Recommended Posts

Publicado

Boa noite a todos. Sou novíssimo aqui no fórum. Este é o meu primeiro post. Já há alguns "bons 15 anos" que não mexo com aquariofilia, portanto sou iniciante nestas andanças.

Gostava de saber como fazer a manutenção da água. Tenho uma carpa há mais ou menos um ano e agora adquiri mais duas carpas uma molly e um cascudo. Estão num aquário pequeno "para começar" de 15 litros. Geralmente uso água da torneira mas hoje comprei um desclorificante e já usei.

Bem, minhas dúvidas e espero que não muitas são as seguintes:

1- Como faço para saber se a amónia e os nitritos da água estão num nível aceitável e se não o que fazer?

2- Meus peixes estão com pouca cor, mas estão alegres, o que se passa?

3- Hoje comprei uma planta, é necessário fertilizante?

4- Não tenho termostato, é mesmo fundamental?

5- Quando limpamos o aquário, as bactérias de cultura vão embora? Quanto tempo demora para que elas cresçam novamente?

Espero que não sejam muitas...

Obrigado!

Publicado:

bem este vai ser o meu primeiro post de ajuda :( espero mesmo ajudar em alguma coisa , mas depressa vira alguém mais experiente ajudar.

1- A maneira de saberes é comprares esses testes que encontras facilmente em lojas de Aquariofilia, e são muito importantes para controlares o teu ecossistema.

2- Deverias dizer qual o teu set up para percebermos o problema, a tua agua deve ter pouca oxigenação, não deves ter nenhum filtro ou bomba de ar para ajudar na realimentação da superfície da agua, que é onde se passam as trocas gasosas.

3-As plantas ajudam em muito no teu aquário, mas como os peixes tambem requerem cuidados, nem todas as plantas são tratadas da mesma maneira por isso terias que indicar qual a planta.