem mesmo de ser. A questão é que ultimamente tenho me debatido com uma série de problemas com detritos organicos na água. Uma vez que não posso aspirar o areão do aquário - sob pena de perder o tapete de glosso e de lilaeopsis mauritiana - para além do filtro interno que tinha ( um Tetra 400 - de supostamente 200 a 400 litros por hora) instalei um outro filtro interno da Rena. As coisas estão melhores, mas muito longe da perfeição. Os detritos acumulam-se nas folhas largas de uma Anúbia de 7 anos (com umas raízes simplesmente espectaculares onde o mbuna se esconde..) que tenho no centro do aquário. Tudo se agrava quando ainda por cima o areão (e agora aquarófilos experientes, NÃO LEIAM A PARTIR DAQUI) não é aspirado ou de qualquer outra forma limpo desde há sensivelmente 3 anos. Recorro à mudança parcial (10%) de água uma vez por semana. Como disse, Diesel, não te assustes com a minha nabice...

 

obrigado tb darius,

david

 

ps. outras sugestões para solucionar o problema dos detritos..aceitam-se..

 

pss. Curioso é o facto de que o socol, apesar de muito territorialista, ignora completamente a enguia..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Primeiro afirmaste:

 

Tenho um aquário há mais de dez anos que fui eu que o fiz. Tem um volume real de 60 l, e gostaria muito de ter um ciclídeo, tipo um Symphysodon aequifasciata

 

Estranhamente respondi a este tópico afirmando:

Em vez de discus podes perfeitamente colocar outro tipo de ciclideo...nomeadamente anões americanos ou africanos.  

 

Os peixes do género Apistogramma, Laetacara, Nannacara, Microgeophagus, Pelvicachromis, Nanochromis, Hemichromis (so os pequenos)...etc...são adequados a um aquário assim.

 

E outros responderam:

Não sendo um aquarófilo muito experiente

Trata-se antes de não "ouvir" os conselhos dos outros...

 

Adquire um aquário maior...é o meu conselho! :lol:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...bem...Diesel a questão é a seguinte:

 

1. O socol foi me foi oferecido, portanto não segui nem deixei de seguir os conselhos que me deram justamente porque nem sequer me deram tempo disso. :lol:

 

2. Julgo que não há uma ligação directa entre os detritos flutuantes e o facto de que a enguia se enterra no areão: é que a enguia já cá está há um tempo e só há uma questão de uma semana é que começaram a surgir os detritos - e a enguia, garanto-te, sempre se enterrou da mesma forma e não cresceu de um dia para o outro! A flutuação de detritos foi repentina e apareceu, coincidência ou não, com uma mudança de lampadas. :lol:

 

3. Sim, tenho de arranjar um aquário maior...ou 'despachar' o mbuna.. :D

 

ps. quanto ao mbuna tem entre 5-6 cm..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais