Recommended Posts

Publicado

Durante muito tempo dediquei-me a água doce. Tive que deixar devido a ter pouco tempo disponivel. Agora como tenho mais tempo, e o bichinho despertou novamente, gostaria que me dessem uma ideia de quanto terei que gastar para montar um de agua salgada com 120x40x50?

 

Obrigado pela atenção.

Publicado:
Durante muito tempo dediquei-me a água doce. Tive que deixar devido a ter pouco tempo disponivel. Agora como tenho mais tempo, e o bichinho despertou novamente, gostaria que me dessem uma ideia de quanto terei que gastar para montar um de agua salgada com 120x40x50?

 

Obrigado pela atenção.

 

 

Bom... uma questao muito complicada de responder. Seria como um Membro chegar aqui e dizer que queria comprar um carro e perguntar quanto custa.

Comercial, de passageiros ou misto?

Quer um carro de 2 lugares, de 5 ou de 7?

Para que quer o carro?

Quantos quilometros por ano para saber se compensa a gasoleo?

Quanto pensa poder gastar?

E muitas outras questoes para se lhe poder indicar uma marca e um modelo...

 

Vamos ao aquario...

Primeiro que tudo sera um FO (so de peixes), FOWLR (de peixes com rocha viva) ou de Recife?

Se for de recife, sera para corais moles ou duros e se tiver duros sera maioritariamente de LPS (polipos longos) ou SPS (polipos curtos)?

So em funcao da resposta a estas duas questoes temos grandes variacoes quanto a iluminacao, circulacao de agua e escumacao.

 

Para comecar precisas do aquario e convem que seja com caixa depuradora (vulgo "sump") embora nao indispensavel.

Precisas de aquecimento para manter a agua em torno dos 25º celsius (entre 24 a 28 para corais e se so de peixes, dependendo dos peixes podem resistir a um pico de aquecimento ligeiramente superior). Convem termostatos com uma potencia de 1W por litro embora seja possivel e normal com valores inferiores.

Se estiver num local muito quente no Verao precisas de refrigerador e aqui vai um valor significativo.

Precisas de bombas de circulacao que podem variar de preco entre 10 ou 12Euros (SunSun) ate 420Euros (Vortech MP40 e WaveBox) ou mais de 500 para uma Turbelle Stream 6305.

Quanto ao escuamdor, tambem vai depender muito da carga organica dentro do aquario e dos corais sendo que alguns moles ate gosta de agua menos limpa e outros como os SPS nao dispensa agua de muito boa qualidade o que obriga a bom e potentes escumadores auxiliados ou nao por equipamentos com lampadas UV ou UV-C e ozonizadores...

Depois, quanto a iluminacao, no caso de durtos SPS podera ser aocnselhavel 1W por litro mas em moles e duros LPS nao precisas de tanto.

 

Quando falar num aquario de 120x40x50 sao 40 de largura e 50 de altura ou 40 de altura e 50 de largura?

Quanto mais largo melhor. Quer com 40 de altura ou 50 podes ir para lampadas T5s e 120 de comprimento sera uma boa medida pois podes optar por calhas our eguas com T5s de 54W que medem cerca de 115cm. Ou se por qualquer motivo preferires podes ir para 2X24W em comprimento uma vez que sao lampadas com cerca de 55cm de comprimento. Com 120cm eu nao iria para HQIs porque me parece que uma sera pouco e duas sera muito embora seja o recomendado para 120cm. E mesmo que os 50cm sejam de altura penso que as T5 sao suficientes.

 

Por tudo isto nao sei por onde comecar e nao sei o que te dizer. Podes ser mais claro quanto ao que pretendes ter em termos de sistema?

 

Cumprimentos

Rolim

Publicado:

Antes demais obrigado pela atenção e pela resposta.

 

Eu não sou grande conhecedor dos equipamentos que são mais apropriados, nem do melhor sistema para montar aquarios de água salgada. Andei a ler umas coisas e posso responder-lhe a algumas coisas. Primeiro tenciono que nesta fase o aquario tenha apenas alguns peixes e rocha viva. O corais secalhar é melhor pensar daqui a uns anos. Sem dúvido que quero que o aquario tenha sump, pelo que pude ler é bastante benéfico. Quanto á refrigeração penso não ser necessário dado que o local não é muito quente, aliás cá no minho a temperatura nunca é demasiado quente. Quanto ás bombas de circulação, escumador e sistema de iluminação tou um bocado perdido. As dimensões do aquario eram 120 de comprimento, 50 de largura e 40 de altura. Quanto ás especies eu gosto bastante dos peixe palhaço.

Um dos meus problemas é que na minha zona não conheço ninguem que seja especializado, dado que sou de Caminha.

 

Cumprimentos,

F.Azevedo.

