Hugo Bernardo Publicado Janeiro 27, 2010 Publicado Janeiro 27, 2010 (editado) Boas Como foram feitas algumas alterações no aquário e como não consigo alterar os títulos do post, decidi criar este novo. Após umas semanas sem novidades, vou deixar aqui umas actualizações. Foi aparada a cuba, alguma dela já estava a "engolir" as blixas, espero que seja desta vez que elas arrebitem. Acabei por fazer uma "pequena" ilha do lado direito, mas está sujeita a alteração quando vier a flora. O substrato é para substituir por Elos Terra. Vai levar uma blixa japonica (aquela planta que lá está é para sair, mas por enquanto está a ser útil) e como tapete, cuba e talvez uma Pogostemon helferi (ou só mesmo pogostemon). Setup actual Nome: ISLE OF LOUNGE Aquário:100x30x40 Iluminação:calha Hailea 4x39W (T5 HO SPECTRAPLUS 6500K, T5 HO AQUASTAR 10000K, T5 HO SKYWHITE 8000K, T5 HO GROLUX 8500K) Substrato:Elos Bottom Mineral, Elos Terra e areia de sílica branca Filtragem:Eheim Classic canister 2213 CO2:duas garrafas de CO2 caseiro Aquecimento: 2 x Eheim Jager 75W Fauna: - 20 Paracheirodon innesi (Neons) - 3 Hemigrammus rhodostomus (Nariz de bêbado) - 2 Poecilia reticulata + alevins (Guppys) - 1 Crossocheilus siamensis (SAE - comedor de algas siamês) - 1 Pseudomugil furcatus (Peixe Arco-iris de 2 caudas) - 2 Otocinclus affinis (Otos) - 3 Caridina cf cantonensis (Crystal red) - 1 Neocaridina heteropoda (Red cherry) - 2 Neritina natalensis (Neritinas) - 2 Pomacea bridgesi (Ampulárias) - 1 Coridora aeneus (Coridora bronze) - 2 Brachygobius doriae (Peixe abelhinha) Flora: - Blyxa japonica - Hemianthus callitrichoides Cuba - Ceratophyllum demersum 'Foxtail' - Pogostemon helferi - Prosserpinaca palustris "cuba" Pormenor da ilha antes da poda Depois de ter cortado a cuba e já com a nova ilha Algumas macros...foi o melhor que se arranjou Adoro este Pseudomugil, é pena não ter companhia Um Brachygobius xanthozona, peixe bastante engraçado pelo seu comportamento Ter um coridora tem vantagens, mas não são estas...remexer é com ele... Por agora é tudo... resta esperar pela flora. Sugestões são sempre bem vindas. Cumprimentos Hugo Bernardo Editado Março 12, 2010 por Hugo Bernardo Citar ------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------
Patuleia Publicado: Janeiro 27, 2010 Publicado: Janeiro 27, 2010 (editado) Uma lotus do lado direito ficava a matar... Editado Janeiro 27, 2010 por Patuleia Citar A Ilha, DEZ09
gervas Publicado: Janeiro 27, 2010 Publicado: Janeiro 27, 2010 Lindos gupies que tu aí tens. =) Onde arranjaste esse gobeo? É fantástico, também quero um=) Citar The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos)
Hugo Bernardo Publicado: Janeiro 27, 2010 Autor Publicado: Janeiro 27, 2010 Lindos gupies que tu aí tens. =) Onde arranjaste esse gobeo? É fantástico, também quero um=) Vai a um Bricomarchet que tenha secção de peixes que eles costumam ter. Em Alcobaça havia ainda alguns. Citar ------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------
André19 Publicado: Janeiro 27, 2010 Publicado: Janeiro 27, 2010 Tambem gosto muito desses guppys, sao enormes Gosto tanto do aqua como está qe nao lhe mexia mais xD Citar
Vasco Ferreira Publicado: Janeiro 29, 2010 Publicado: Janeiro 29, 2010 (editado) Ficou muito bem.... Acertaste "a coisa", as plantas deram um pulo. Eu gosto. Vais trocar por o Substrato por Elos Terra...n sei se não vais perder um pouco o contraste entre as ilhas e o "resto". Agora tens muito contraste entre o verde das plantas, o branco da areia e o preto do fundo. N sei que se com o ELo, como é castanho n se vai resultar, na minha opinião, tão bem. Qt à nova ilha ficou muito boa...eu mantinha o tapete da outra ilha e só mudava a Blixa por outra planta, para diversificar! Como ficou a fertilização? E a iluminação? Abraços e continua 5*!!! Editado Janeiro 29, 2010 por Ptuga Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Hugo Bernardo Publicado: Janeiro 29, 2010 Autor Publicado: Janeiro 29, 2010 Boas Vou ter de pôr outro substrato para poder plantar. Plantar na areia não sei se será a melhor opção. Quanto a fertilizações, penso que já acertei com elas, muito graças à planta que está do lado direito. Ajudou bastante no consumo dos nutrientes em excesso. Ultimamente tenho feito foroperiodos de 8 horas = 4h (2x39W) + 4h(2x39W) e não tenho tido problemas com algas. Tirando umas que ainda se encontram nas folhas das blyxas, parecem uns pêlos pretos (tipo raízes). Que alga é esta??? Ela até se remove bem com uma pinça, mas é uma seca. Cumprimentos Hugo Bernardo Citar ------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------
