technic Publicado Novembro 22, 2004 Share Publicado Novembro 22, 2004 Comprei ontem o meu primeiro discu, tem cerca de 6,5 cm, só que quando o coloquei no aquario ele ~ficou calmo, a nadar devagar, 3 horas depois acendi a luz do aqua e ele ficou mais ajitado e vai contra as pedras e as plantas, parece meio atordoado... os parametros da água do meu aqua são bastante identicos ao da loja onde o comprei... pH 7,0 Nitritos 0 nitratos 0 amonia 0 será normal este comportamento?? junto c/ ele tenho 16 neons e um cory, num aqua de 160lts c/ um filtro fluval 304 externo. a temperatura ronda os 28º. outra duvida... ele não come ( mas parece que é normal ele não comer nos primeiros dias, mas eu tenho deitado comida para ele na mesma só que os cardinais comem a comida... o discu não mostra nenhum interessem em se alimentar, nem vem á superficie... será que ele vai saber destinguir os diversos tipos de alimento que lhe deito, que os flocos são para os neons e o granulado e a artemia é para ele?? jose costa A vida são dois dias e este pode já ser o terceiro. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Novembro 22, 2004 Share Publicado: Novembro 22, 2004 Olá É normal isso acontecer. Os discus ficam sempre stressados quando mudam de ambiente (uns mais que outros). Mas o teu principal problema é teres apenas um. Tens de lhe arranjar depressa mais 3 amiguinhos (pelo menos) senão as coisas vão correr mesmo mal. Jacinto Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
technic Publicado: Novembro 22, 2004 Autor Share Publicado: Novembro 22, 2004 MESMO MAL?? que queres dizer com isso?? pode ele morrer por estar sozinho?? é que de momento não tenho hipoteses financeiras de adquirir mais um peixito desses... estava a pensar em fazelo para o mes que vem... posso ter problemas por pensar assim?? será que ele vai morrer??? A vida são dois dias e este pode já ser o terceiro. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Vitorino Publicado: Novembro 22, 2004 Share Publicado: Novembro 22, 2004 Olá technic! Estou completamente de acordo com o que o Jacinto disse. E queria acrescentar umas coisinhas! Em relação á comida acho que devias por comida no aquário se tiveres a certeza de que o discu a vai comer! Olha os níveis da amonia!! Podes ter essa certeza quando sentires a reação do discu à comida, e acredita que se tiver com fome até a comida dos neons ele come! Em relação à companhia penso ser muito importante, a pessoa que e vendeu o discu devia te ter alertado para o facto! Devias pensar nisso antes de comprar o discu! Bem espero que esse discu se aguente. Abraço João Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
technic Publicado: Novembro 22, 2004 Autor Share Publicado: Novembro 22, 2004 ele tem nadado bem... vai contra umas coisitas mas tem andado bem, tem as barbatanas sempre bem abertas ( dizem que pode ser uma caracteristica da saude do discu... ) vou tentar comprar outro discu hoje... A vida são dois dias e este pode já ser o terceiro. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
technic Publicado: Novembro 22, 2004 Autor Share Publicado: Novembro 22, 2004 outra coisa que reparei hoje é que ele mudou de cor... quando o comprei ele era meio alaranjado, por todo o corpo igual... agora está escuro tem uma tonalidade mais escura a toda a volta, mas já esteve assim também ontem e voltou a ficar todo alaranjado e agora está outravez escuro, que se estará a passar c/ ele? A vida são dois dias e este pode já ser o terceiro. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
five pra one Publicado: Novembro 22, 2004 Share Publicado: Novembro 22, 2004 boas ele ficar escuro e sinal de depressao esta mt deprimido eu tb tive uma situaçao identica com um discu que ficou sozinho pk os outros morreram(topico do esgalha se quizeres ver) e o meu discu sobrevivente ficou extremamente aflito hoje coloquei mais um discu e ele esta super melhor tenta por mais um ou dois discus quantos mais melhor e com o granolado da vitamina ou se ele n comer mete vitaminas a agua faz com que eles fiquem mais calmos e ganhem apetite boa sorte com esses teus discus abraços abraços Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
coimbra Publicado: Novembro 22, 2004 Share Publicado: Novembro 22, 2004 bem...eu também me meti nesta historia dos discus recentemente , apesar da minha experiencia ser maior do que a tua.... comecei na 6ªfeira ao final da tarde...O erro de comprar só um nao o cometi....comprei 3. Foi essa a indicacao que tinha de nº minimo de discus como inicio. Também, creio que tinham o stress normal que a mudança para o meu aquario lhes provocariam. Passados 15 minutos de estarem no aquario logo encontraram um sitio para se esconderem, o que para eles se revelou uma procura facil, pois o meu aquario esta com bastantes plantas. O que fiz: Querem estar escondidos nao é?...entao deixei-os estar e por lá ficaram.Sabado la começaram a aparecer, só que cometi um erro.Lembrei-me de limpar os vidros do aquario por fora....que grande chatice me aconteceu....umas 4 horas passaram-nas escondidos.Mas passadas essas horas e