Recommended Posts

Publicado

Tenho um aquário com cerca de 60 litros plantado - o que felizmente dá uma série de pequenos 'esconderijos'. À parte de um Macrognathus Siamensis (com cerca de 15 cm, e que raramente o vejo, já que está sempre enterrado no areão, ou debaixo da 'selva' de plantas que tenho), tenho um Pseudotropheus socolofi. Gostaria de ter mais habitantes no meu aqua. Que me aconselham? O socolofi é hiper territorialista..

desde já agradecido,

david

Publicado:

Olás,

Manter mbunas em aquários tão pequenos é normal que dê problemas com outros habitantes... :D

O meu conselho é tentares descubrir o sexo do socolofi, e comprar exemplares da mesma espécie de modo a formar trios (se tiveres um macho...compra 2 femeas, se tiveres uma femea...compra outra e junta-lhes um macho). :D

O aquário poderá ser pequeno para tantos peixes (ainda por cima com uma enguia de 15cm :D !!), portanto o ideal será adquirires um aquário maior e montar um aquário de mbunas...

Uma curiosidade....certamente tens a noção que o socolofi é proveniente de um lago com pH alto (8,2-8,5) e, mais importante que isso, trata-se de um peixe herbívoro. Quais as condições (parâmetros químicos e alimentação) em que o manténs?

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:
O socolofi é hiper territorialista..  

Perfeitamente natural dadas as circunstancias em que o mantens. Não tem quem desafie a sua "autoridade" e como tal as suas tendencias territoriais naturais são amplificadas.

O pior que pode acontecer é ele matar os companheiros que venhas a adicionar no aqua, dado considerar uma agressão ao seu território.

O melhor mesmo é fazeres como o Diesel te disse... um aqua maior pois em 60L os ciclideos dos grandes lagos podem ser bem mauzinhos, mesmo sendo apenas um ou 2.

A excepção são os conchiniculas do tanganika mas mesmo esses é preciso cuidado com as combinações.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Oi Diesel,

Não sendo um aquarófilo muito experiente, tenho um ph de 8,0 num teste da nutrafin de High Range. Quanto à alimentação dou tubifex e artémias à enguia (sim que está mesmo enorme e já cresceu imenso!..) e..quanto ao socol dou-lhe geralmente flocos. É interessante que ele mostra tb muito interesse na comida viva com que alimento a enguia, chega a morde-la mas não a engole. De qualquer forma o mbuna desde que o tenho ( há cerca de 2 meses) já cresceu imenso e parece de óptima saúde. Parece-me um peixe..no mínimo sobredotado, super inteligente. Ando também com outros problemas no aquário talvez devido à minha nabice. Tenho uma iluminação de calha dupla de 30 watts - yep sei que não seria em principio necessário uma iluminação assim para o socol, mas por causa das plantas tem mesmo de ser. A questão é que ultimamente tenho me debatido com uma série de problemas com detritos organicos na água. Uma vez que não posso aspirar o areão do aquário - sob pena de perder o tapete de glosso e de lilaeopsis mauritiana - para além do filtro interno que tinha ( um Tetra 400 - de supostamente 200 a 400 litros por hora) instalei um outro filtro interno da Rena. As coisas estão melhores, mas muito longe da perfeição. Os detritos acumulam-se nas folhas largas de uma Anúbia de 7 anos (com umas raízes simplesmente espectaculares onde o mbuna se esconde..) que tenho no centro do aquário. Tudo se agrava quando ainda por cima o areão (e agora aquarófilos experientes, NÃO LEIAM A PARTIR DAQUI) não é aspirado ou de qualquer outra forma limpo desde há sensivelmente 3 anos. Recorro à mudança parcial (10%) de água uma vez por semana. Como disse, Diesel, não te assustes com a minha nabice...

obrigado tb darius,

david

ps. outras sugestões para solucionar o problema dos detritos..aceitam-se..

pss. Curioso é o facto de que o socol, apesar de muito territorialista, ignora completamente a enguia..

Publicado:

Olás,

Primeiro afirmaste:

Tenho um aquário há mais de dez anos que fui eu que o fiz. Tem um volume real de 60 l, e gostaria muito de ter um ciclídeo, tipo um Symphysodon aequifasciata

Estranhamente respondi a este tópico afirmando:

Em vez de discus podes perfeitamente colocar outro tipo de ciclideo...nomeadamente anões americanos ou africanos.  

Os peixes do género Apistogramma, Laetacara, Nannacara, Microgeophagus, Pelvicachromis, Nanochromis, Hemichromis (so os pequenos)...etc...são adequados a um aquário assim.

E outros responderam:

Não sendo um aquarófilo muito experiente

Trata-se antes de não "ouvir" os conselhos dos outros...

Adquire um aquário maior...é o meu conselho! :lol:

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:

...bem...Diesel a questão é a seguinte:

1. O socol foi me foi oferecido, portanto não segui nem deixei de seguir os conselhos que me deram justamente porque nem sequer me deram tempo disso. :lol:

2. Julgo que não há uma ligação directa entre os detritos flutuantes e o facto de que a enguia se enterra no areão: é que a enguia já cá está há um tempo e só há uma questão de uma semana é que começaram a surgir os detritos - e a enguia, garanto-te, sempre se enterrou da mesma forma e não cresceu de um dia para o outro! A flutuação de detritos foi repentina e apareceu, coincidência ou não, com uma mudança de lampadas. :lol:

3. Sim, tenho de arranjar um aquário maior...ou 'despachar' o mbuna.. :D

ps. quanto ao mbuna tem entre 5-6 cm..