Publicado:

Boas Filipe

 

Para analisar os custos, eu começaria por ver o custo do aquário, móvel e caixa depuradora (vulgo “sump”) bem como as respectivas ligações. Coluna seca (penso ser preferível) ou “OverFlow Box

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&s...mp;aq=f&oq=

para aquários que já foram comprados e sem coluna seca ou furos e bomba de reposição. A potência da bomba de reposição deve ter em conta a altura a que terá de elevar a água e a capacidade de escoamento da coluna seca ou OverFlow-box. Tena aqui algumas, só como exemplo:

http://www.seahorseshop.com/store/index.ph...0f60db120caaa8e

e eu iria para as EHEIM ou Aquamedic mas tenho um aquário a trabalhar com uma cabeça motorizada (“power head”) que já tinha e que serviu para o pretendido.

 

Um equipamento a que o pessoal dá pouca importância no início é o de osmose. Eu penso ser indispensável pelo menos para quando se começa a repor agua doce depois de introduzir “vivos” e supondo que foi cheio com agua do mar ou então para filtrar toda a agua que se vai misturar com o sal. Tens aqui alguma discussão sobre o equipamento:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=886469

E aqui uma indicação negativa sobre a UnderWater que será de levar em conta:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=886536

 

Quanto a sal, normalmente compro no FishPlanet sacos de 20Kg da Aquamedic por cerca de 60Euros a que deduz o desconto de cliente. Ultimamente comprei algumas caixas da ELOS porque me parece que seria melhor e estava ao mesmo preço mas julgo que era um preço promocional de lançamento e talvez vá aumentar. Os 20Kg de sal dão para cerca de 600l de água.

 

Depois tens que comprar um densímetro ou refractómetro para medir a salinidade e o termóstato para manter a agua em torno do 25ºC (de 24 a 26 podendo ter picos até 27 ou 28 mas convém evita-los). Em princípio deverias ter termóstatos de 1W por litro mas já tenho trabalhado com menos e sem razão de queixa. Por exemplo um de 300W para cerca de 300l de agua ou de 200W para duzentos ou duzentos e tal litros.

 

Depois precisas de substrato. Não é indispensável e há quem os tenha sem areia. Mas o substrato, sendo de boa qualidade ajuda-te a equilibrar o Ph.

 

E tens a rocha viva, muito importante e que seja de boa qualidade.

 

Quanto a bombas de circulação, tens digitais e controláveis no fluxo

http://www.seahorseshop.com/store/index.php?cPath=161

ou mais baratas sem fluxo controlável

http://www.seahorseshop.com/store/index.php?cPath=221 (embora aqui apareça aVorTech MP20 que me parece ser erro por ser de fluxo controlável).

 

Tens outros modelos e preços aqui:

http://reefquest.vstore.ca/index.php/cName...94f51b04fa57084

 

http://www.bubbles-shop.com/loja/index.php...0a6efcd0ac46c36

http://www.underwater-shop.com/index.php?cPath=22_34 (com as reservas anteriormente referidas)

http://www.aquaeden-shop.net/AguaSalgada/p...bas&subcat=

 

Quanto a iluminação, se fores para corais duros SPS deves ter boa iluminação com 1W por litro e ainda muito boa circulação e se possível variável e muito boa qualidade de água. Eu gosto muito de HQIs mas penso que ficarias bem servido com T5s.

Tens aqui alguns tipos de iluminação:

http://www.aquaeden-shop.net/AguaSalgada/p...t=T5_REGUAS_LED

e do lado esquerdo tens no menu as “calhas” onde podes ver entre calhas e réguas.

 

E não podes esquecer o escumador. Penso que este seja o que está na moda:

http://reefquest.vstore.ca/product_info.ph...ame/escumadores

é muito bom e eficiente mas custa, novo, 700Euros. Nas lojas que indiquei há muitos outros.

 

Depois, além de salinidade, temperatura, e Ph que devem ser estáveis e dnetro dos parâmetros recomendados, precisas de manter os níveis recomendados de Kh, cálcio e magnésio. Depois tens ainda o Strontium, Trace Elements e Iodo que uns adicionam e outros não havendo alguma discussão quanto a necessidade de adição.

 

Quanto a corais nao te preocupes que após cosneguires estabilizar o aquario (1 a 2 meses) podes tentar arranjar Xenias que muitos Membros até oferecem ou deitam fora e que produzem um bonito efeito no aquário e ajudam a estabilizar por consumirem alguns nutrientes e serem resistentes. E dentro dos corais moles há muitos que podes ir comprando (não todos claro..), como por exemplo o Sarcophyton, e que se vão adaptar a um aquario bem cuidado.

 

Certamente que me esqueci de alguma coisa mas vamos aguardar outras opiniões que podem complementar esta ou mesmo contradizer alguns pontos.

 

Cumprimentos

Rolim

Publicado:
Antes demais obrigado pela atenção e pela resposta.