Vasco Ferreira Publicado: Janeiro 29, 2010 Publicado: Janeiro 29, 2010 Deixa ver se entendi... Queres prolongar o resto do tapete ao resto do aquário? se sim, ai so Elos Terra na chega, tens de por algo fertil...Elos Bottom mineral + Elos terra. As algas fazem tipo um tufo? n serão blackbeard algae? Se sim...tira as certezas, mas eu penso que aumentando a concentração CO2 consegues dar cabo delas. Abraços Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
alex_pereira84 Publicado: Janeiro 29, 2010 Publicado: Janeiro 29, 2010 Vou começar pela minha opinião negativa para no final dar graxa Não gosto muito da planta que tens do lado direito, por experiência pessoal "larga" folha e por baixo perde consistência, concordo com o membro que sugeriu a lotus, acho que dava bastante realce ao aqua.. quanto à escolha dos habitantes também tive uma má experiência com os "abelhinhas" que conseguem comer peixes maiores que eles, são muito sossegados e andam quase sempre escondidos mas quando aparecem Quanto ao aquario e a disposição das "coisas" acho que é um dos melhores que já vi, adorei a simplicidade e a forma como conseguiste juntar o estilo de um plantado e de um paisagistico. Parabéns pelo brilhante trabalho e boa continuação Citar ......Variedades dos tipos de caudas de BETTAS......
Hugo Bernardo Publicado: Janeiro 29, 2010 Autor Publicado: Janeiro 29, 2010 Deixa ver se entendi...Queres prolongar o resto do tapete ao resto do aquário? se sim, ai so Elos Terra na chega, tens de por algo fertil...Elos Bottom mineral + Elos terra. As algas fazem tipo um tufo? n serão blackbeard algae? Se sim...tira as certezas, mas eu penso que aumentando a concentração CO2 consegues dar cabo delas. Abraços Não é para prolongar o tapete, apenas quero fazer uma ilha pequena. Para aquilo que eu quero meio vaso de cuba chega e sobra. Quanto à alga julgo que são Hair Algae das que têm os filamentos pretos. Vou aumentar o CO2 para ver o que dá. Vou começar pela minha opinião negativa para no final dar graxa Não gosto muito da planta que tens do lado direito, por experiência pessoal "larga" folha e por baixo perde consistência, concordo com o membro que sugeriu a lotus, acho que dava bastante realce ao aqua.. quanto à escolha dos habitantes também tive uma má experiência com os "abelhinhas" que conseguem comer peixes maiores que eles, são muito sossegados e andam quase sempre escondidos mas quando aparecem Quanto ao aquario e a disposição das "coisas" acho que é um dos melhores que já vi, adorei a simplicidade e a forma como conseguiste juntar o estilo de um plantado e de um paisagistico. Parabéns pelo brilhante trabalho e boa continuação Essa planta que te referes é temporária, deu-me um jeitão para combater algumas algas que apareceram. Aí vai levar uma planta de fundo, ainda não sei qual, uma blixa e um pouco de cuba para definir a ilha. Citar ------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------
slb-nn Publicado: Janeiro 29, 2010 Publicado: Janeiro 29, 2010 Muito lindo parabens. Olha só uma coisa qual o setup do aqua? Citar
Hugo Bernardo Publicado: Janeiro 29, 2010 Autor Publicado: Janeiro 29, 2010 Boas, ontem fiz uma TPA e acabei de arrumar a casa. Acabou por ficar com este aspecto. Agora umas tentativas de macros do meu guppie macho. Sinto que ao aquário falta a presença de algo. Parece que os Discus chamam por mim. Isto tudo por culpa do Petty, não sabia que havia peixes de água doce tão bonitos como aqueles e como eu sou uma beca invejoso, também vou querer uns assim. Depois de plantar a ilha vai ser a minha próxima aquisição Por agora é tudo. Cumprimentos Hugo Bernardo Citar ------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------
EMM Publicado: Janeiro 30, 2010 Publicado: Janeiro 30, 2010 Bem que espectáculo de aqua. Parabens Citar
Hugo Bernardo Publicado: Janeiro 30, 2010 Autor Publicado: Janeiro 30, 2010 Muito lindo parabens. Olha só uma coisa qual o setup do aqua? Boas, tens o setup no inicio do post. Citar ------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------
slb-nn Publicado: Janeiro 30, 2010 Publicado: Janeiro 30, 2010 (editado) Só uma pergunta quanto tempo te demorou a relva a ficar assim? Á e outra coisa a filtragem que tens é mesmo muito fraquinha deverias meter outro por exemplo o eheim 2215. Editado Janeiro 30, 2010 por slb-nn Citar
Hugo Bernardo Publicado: Janeiro 30, 2010 Autor Publicado: Janeiro 30, 2010 Cerca de 4 meses, nem tanto. Quanto ao filtro, 440 L/h para um aquário de 90L acho que é mais que suficiente. Citar ------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------
slb-nn Publicado: Janeiro 30, 2010 Publicado: Janeiro 30, 2010 O teu aqua é de 120 litros de agua retiras 20 para areia e mais algo ficas com 100 e deves ter no minimo 5x o volume de agua do aqua coisa que não tens tens 4.20 o volume total de filtragem e filtragem nunca é demais. Citar
