gonçalo_duarte Publicado Janeiro 29, 2010 Publicado Janeiro 29, 2010 Olá a todos, depos de ja alguns anos com ciclídeos africanos, decidi estudar a hipótese de montar um aquário de água salgada. Há 2 anos trabalhei no Aquário Vasco da Gama, e começou aí a ideia que finalmente gostaría de ver concretizada. O aquário de que disponho é um Aquapor de dimensões 60X30X30cm. e aqui começam as questões: - Quanto à filtragem do aquário, rocha viva, escumador, e TPA's claro, suficientes? ou é necessária filtragem mecânica? - Qual a quantidade inicial de rocha viva a introduzir no sistema? - A iluminação que tenho é a que vem com o aquário, logo inadequada, gostava de saber que lâmpadas são necessárias, ou aconselhadas para um nano deste volume. Desculpem tantas perguntas mas, são coisas que tenho vindo a ver mas muitas vezes fico baralhado, é um projecto para levar com calma, planeando cada passo, porque não quero cometer erros desnecessários. Cumprimentos Citar fishman
darkace Publicado: Janeiro 29, 2010 Publicado: Janeiro 29, 2010 O aquário de que disponho é um Aquapor de dimensões 60X30X30cm. e aqui começam as questões: - Quanto à filtragem do aquário, rocha viva, escumador, e TPA's claro, suficientes? ou é necessária filtragem mecânica? - Qual a quantidade inicial de rocha viva a introduzir no sistema? - A iluminação que tenho é a que vem com o aquário, logo inadequada, gostava de saber que lâmpadas são necessárias, ou aconselhadas para um nano deste volume. Desculpem tantas perguntas mas, são coisas que tenho vindo a ver mas muitas vezes fico baralhado, é um projecto para levar com calma, planeando cada passo, porque não quero cometer erros desnecessários. Cumprimentos Boas Eu montei à cerca de dois meses um aquário com essas dimensões, embora a experiência não seja muita o que te posso dizer é o que usei na montagem do meu. Rocha viva --> 8kg (convém introduzires logo tudo de inicio); Escumador --> Jebo Skimmer 178 (é barato cerca de 30€ e tb faz filtragem mecanica); Aquecedor --> 100W (inicialmente tinha um de 75w e agora com o frio não deu conta do recado); Iluminação --> 3x24w - 2x10000k + 1 actinica (comprei uma calha da sunsun que ate tem um preço bom); Circulação --> 1 bomba de 900l/h + 1 de 1200l/h (sinceramente acho que duas de 900l/h era o ideal, pois o escumador também vai ajudar á circulação) Penso que seja tudo, alguma duvida estamos aqui para ajudar. Citar
gonçalo_duarte Publicado: Janeiro 29, 2010 Autor Publicado: Janeiro 29, 2010 Olá! Esse escumador é suficiente para este aquário? Podes mandar MP com o sítio onde o compraste, e a calha sff? Cumprimentos Citar fishman
darkace Publicado: Janeiro 30, 2010 Publicado: Janeiro 30, 2010 Olá! Esse escumador é suficiente para este aquário? Podes mandar MP com o sítio onde o compraste, e a calha sff? Cumprimentos Deixa dar-te um conselho, caso ainda não tenhas comprado bomba de circulação, opta antes pela koralia nano, eu tenho uma e outra seio, supostamente a seio é de 1200l/h e a koralia de 900l/h, neste momento só tenho a koralia a funcionar e é mais que suficiente, a seio não faz nem metade da circulação da koralia. Citar
gonçalo_duarte Publicado: Janeiro 30, 2010 Autor Publicado: Janeiro 30, 2010 A koralia 900 chega? ja tinha olhado para ela numa loja mas não sabiam o preço! podes dizer sff? e quanto à luz, uma SERA blue sky, e uma SERA deep blue seriam suficientes? Obrigado Citar fishman
Recommended Posts