Karla_M Publicado Janeiro 25, 2010 Publicado Janeiro 25, 2010 Boas, estou a iniciar este hobbie e é algo mesmo muito recente, aliás ainda nem adquiri o aquário. Mas tenho um dúvida...devo colocar algum substracto e se sim podem aconselhar-me algum? Isto porque vai ser um aquário muito pequeno e eu queria mesmo colocar-lhe algumas plantas, inclusive um tapete se possível. Isto é praticável só com areão ou preciso de substracto e de areia ou algo assim? Obrigada Citar
jpmartins Publicado: Janeiro 25, 2010 Publicado: Janeiro 25, 2010 Boa noite e bem vinda ! Em primeiro qual o tamanho do aquário ? Depende do tamanho para saber os peixes que queres por e depois escolher o tipo de areão conforme o que quiseres Citar Cumprimentos, João Martins Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes! jpmartins; Zaratrusca; Hugo Monteiro; ric17fcp; alvarenga; pp44.
Karla_M Publicado: Janeiro 25, 2010 Autor Publicado: Janeiro 25, 2010 Olá e obrigada pela rápida resposta. Em principio será um de 40 ou 60cm ainda estou a ver...porque não tenho muito espaço e quero começar com um pequeno. Os peixes serão pequenos e não muitos...talvez uns 8 no total: neons, mollys, corydoras, talvez um oto e um ou dois camarões pequeninos... Já agora se me derem ideias para plantas agradeço, eu estava a pensar em anúbias, fetos de java, musgo de java e uma ou outra que pudesse por...gosto de ver os aquários com muitas plantas obrigada Citar
Karla_M Publicado: Janeiro 26, 2010 Autor Publicado: Janeiro 26, 2010 Sabendo então o que quero para o meu aquário o conselho será então colocar substracto? Se puderem aconselhem tipos e marcas. Obrigada Citar
João Paulo Viegas Publicado: Janeiro 26, 2010 Publicado: Janeiro 26, 2010 Olá e bem vinda. Recordo que para manteres um aqua plantado o mesmo não depende apenas do substrato. Poderás ler por aqui e rapidamente perceberás que está dependente de muita coisa por exemplo a iluminação. Atenção que aquários mais pequenos são mais dificies de manter pois "perdoam" menos os erros iniciais do aquariofilista. Tens n marcas de substratos que podem ir desde a simples fertilização caseira passando por aquelas substratos que se encontram em qualquer loja de animais indo até aqueles topo de gama e que são destinados a um determinado tipo de áqua com determinadas plantas e carteiras. Disses-te que queres um tapete no aqua, então vê que espécie de planta é, as suas necessidade quanto a iluminação e tipo de água. Vê que tipo de água podes ter no aqua, vê que tipo de iluminação consegues arranjar, o substrato tal como te disse está dependente daquilo que possas comprar. As marcas existem muitas, visita por exemplo os patrocinadores do forum, lê os rotulos dos substratos o que têm e o que não têm e faz as escolha. Boa sorte. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 26, 2010 Publicado: Janeiro 26, 2010 Sim substrato será sempre indicado, poderá ser inerte ou fértil depende do que se queira lá plantar. Com as plantas que indicou só precisa de inerte, e aí tb será ao gosto de cada um. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Karla_M Publicado: Janeiro 26, 2010 Autor Publicado: Janeiro 26, 2010 Olá de novo, sim eu já estive a ler e sei que o substracto não é a única coisa...há mesmo a fertilização e Co2 e por aí fora De início procuro uma coisa mesmo simples daí o tipo de plantas ser muito simples também. A água para a maioria dos peixes que quero ronda os 25º e um ph de 7 aproximadamente assim terão de ser plantas que se adaptem. Gosto da E. parvula (acho que se escreve assim) mas não sei se dá para estas condições. Quanto à iluminação será comprada de acordo com a necessidade das plantas mas vi um tipo de lâmpada na Naturline que gostei muito, dá imensa luz e não consome muito, há é que tirar a tampa do aqua. Então recomendam substracto...por cima dele posso colocar areão ou só silica? desculpem tanta pergunta Citar
