Joao Bello Publicado Janeiro 25, 2010 Publicado Janeiro 25, 2010 Boa noite quero fazer um plantado amazónico, e gostava de ter algumas opinões para o substrato.. 100x50Lx40A ADA amazon aqua soil II indicado? Iluminação 4 x 36W é melhor mais certo? C02 é mesmo necessário? Eu sei que ajuda mas... Flora 2 ou 4 Discus 20 neons 1 plecostumus 4 coridoras 4 botias palhaço. Abraço
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 25, 2010 Publicado: Janeiro 25, 2010 Olá. Boa noite quero fazer um plantado amazónico, e gostava de ter algumas opinões para o substrato.. Plantado amazónico é coisa que não existe... Na maior parte dos cursos do rio Amazonas não existem plantas dentro de água, mas sim nas margens. Quanto muito, um plantado com peixes amazónicos... 100x50Lx40A Algo entre os 120 e 200W é suficiente para manter a maior parte das plantas disponíveis por cá. ADA amazon aqua soil II indicado? É um bom substracto... não quer dizer que seja o único. Há-os igualmente bons. Iluminação 4 x 36W é melhor mais certo? Não... isso é mais do que suficiente... aliás, se nunca tiveste aquário plantados, nem te aconselhava tanta potência de início. Aquários de alta manutenção, convém que o pessoal já dê uns toques no assunto. Infelizmente, 90% do pessoal tenta logo ir para o aquário hard-core porque os acham mais bonitos... só que depois não sabem tratar deles... e assim se chega ao mito de que os aquários plantados são difíceis de manter e só os cromos é que conseguem... C02 é mesmo necessário? Eu sei que ajuda mas... Depende da massa vegetal, tipo de plantas, regime de fertilização, e iluminação que utilizes... se calhar convinha leres umas coisas sobre o assunto. Já foi escrito bastantes vezes aqui no Fórum. É somente questão de procurares... Flora2 ou 4 Discus 20 neons 1 plecostumus 4 coridoras 4 botias palhaço. Fauna... Plecostumus... qual é o nome científico do peixe? Se calhar convém saberes qual loricarídeo é que tu tens. Vai na volta e tens aí um amigo que cresce bastante e depois vai ser complicado manter as plantas enraízadas... Bótias palhaço... são excelentes... para te destruirem as plantas todas Quanto ao resto, tudo bem... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Joao Bello Publicado: Janeiro 26, 2010 Autor Publicado: Janeiro 26, 2010 Plantado amazónico é coisa que não existe... Na maior parte dos cursos do rio Amazonas não existem plantas dentro de água, mas sim nas margens. Quanto muito, um plantado com peixes amazónicos... R: Ok ok seja como for XD mas então porque é que há tantas plantas vindas de lá?? Algo entre os 120 e 200W é suficiente para manter a maior parte das plantas disponíveis por cá. R: Era so para ter certeza... É um bom substracto... não quer dizer que seja o único. Há-os igualmente bons. R:Ok, então vou trabalhar com este que já conheço, mas já agora quais é que são igualmente bons? Não... isso é mais do que suficiente... aliás, se nunca tiveste aquário plantados, nem te aconselhava tanta potência de início. Aquários de alta manutenção, convém que o pessoal já dê uns toques no assunto. Infelizmente, 90% do pessoal tenta logo ir para o aquário hard-core porque os acham mais bonitos... só que depois não sabem tratar deles... e assim se chega ao mito de que os aquários plantados são difíceis de manter e só os cromos é que conseguem... R: Já tive aquarios plantados sim senhor , eu sei dos problemas das algas, do horario dessas coisas, em relação á manutenção tem de ser feita pois o aquario vai para a sala e como tal e como meu cartão de visita tem de estar impecavel... Eu fiz aqui algumas perguntas mais para ter certeza :D Depende da massa vegetal, tipo de plantas, regime de fertilização, e iluminação que utilizes... se calhar convinha leres umas coisas sobre o assunto. Já foi escrito bastantes vezes aqui no Fórum. É somente questão de procurares... R:Ok ok, é que isso é que nunca tive... Sei alguns toques mais nada. Fauna... Plecostumus... qual é o nome científico do peixe? Se calhar convém saberes qual loricarídeo é que tu tens. Vai na volta e tens aí um amigo que cresce bastante e depois vai ser complicado manter as plantas enraízadas... R: Este vai até aos 20cm... Mas nada agressivo para as plantas já é um velho amigo e já percebi que so gosta de coisas onde possa ficar em cima nunca gostou de plantas lol. Bótias palhaço... são excelentes... para te destruirem as plantas todas R: A serio? Não fazia ideia sempre os mantive com plantas e nunca tive problemas XD Sorte! Mas destroiem como? Quanto ao resto, tudo bem... Abraço joao bello
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 26, 2010 Publicado: Janeiro 26, 2010 Bótias palhaço, são muito irrequietos não param um minuto não se desviam das plantas, acabando por retira-las do areão. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Joao Bello Publicado: Janeiro 26, 2010 Autor Publicado: Janeiro 26, 2010 Ha por causa disso? Pensei que as comiam ou assim... Isso não há problema tenho uma solução para isso Abraço