depois de estarem completamente sozinhos, sem eu a bisbilhotar, lá comecaram a nadar alegremente. Lá lhes pus comida pela 1ª vez e também granulado. Nada de comerem...mas a investigação acerca do que era aquilo que eu lhes deitava comecou, mas que eu visse comerem, sinceramente nao me pareceu!Metiam um por outro grão na boca e expeliam. Domingo a vivacidade no aquario aumentou bem como o interesse deles pela comida.Parecendo-me que preferiam os flocos "normais para os outros peixes". Mas acho que pelo menos dois ja comem...nao digo que comem bem, mas que andam "à caça" andam. Domingo e hoje noto fezes em dois deles....o que quererá dizer alguma coisa....quanto ao outro, vamos lá a ver porque só agora começa a demonstrar interesse pela comida! O que acho que resultou no meu caso foi o facto de os deixar estar sossegados, sem estar sempre a espetar a minha cara nos vidros do aquario e simplesmente deixar a natureza agir...ou seja, a fomeca! Paz, sossego...e fomeca! Sintetizando a minha "receita"...Estarei enganado? deverei procupar-me por achar que um nao come? Devo mudar de comida?Haverá alguma comida melhor do que os flocos para os primeiros dias?....claro que estas duvidas permanecem...o que nao resulta é abrir-lhes a boca e enfiar-lhes a comida lá dentro! ( nao experimentei nem vou experimentar ) Um abraço Coimbra Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Novembro 22, 2004 Share Publicado: Novembro 22, 2004 Olá technic Acho que o pessoal já disse tudo. Se não podes comprar mais discus acho que deves ir à loja levá-lo e pedires para to guardarem até teres dinheiro para comprares outros. Nesse aqua acho que o ideal eram 4. E esconderijos para se sentirem seguros. se o deixares aí sozinho não deve sobreviver. Quando está escuro significa que está stressado. Quanto mais escuro pior. Jacinto Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
technic Publicado: Novembro 24, 2004 Autor Share Publicado: Novembro 24, 2004 Já coloquei outro discu no aquario... eles andam quase sempre juntos... mas não comem, o primeiro que comprei já está lá quase á 3 dias e não mostra interesse nenhum por nenhum tipo de comida... flocos, granulado, artemia congelada... nada... como posso fazer para eles começarem a comer?? se eles insistirem em não comer o que devo fazer para os conseguir alimentar??? Agora eu é que estou a ficar escuro de stress.... A vida são dois dias e este pode já ser o terceiro. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
coimbra Publicado: Novembro 24, 2004 Share Publicado: Novembro 24, 2004 Sinto-me a fazer um post paralelo ao teu-espero que nao leves a mal... Depois de duvidar se o que os meus comiam era "comida de jeito" e estando a dar-lhes flocos...um membro do forum disponibilizou-me um pouco de comida congelada (....nao foi um pouco, foi uma "placa"...obrigado Nuno!) e depois de uns momentos de desconfiança lá resolveram depenicar "aquilo"... Agora tenho (quase) a certeza que todos comem...Claro que nao agem como "esfomeados" como seria normal....aclaro que quando vêm eu a por-lhes comida nao "correm para ela"....mas uma vez que assenta no fundo nao param de lhe "picar"...Ja estabeleceram uma hierarquia e ja há um que leva no "focinho" ...(peixe que está mal nao luta pelo poder....certo?) Nao sei se estás a ter essa experiencia sozinho mas caso estejas talvez nao fosse má ideia ouvires a opinião "ao vivo" de alguem que já tenha discus à algum tempo...começando pela pergunta sacramental: "parecem-te doentes?"...Foi exactamente essa a pergunta que fiz ao Nuno...a resposta foi qualquer coisa do genero: "não, mas aquele parece estar magrito!"....pudera era exactamente aquele que eu achava que nao comia os flocos ! Um abraço Coimbra Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
technic Publicado: Novembro 24, 2004 Autor Share Publicado: Novembro 24, 2004 hoje quando olhava o aqua na hora de almoço reparei que um penicava um tronto que ~lá tenho, pensei que estivesse com fome e dei-lhe alguma comida granulada, mas ele não ligou... já fez 3 dias que o tenho e nada... A vida são dois dias e este pode já ser o terceiro. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joao Machado Publicado: Novembro 24, 2004 Share Publicado: Novembro 24, 2004 Ola. Os discus normalmente estranham as mudanças. Exemplares adultos ou quase adultos chegam a ficar 2 meses sem comer e isso pouco os afecta. De toda a forma peixes pequenos não é a mesma coisa. Na minha opinião para "espevita-los" a comerusar flocos e granulado é o mesmo que oferecer peixe cozido a uma criança. Deves se possivel arranjar comida viva e caso não consigas experimenta artemia congelada ou larvas vermelhas. Paciencia. Se até sábado não os vires comer e caso os parametros do aqua sejam adequados começa-te a informar sobre desparasitação com Flagyl.~ Em caso de duvida manda-me MP. Boa sorte. Joao Paulo Machado "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Novembro 24, 2004 Share Publicado: Novembro 24, 2004 Olá Umas vitaminas também podem ajudar. E calma. Jacinto Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts