Recommended Posts

Publicado

Bom dia a todos.

Vou montar o primeiro aquário a sério, tem 120x40x50 e 206 litros brutos, e tenho algumas dúvidas.

Vou tentar fazer uma calha de iluminação e tratar alguns troncos de videira, o que vai levar o seu tempo, mas queria pôr a aqua a ciclar e inserir os troncos depois de completar o ciclo do azoto.

1. Posso fazer a ciclagem sem iluminação? Não tem influência na criação das bactérias?

2. Posso inserir plantas no áqua durante a ciclagem?

3. Devo fazer alguma lavagem das esponjas do filtro durante a ciclagem?

4. Posso fazer a ciclagem sem aquecimento ligado? As temperaturas não andam muito amenas por estes dias...

Desde já, obrigado.

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Publicado: (editado)
Bom dia a todos.

Vou montar o primeiro aquário a sério, tem 120x40x50 e 206 litros brutos, e tenho algumas dúvidas.

Vou tentar fazer uma calha de iluminação e tratar alguns troncos de videira, o que vai levar o seu tempo, mas queria pôr a aqua a ciclar e inserir os troncos depois de completar o ciclo do azoto.

1. Posso fazer a ciclagem sem iluminação? Não tem influência na criação das bactérias?

sim, claro. A Luz não tem qualqur influencia.

sim, deves mesmo, pois vais acelerar as colonias necessarias para o ciclo e tornar o aquario mais seguro para os peixes, mais cedo e mais fiável a longo prazo.

não. Nao deves lavar o filtro, só daqui a um mes e meio, mas quando fores a lavar deves faze-lo com agua de aquario e uma lavagem leve. depois faz-se a manutenção de 15 em 15 dias, dependendo do filtro (interno ou externo) e dos peixes. deves lavar uma esponja por vez e nao as duas no mesmo dia.

4. Posso fazer a ciclagem sem aquecimento ligado? As temperaturas não andam muito amenas por estes dias...

podes.

Editado por Quo
Publicado: (editado)

Muito obrigado pela resposta Quo.

Assim em principio vou ja comprar o filtro e algum substrato, e mete-lo juntamente com o areão para depois por o aqua a fazer a ciclagem.

Depois vou pondo umas plantas e uns troncos durante o ciclo.

Quando terminar a calha de iluminação deve estar pronto a meter a rapaziada a nadar.

Editado por PioM

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Publicado:
Bom dia a todos.

Desde já, obrigado.

Podes fazer tudo o que disseste, mas para melhores resultados aconselho pelo menos o aquecimento ligado(20º-28º)

Fuck Google, ask me!

Publicado:
Podes fazer tudo o que disseste, mas para melhores resultados aconselho pelo menos o aquecimento ligado(20º-28º)

Thanks.

Por acaso vou encomendar filtro e termoestato juntos... estava mesmo a pensar manter a água pelo menos entre os 20 e 24 graus.

Senão depois quando aquecer até aos 27/28 poderia sofrer alguma alteração química.... sei lá...

Publicado:
Thanks.

Por acaso vou encomendar filtro e termoestato juntos... estava mesmo a pensar manter a água pelo menos entre os 20 e 24 graus.

Senão depois quando aquecer até aos 27/28 poderia sofrer alguma alteração química.... sei lá...

Mete a temperatura final que queres desde inicio, para começar ja a ficar toda aquecida por igual...

Abraço

Publicado:
Mete a temperatura final que queres desde inicio, para começar ja a ficar toda aquecida por igual...

Abraço

A menos que fosse essencial para o desenvolvimento das bactérias, vou deixa-lo a 20 graus durante o ciclo. Sempre se poupam uns watts.

Nos ultimos 4 ou 5 dias logo estabilizo a temperatura para começar a meter nadadores.

Cumps.

Publicado:
A menos que fosse essencial para o desenvolvimento das bactérias, vou deixa-lo a 20 graus durante o ciclo. Sempre se poupam uns watts.

Nos ultimos 4 ou 5 dias logo estabilizo a temperatura para começar a meter nadadores.

Cumps.

Na minha opinião devias completar o ciclo com a temperatura alta para prevenir o ictio porque nas fazes iniciais do aqua é muito fácil de apanhar ictio...

cumpz

Publicado:
Na minha opinião devias completar o ciclo com a temperatura alta para prevenir o ictio porque nas fazes iniciais do aqua é muito fácil de apanhar ictio...

cumpz

Ahh.... boa, não tinha noção disso.

Obrigado PauloAgra. Assim em principio vou cicla-lo a 25graus ;)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!