Recommended Posts

Publicado

Olá estou montando um aqua novo de 40x40x40 64 litros total, mas creio que vai ficar nos 55 litros brutos. ele será plantado

a questão é a seguinte:

tenho um filtro externo de carvão activado que faz 220 l/h é suficiente para este aqua? não terá muitos peixes somente alguns vivíparos.

Abraço a todos do fórum!

Publicado:
Olá, faz 220 reais ou teóricos? só de carvão? Deveria ter outras matérias filtrantes, como esponjas, cerâmicas...

Olhei na caixa do produto, diz 250 litros/h então é 250 litros teóricos hehehe, quanto a materia filtrante, tem como colocar junto com o refil do carvao? por exemplo o refil é uma plaquinha eu colocaria junto dele uma esponja ou antes ou depois? tem como fazer isso? não entendo muito apesar de ter lido bastante sobre aquariofilia inclusive filtração e materiais filtrantes, sou novato e nao conheço muito na prática.

Publicado:
Oi novamente,

Não sei se dá pois não sei qual é o filtro, se isso tiver caixa, ou algo escrito nele passa para aqui, será mais fácil ajudar.

não sei se voce conhece, o filtro é Litwin mini (é brasileiro, sou do Brasil)

foto:

imgdk.jpg

Publicado:

Por acaso já o tinha visto nas minhas andanças pela net hehehe

Você pode retirar o carvão activado que vem com ele e no seu lugar colocar cerãmicas e à saída da água (ainda dentro do filtro) colocar perlon ('lã' branca).

Publicado:

Você pode retirar o carvão activado que vem com ele e no seu lugar colocar cerãmicas e à saída da água (ainda dentro do filtro) colocar perlon ('lã' branca).

Entendi, qual beneficio teria tirando o carvao e usando ceramica mais a lã?

Publicado:

O carvão activo só funciona por 30 dias (+/-) depois tem que ser retirado e colocado um novo.

como o carvão activado retira tanto elementos nocivos como bons da água, só costuma ser utilizado para retirar restos de medicamentos de um tratamento que se tenha acabado de fazer.

As cerâmicas por outro lado não absorvem nada mas tem maior superfície para alojar as bactérias necessárias para transformar amónia em nitritos e depois nitritos em nitratos.

A 'Lã' branca retira a sujeira de partículas mais pequenas, que passam pelo resto.

Publicado:
O carvão activo só funciona por 30 dias (+/-) depois tem que ser retirado e colocado um novo.

como o carvão activado retira tanto elementos nocivos como bons da água, só costuma ser utilizado para retirar restos de medicamentos de um tratamento que se tenha acabado de fazer.

As cerâmicas por outro lado não absorvem nada mas tem maior superfície para alojar as bactérias necessárias para transformar amónia em nitritos e depois nitritos em nitratos.

A 'Lã' branca retira a sujeira de partículas mais pequenas, que passam pelo resto.

entendido, e qual tipo de manutenção devo ter com a cerâmica?

Publicado:
Passar por água sempre com água que retire do aquário durante uma TPA (só passar não lavar muito).

Ok, muito obrigado pela ajuda! desculpe ter te alugado por muito tempo. e esse filtro então com a cerâmica da pra tocar o aqua né?

Publicado:

Olá o perlon seria para protejer a ceramica de detritos? pode-se usar lã sintética?

Publicado:

Olá,

Se for colocada depois (à saída de água) não protege as cerâmicas, se for colocada antes das cerâmicas protege-as claro, é ideal colocar antes e depois, essa 'lã' branca ou esponja.

A 'lã' branca que me refiro é comprada para aquários e existe em diversas lojas.

Publicado:
Olá estou montando um aqua novo de 40x40x40 64 litros total, mas creio que vai ficar nos 55 litros brutos. ele será plantado

a questão é a seguinte:

tenho um filtro externo de carvão activado que faz 220 l/h é suficiente para este aqua? não terá muitos peixes somente alguns vivíparos.

Abraço a todos do fórum!

Amigo, o ideal para aqua plantado e de Min 5x a max 10x o volume do seu Aqua!

Ex: Minimo 64L x 5 = 320Lh

Maximo 64L x 10 = 640 Lh

:puppydogeyes:

O bom para custo beneficil e comprar entre essas duas faixas de Lh porque seu Aqua e plantado e então suja muito o filtro!

Experiencia propria, porque tenho um de 288L e um filtro de 2300 Lh!

Publicado:
Amigo, o ideal para aqua plantado e de Min 5x a max 10x o volume do seu Aqua!

Ex: Minimo 64L x 5 = 320Lh

Maximo 64L x 10 = 640 Lh

;)

O bom para custo beneficil e comprar entre essas duas faixas de Lh porque seu Aqua e plantado e então suja muito o filtro!

Experiencia propria, porque tenho um de 288L e um filtro de 2300 Lh!

Ok! obrigado pela ajuda amigo! vou providenciar um filtro mais potente daqui 15~30 dias poderei comprá-lo! tenho em vista um (que já possuo em outro aqua de 450L/h)

Publicado:

Não sei mas parece-me esses valores um bocado exagerados se principalmente pensar-mos só na flora.... (plantado).

Acho que a filtragem deve ser mediante a carga orgânica produzida, e esta tb dependerá e muito da Fauna lá colocada.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!