Recommended Posts

Publicado

Boa noite a todos. Sou novíssimo aqui no fórum. Este é o meu primeiro post. Já há alguns "bons 15 anos" que não mexo com aquariofilia, portanto sou iniciante nestas andanças.

Gostava de saber como fazer a manutenção da água. Tenho uma carpa há mais ou menos um ano e agora adquiri mais duas carpas uma molly e um cascudo. Estão num aquário pequeno "para começar" de 15 litros. Geralmente uso água da torneira mas hoje comprei um desclorificante e já usei.

Bem, minhas dúvidas e espero que não muitas são as seguintes:

1- Como faço para saber se a amónia e os nitritos da água estão num nível aceitável e se não o que fazer?

2- Meus peixes estão com pouca cor, mas estão alegres, o que se passa?

3- Hoje comprei uma planta, é necessário fertilizante?

4- Não tenho termostato, é mesmo fundamental?

5- Quando limpamos o aquário, as bactérias de cultura vão embora? Quanto tempo demora para que elas cresçam novamente?

Espero que não sejam muitas...

Obrigado!

Publicado:

bem este vai ser o meu primeiro post de ajuda :( espero mesmo ajudar em alguma coisa , mas depressa vira alguém mais experiente ajudar.

1- A maneira de saberes é comprares esses testes que encontras facilmente em lojas de Aquariofilia, e são muito importantes para controlares o teu ecossistema.

2- Deverias dizer qual o teu set up para percebermos o problema, a tua agua deve ter pouca oxigenação, não deves ter nenhum filtro ou bomba de ar para ajudar na realimentação da superfície da agua, que é onde se passam as trocas gasosas.

3-As plantas ajudam em muito no teu aquário, mas como os peixes tambem requerem cuidados, nem todas as plantas são tratadas da mesma maneira por isso terias que indicar qual a planta.

4- O termostato é importante para manteres a temperatura adequada as espécies como evitar variações térmicas que podem ser graves para os peixes, outra coisa a karpa é um peixe de agua fria, mas a molinesia não. essas especies necessitam de condições diferentes, terias que subir a temperatura do aquário, mas penso que a karpa aguenta apesar de não ser o melhor

5-Limpar o aquário como? tens filtros...

Bem na minha opinião a melhor solução é leres tópicos de ajuda, tentar perceber o que realmente se passa dentro de um aquário e quais a suas necessidades, mais uma coisa tens que saber que tipo de aquário queres dimensões e que espécies vais ter, porque esta tudo relacionado uma carpa num aquario de 15L não vive, sobrevive e mal, ainda existindo mais peixes torna tudo mais complicado, os peixes acabaram por morrer intoxicados

seria muito bom perderes algum tempo e leres estes tópicos, http://www.aquahobby.com/b_articles.php , principalmente o do ciclo e filtagens. é um site brasileiro, também temos muita informação aqui no forum, mas como sou recente , não sei bem onde esta desculpem-me os membros deste forum, depois tambem tens a ferramenta de pesquisa e procurar topicos importantes.

Publicado:
uma carpa num aquario de 15L não vive, sobrevive e mal

è ainda mais grave que isso... a carpa fica enorme, o cascudo (penso ser um comum pleco) igualmente, é uma questao de dias (2 ou 3) ate isso te morrer tudo...

sugiro que te informes antes de comprares qualquer ser vivo para garantir que tens as condicoes minimas necessarias para a sua manutencao... em 15 litros, so camaroes e mal...

como saber amonia e "primos", existem testes a venda em lojas da especialidade.

Termostato, tens peixes de agua fria (carpa ) e os restantes de agua quente, todos precisam de termostatos mas regulados a temperaturas diferentes, para a carpa 15/16 graus, para os restantes a volta dos 24/26, como ter estas duas situacoes num mesmo aquario perguntas tu? (va pergunta la... ) NAO se consegue, ou seja esses peixes nao podem coabitar num mesmo aquario...

Em relacao a limpeza, um filtro e essencial, e limpar o aquario passa no maximo por aspirar o fundo e a manutencao (quando necessario) dos filtros, isso garante que as bacterias nao se perdem, nunca se deve mudar totalmente a agua de um aquario porque senao ele nunca ganhara o equilibrio necessario para ser menos dependente de limpezas (no teu eu mudava pelo menos 50% da agua, 2 vezes ao dia, para er se esses coitados se aguentam...)

Planta e fertilizacao, sem saber que planta é nao te posso ajudar como deves calcular... ja agora iluminacao, tens?

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!