 

Eu não sou grande conhecedor dos equipamentos que são mais apropriados, nem do melhor sistema para montar aquarios de água salgada. Andei a ler umas coisas e posso responder-lhe a algumas coisas. Primeiro tenciono que nesta fase o aquario tenha apenas alguns peixes e rocha viva. O corais secalhar é melhor pensar daqui a uns anos. Sem dúvido que quero que o aquario tenha sump, pelo que pude ler é bastante benéfico. Quanto á refrigeração penso não ser necessário dado que o local não é muito quente, aliás cá no minho a temperatura nunca é demasiado quente. Quanto ás bombas de circulação, escumador e sistema de iluminação tou um bocado perdido. As dimensões do aquario eram 120 de comprimento, 50 de largura e 40 de altura. Quanto ás especies eu gosto bastante dos peixe palhaço.

Um dos meus problemas é que na minha zona não conheço ninguem que seja especializado, dado que sou de Caminha.

 

Cumprimentos,

F.Azevedo.

 

Olá Filipão,

 

Morares em caminha é muito bom, tens muita água do mar disponível a dois passos e de borla :2gunfire:, assim não gastas dinheiro em sal e outros aditivos.

Gostares do peixe-palhaço também é bom, é um peixe fácil de cuidar http://www.liveaquaria.com/product/aquariu...s.cfm?c=15+1926

Por exemplo, no meu 80x35x30 uso um escumador de 30€, mas como viste no post anterior há a 700€ ...

As calhas também podem custar umas centenas largas de euros, ou até podes fazer tu uma :) (não era o 1º)

A rocha viva, tenta arranjar aqui no fórum, nas lojas pode cutar 20€/25€ o Kg...dependendo dos Kg que queres o custo pode variar MUITO. Se tiveres paciência podes optar por rocha morta de recife +/- 5€ o Kg

Depois vais precisar também de Testes (ph, amónia, etc...)

 

Acho que ninguém te vai responder quanto vais gastar, é mais fácil dizeres quanto tens para gastar +/-

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Publicado:

O problema sera o custo do aquario. Nao sei como andam os precos ai por cima. Em Lisboa terias o Fernando Ribeiro e a Vidromoldura que penso terem bons precos embora nunca tenha comprado nenhum a essas lojas.

Se andares atento aos classificados podes conseguir material a bom preco. Mas convem andares pelas lojas on-line e nao so a ver precos para nao vires a comprar algo em segunda mao mais caro do que novo o com valor aproximado.

Esta penso ser uma loja muito utilizada pelo pessoal aqui do Forum, embora eu tambem nunca la tenha comprado nada mas podes usa-la com referencia para precos ou mesmo mandar vir de la como os outros Membros ou ate em conjunto com outros Membros para repartirem o valor dos portes e tentarem negociar descontos de quantidade:

http://www.aquaristic.net/

ou

http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/f26...5b6c40.68195764

 

Como foi dito anteriormente, se usares agua do mar ja poupas banstante em sal e outros aditivos mas convem teres bons testes e repores nomeadamente calcio e magnesio para os manter em valores aceitaveis.

 

Dependendo do custo do aquario, movel e caixa depuradora, penso que podes ter um sistema bem montado com muito menos do que 1000Euros.

 

Tenho visto areia adquada a venda em segunda mao com valores entre 1 e 1,50Euros. Rocha podes comprar coral seco (a que vulgarmente chamam rocha morta) por 5 a 6Euros e depois juntas rocha viva que aqui no Forum podes conseguir de 9 a 10Euros mas ate ja vi vender a 6Euros. Iras ter um aquario com cerca de 200l e podes ir pensado em cerca de 20Kg de rocha.

Se, em vez de calhas, utilizares reguas de iluminacao, com duas duplas de 54W T5 como por exemplo estas:

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/prod...LED&menu=16

ficas bem servido por cerda de 220Euros mas na minha opiniao ate com iluminacao a mais. Penso que ate poderias ir para uma calha de 3x54W.

Se iniciares apenas com peixes podes ir para uma calha de 2 lampadas T8 e quando quiseres introduzir corais pensas nas T5.

Podes iniciar com bombas da SunSun e depois, com o tempo, pensas em Tunze ou VorTech.

Ja temos pessoal com muitos anos de recife e que comecam a passar para grandes sistemas ou corais ams exigentes pelo que comprar escumadores muito mais potentes e vendem os deles pelo que tenho visto aqui a venda Deltec APF600 na casa dos 200 a 250Euros ou ATI BM 250 pelo mesmo preco. E tens escumadores nao tao eficientes mas igualmente bons por precos bem inferiores. Tens que andar atento.

 

Eu tive durante alguns anos um aquario com cerca de 1,2m com um escumador "Berlin Air Lift" igual a este:

http://pet4you.net/index.php/vmchk/peixes/...n-air-lift.html

e aguentou-se bem. Foi comprado numa loja por cerca de 60Euros mas na InterNet fica muito mais barato e em segunda mao consegues por 25 a 30Euros.

 

Por isso nao vale a pena desanimar nem pensar em aumentar o orcamento. Procura andar atento a material em segunda mao de boa qualidade.

 

Cumprimentos

Rolim