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 26, 2010 Publicado: Janeiro 26, 2010 (editado) R: Ok ok seja como for XD mas então porque é que há tantas plantas vindas de lá?? Se leres com atenção, percebes... margens, diz-te alguma coisa? R:Ok, então vou trabalhar com este que já conheço, mas já agora quais é que são igualmente bons? Akadama, areão vulcânico de baixa granulometria... R: Já tive aquarios plantados sim senhor , eu sei dos problemas das algas, do horario dessas coisas, em relação á manutenção tem de ser feita pois o aquario vai para a sala e como tal e como meu cartão de visita tem de estar impecavel... Eu fiz aqui algumas perguntas mais para ter certeza Tiveste aquários plantados... ou com plantas? É que geralmente, quando se fala em aquários plantados, fala-se nos densamente plantados e bastante exigentes. Há até quem lhes chame high upkeep porque exigem bastantes cuidados. R:Ok ok, é que isso é que nunca tive... Sei alguns toques mais nada. Pois... é que pelos vistos, tiveste mesmo aquários com plantas, e não aquários densamente plantados. São mundos bastante diferentes. E no segundo, a probabilidade de errar é bastante maior. E com essa iluminação, é por aí que estás a enveredar... R: Este vai até aos 20cm... Mas nada agressivo para as plantas já é um velho amigo e já percebi que so gosta de coisas onde possa ficar em cima nunca gostou de plantas lol. Uma vez mais, toma atenção ao que escrevi... não estou a falar em comer plantas. Estou a falar no facto de num sprint te desenraizar as plantas. Obviamente que estou a falar de plantas pequenas. Se tiveres valisnérias ou outras de caule bastante fortes, não tens com que te preocupar. Ainda assim, devido à calma que estes aquários geralmente transmitem, na minha opinião, não é peixe para se manter num aquário desses. R: A serio? Não fazia ideia sempre os mantive com plantas e nunca tive problemas XD Sorte! Mas destroiem como? Comem-nas, ratam-nas... se tiverem as folhas moles, então é somente questão de estarem com um pouco de fome, que dum dia para o outro vais ficar sem plantas. Cumprimentos Luís Fortunato Editado Janeiro 27, 2010 por Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Joao Bello Publicado: Janeiro 26, 2010 Autor Publicado: Janeiro 26, 2010 Ok ok eu percebi tudo Os meu aquário tinha bastantes plantas mesmo mas talvez não o sufeciente para ser considerado um plantado então. Aquele peixe sprints? Naa aquilo mal se mexe, eu quando souber a raça eu meto aqui... (É parecido com o cascudo leopardus) Ok, desconhecia essa faceta dos botias nunca tinha tido problemas com eles... Claro eu percebi a parte das margens so me estava a fazer um pouco de confusao. . . Porque e que a iluminação esta mal? (foi isto que eu percebi...) Algum conselho em especial? Sem ser tirar os botias que eu ja percebi E intruduzir um sistema de CO2. (reactor de preferencia) Muito obrigado pela ajuda e paciencia Abraço espero não estar a ser chato nem mal interpretado
Fernando Freire Publicado: Fevereiro 3, 2010 Publicado: Fevereiro 3, 2010 Olá João, As tuas perguntas já foram todas respondidas... Não... isso é mais do que suficiente... aliás, se nunca tiveste aquário plantados, nem te aconselhava tanta potência de início. Aquários de alta manutenção, convém que o pessoal já dê uns toques no assunto. Infelizmente, 90% do pessoal tenta logo ir para o aquário hard-core porque os acham mais bonitos... só que depois não sabem tratar deles... e assim se chega ao mito de que os aquários plantados são difíceis de manter e só os cromos é que conseguem... Depende da massa vegetal, tipo de plantas, regime de fertilização, e iluminação que utilizes... se calhar convinha leres umas coisas sobre o assunto. Já foi escrito bastantes vezes aqui no Fórum. É somente questão de procurares... Cmpts "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
Joao Bello Publicado: Fevereiro 3, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 3, 2010 Olá João, As tuas perguntas já foram todas respondidas... Cmpts Eu tinha perguntado, porque é que a minha iluminação esta mal e se havia mais algum concelho em especial , outra questão, convem ligar primeiro uma luz e so depois as outras? Ou é indiferente? É que assim ficava parecido com o acontece na realidade... E poupava luz lol Abraço
Fernando Freire Publicado: Fevereiro 4, 2010 Publicado: Fevereiro 4, 2010 Ninguém disse que a iluminação está mal. Aconselharam-te a ter cuidado. Se notares algas no início do aquário reduz a iluminação. Se tens condições para fazer essa transição, porque não? experimenta! "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
Recommended Posts