PioM Publicado Janeiro 28, 2010 Publicado Janeiro 28, 2010 Bom dia a todos. Vou montar o primeiro aquário a sério, tem 120x40x50 e 206 litros brutos, e tenho algumas dúvidas. Vou tentar fazer uma calha de iluminação e tratar alguns troncos de videira, o que vai levar o seu tempo, mas queria pôr a aqua a ciclar e inserir os troncos depois de completar o ciclo do azoto. 1. Posso fazer a ciclagem sem iluminação? Não tem influência na criação das bactérias? 2. Posso inserir plantas no áqua durante a ciclagem? 3. Devo fazer alguma lavagem das esponjas do filtro durante a ciclagem? 4. Posso fazer a ciclagem sem aquecimento ligado? As temperaturas não andam muito amenas por estes dias... Desde já, obrigado. Citar "Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."
Quo Publicado: Janeiro 28, 2010 Publicado: Janeiro 28, 2010 (editado) Bom dia a todos.Vou montar o primeiro aquário a sério, tem 120x40x50 e 206 litros brutos, e tenho algumas dúvidas. Vou tentar fazer uma calha de iluminação e tratar alguns troncos de videira, o que vai levar o seu tempo, mas queria pôr a aqua a ciclar e inserir os troncos depois de completar o ciclo do azoto. 1. Posso fazer a ciclagem sem iluminação? Não tem influência na criação das bactérias? sim, claro. A Luz não tem qualqur influencia. 2. Posso inserir plantas no áqua durante a ciclagem? sim, deves mesmo, pois vais acelerar as colonias necessarias para o ciclo e tornar o aquario mais seguro para os peixes, mais cedo e mais fiável a longo prazo. 3. Devo fazer alguma lavagem das esponjas do filtro durante a ciclagem? não. Nao deves lavar o filtro, só daqui a um mes e meio, mas quando fores a lavar deves faze-lo com agua de aquario e uma lavagem leve. depois faz-se a manutenção de 15 em 15 dias, dependendo do filtro (interno ou externo) e dos peixes. deves lavar uma esponja por vez e nao as duas no mesmo dia. 4. Posso fazer a ciclagem sem aquecimento ligado? As temperaturas não andam muito amenas por estes dias... podes. Editado Janeiro 28, 2010 por Quo Citar
PioM Publicado: Janeiro 28, 2010 Autor Publicado: Janeiro 28, 2010 (editado) Muito obrigado pela resposta Quo. Assim em principio vou ja comprar o filtro e algum substrato, e mete-lo juntamente com o areão para depois por o aqua a fazer a ciclagem. Depois vou pondo umas plantas e uns troncos durante o ciclo. Quando terminar a calha de iluminação deve estar pronto a meter a rapaziada a nadar. Editado Janeiro 28, 2010 por PioM Citar "Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."
88kunha88 Publicado: Janeiro 31, 2010 Publicado: Janeiro 31, 2010 Bom dia a todos.Vou montar o primeiro aquário a sério, tem 120x40x50 e 206 litros brutos, e tenho algumas dúvidas. Vou tentar fazer uma calha de iluminação e tratar alguns troncos de videira, o que vai levar o seu tempo, mas queria pôr a aqua a ciclar e inserir os troncos depois de completar o ciclo do azoto. 1. Posso fazer a ciclagem sem iluminação? Não tem influência na criação das bactérias? 2. Posso inserir plantas no áqua durante a ciclagem? 3. Devo fazer alguma lavagem das esponjas do filtro durante a ciclagem? 4. Posso fazer a ciclagem sem aquecimento ligado? As temperaturas não andam muito amenas por estes dias... Desde já, obrigado. Podes fazer tudo o que disseste, mas para melhores resultados aconselho pelo menos o aquecimento ligado(20º-28º) Citar Fuck Google, ask me!
PioM Publicado: Fevereiro 3, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 3, 2010 Podes fazer tudo o que disseste, mas para melhores resultados aconselho pelo menos o aquecimento ligado(20º-28º) Thanks. Por acaso vou encomendar filtro e termoestato juntos... estava mesmo a pensar manter a água pelo menos entre os 20 e 24 graus. Senão depois quando aquecer até aos 27/28 poderia sofrer alguma alteração química.... sei lá... Citar "Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."
Joao Bello Publicado: Fevereiro 3, 2010 Publicado: Fevereiro 3, 2010 Thanks.Por acaso vou encomendar filtro e termoestato juntos... estava mesmo a pensar manter a água pelo menos entre os 20 e 24 graus. Senão depois quando aquecer até aos 27/28 poderia sofrer alguma alteração química.... sei lá... Mete a temperatura final que queres desde inicio, para começar ja a ficar toda aquecida por igual... Abraço Citar
PioM Publicado: Fevereiro 4, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 4, 2010 Mete a temperatura final que queres desde inicio, para começar ja a ficar toda aquecida por igual... Abraço A menos que fosse essencial para o desenvolvimento das bactérias, vou deixa-lo a 20 graus durante o ciclo. Sempre se poupam uns watts. Nos ultimos 4 ou 5 dias logo estabilizo a temperatura para começar a meter nadadores. Cumps. Citar "Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."
PauloAgra Publicado: Fevereiro 4, 2010 Publicado: Fevereiro 4, 2010 A menos que fosse essencial para o desenvolvimento das bactérias, vou deixa-lo a 20 graus durante o ciclo. Sempre se poupam uns watts. Nos ultimos 4 ou 5 dias logo estabilizo a temperatura para começar a meter nadadores. Cumps. Na minha opinião devias completar o ciclo com a temperatura alta para prevenir o ictio porque nas fazes iniciais do aqua é muito fácil de apanhar ictio... cumpz Citar 260L Discus http://aquariofiliapt.com/index.php?showtopic=219&st=0
PioM Publicado: Fevereiro 5, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 5, 2010 Na minha opinião devias completar o ciclo com a temperatura alta para prevenir o ictio porque nas fazes iniciais do aqua é muito fácil de apanhar ictio... cumpz Ahh.... boa, não tinha noção disso. Obrigado PauloAgra. Assim em principio vou cicla-lo a 25graus Citar "Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."
Recommended Posts