krypticall Publicado: Janeiro 30, 2010 Publicado: Janeiro 30, 2010 Boas Hugo Acho a ideia da segunda ilha positiva , no entanto usaria o mesmo tipo de flora que está do lado direito sem grandes alteraçoes nela para nao perderes as proporçoes do aquario. A adicionar algo diferente seria e para completar ambas as ilhas seria uma pequena moita de hemmianthus micrantemoides que dá para fazar moitas baixas e compactas Citar
Hugo Bernardo Publicado: Janeiro 31, 2010 Autor Publicado: Janeiro 31, 2010 Boas A "ilha" vai levar com uma blixa logo atrás da pedra que se encontra do lado direito. Por trás da blixa e da pedra grande a hipotese da moita de hemmianthus micrantemoides até me agrada bastante, até porque tenciono comprar uns discos e aí poderia criar um bom refugio para eles. Será que é uma boa planta para discos??? Aquela planta alta que se vê é para tirar. Entre as duas pedras da frente e do lado esquerdo da pedra grande estava a pensar colocar HC cuba, mas não sei se será fácil criar um tapete com a coridora bronze. Para essa zona também pensei em Pogostemon elferi, mas como não conheço bem como ela se desenvolve, ainda estou indeciso. Citar ------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------
Hugo Bernardo Publicado: Janeiro 31, 2010 Autor Publicado: Janeiro 31, 2010 Bem, hoje quando acendi as luzes do aquário o vidro traseiro parecia uma árvore de Natal. Cerca de 30 ampulárias acabadinhas de nascer pastavam pelo vidro. Agora resta-me um dilema, o que fazer com elas, será que me vão dar cabo das plantas??? Citar ------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------
carrito Publicado: Janeiro 31, 2010 Publicado: Janeiro 31, 2010 Boas Eu também tive essa surpressa mas foram mais de 100. Tenho andado a oferecer ao pessoal aqui da zona. Quanta às plantas nunca lhes tocaram, e se morrer algum peixe tratam-lhe logo do funeral . . . Citar
Hugo Bernardo Publicado: Fevereiro 2, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 2, 2010 Boas Face à oferta existente no mercado a opção da flora vai passar para Blixa japonica, Pogostemon elferi e Prosserpinaca palustris "cuba". Na ilha maior, do lado esquerdo da pedra grande e atrás da blixa tambem vou colocar uma Prosserpinaca palustris "cuba" para criar um pouco de altura e volume. Penso receber as plantas 5ª feira, depois coloco aqui as novidades. Só para terem uma ideia, não vale rir do desenho, o aquário vai ficar mais ou menos com este aspecto. Se tiverem alguma sugestão a dar serão sempre bem vindas. Cumprimentos Hugo Bernardo Citar ------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------
Vasco Ferreira Publicado: Fevereiro 2, 2010 Publicado: Fevereiro 2, 2010 (editado) Viva Pessoalmente, penso que o layout fica a perder com adição de plantas em altura. A grande beleza, a meu ver, do teu aquario está no dar a sensação que estamos num barco no mar a ver duas ilhas como paisagem de fundo. Ao acrescentar as plantas em altura perde-se a harmonia do conjunto. Eu elevava um pouco mais a altura da ilha da direita (ja que queres um pouco mais de altura) e colocava, como o kripticall ja tinha referido, flora semelhante à que tens na ilha principal. A Pogostemon elferi é uma boa entrada pq, mais uma vez, não vai destoar de tudo o resto, e ser um agradavel apontamento. Abraços Editado Fevereiro 2, 2010 por Ptuga Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Hugo Bernardo Publicado: Fevereiro 2, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 2, 2010 (editado) Já as comprei. Concordo com o que tu dizes. Para não perder essa harmonia de que falas vou tentar com que a Prosserpinaca palustris "cuba" não fique muito alta em relação às pedras maiores para não ficar desproporcional. É claro que no desenho a proporção não será a ideal. 5ª feira logo se vê. Editado Fevereiro 10, 2010 por Miguel Marques Citar ------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------
Hugo Bernardo Publicado: Fevereiro 3, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 3, 2010 Andei a "investigar" a planta Prosserpinaca palustris "cuba" e parece que é uma planta que não se requer muito alta, senão as folhas de baixo começam a ir à viola. Espero conseguir integrá-las de forma que fiquem em harmonia com a restante flora, harmonia esta de que o Ptuga fala, porque se ficarem altas são capaz de destoar um pouco. Tenho de arranjar forma a que fique proporcional em relação à altura das ilhas e pedras. Penso que o vou conseguir. Amanhã há novidades. Cumprimentos Hugo Bernardo Citar ------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------
Recommended Posts