João Paulo Viegas Publicado: Janeiro 26, 2010 Publicado: Janeiro 26, 2010 Convém que coloques em cima algo que não compacte muito, ou seja que te permita uma boa circulação do oxigénio na raizes das plantas. Existe um excelente tópico sobre subtratos no sub forum Plantas. Se não lês-te recomendo-te vivamente. Pessoalmente iria para uma akadama ou similar, mas é uma escolha pessoal. Boa sorte. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Karla_M Publicado: Janeiro 26, 2010 Autor Publicado: Janeiro 26, 2010 Esse não li.....mas vou ler e depois também peço uma mãozinha na Naturline que deve ser lá que vou comprar parte do material e plantas. Então pelo que percebo areão é melhor do que silica para por por cima Ok...obrigada pela ajuda Citar
João Paulo Viegas Publicado: Janeiro 26, 2010 Publicado: Janeiro 26, 2010 Sabes depende do gosto pessoal. Nada como veres umas fotos de aquários e ver aquele que mais te agrada. Numa loja da especialidade poderás sempre ver ao vivo. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Quo Publicado: Janeiro 26, 2010 Publicado: Janeiro 26, 2010 carla mete também valisnerias, há variedades diferentes. são um espectaculo de plantas, 0% de exigencia e 100% de beleza. Acredita que os peixes mais timidos as adoram. Citar
Karla_M Publicado: Janeiro 26, 2010 Autor Publicado: Janeiro 26, 2010 Ah cada vez gosto mais disto Acho que nem ponho peixes hehehehehe Como ainda não comprei nada ainda vou a tempo...vejam se estou a ir bem, a minha ideia inicial era cobrir com areão mas agora é que descobri o que chamam de akadama! Eu como tenho bonsais tenho akadama em casa, embora não suficiente, e acho que fica muito bem só a akadama com umas rochas vulcânicas por cima e as plantas. Acham que há necessidade de por algum areão escuro por cima da akadama ou valerá a pena por em baixo da mesma um substracto do tipo da JBL? Assim ficava, substracto da JBL ou outro, akadama e algum areão. O que dizem? e depois com o tempo fertilização líquida.... Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 26, 2010 Publicado: Janeiro 26, 2010 Akadama é pouco rico como tal se houver substrato fértil por baixo melhor. Basta susbtrato fértil e akadama se gosta da cor/aspecto. Existem pelo menos dois tipos de Akadama, a normal e a PRO, a normal penso que se dissolve de forma mais rápida dentro de água. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Karla_M Publicado: Janeiro 26, 2010 Autor Publicado: Janeiro 26, 2010 Olá e obrigada pela resposta. Quando diz que se dissolve mais rápido o que significa? que terei de o repor mais depressa ou apenas que perde o efeito? De qualquer forma deve turvar muito a água no inicio ou não? obrigada Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 26, 2010 Publicado: Janeiro 26, 2010 Dissolve no sentido de ficar terra/lama..... Afinal akadama não passa de barro cozido a altas temperaturas certo? Turva se não for peneirada, ou se colocar água de forma abrupta. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
João Paulo Viegas Publicado: Janeiro 26, 2010 Publicado: Janeiro 26, 2010 Ah cada vez gosto mais disto Acho que nem ponho peixes hehehehehe Como ainda não comprei nada ainda vou a tempo...vejam se estou a ir bem, a minha ideia inicial era cobrir com areão mas agora é que descobri o que chamam de akadama! Eu como tenho bonsais tenho akadama em casa, embora não suficiente, e acho que fica muito bem só a akadama com umas rochas vulcânicas por cima e as plantas. Acham que há necessidade de por algum areão escuro por cima da akadama ou valerá a pena por em baixo da mesma um substracto do tipo da JBL? Assim ficava, substracto da JBL ou outro, akadama e algum areão. O que dizem? e depois com o tempo fertilização líquida.... Estás a ir bem. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Karla_M Publicado: Janeiro 26, 2010 Autor Publicado: Janeiro 26, 2010 Obrigada pelas respostas. Acho q vou mesmo por akadama, só n sei se valerá a pena por substracto fértil por baixo desta, tenho receio q fique demasiado coberta e não sirva para o efeito dela... Por cima devo mesmo por areão, mas não muito. Mais uma vez obrigada pelas dicas Citar
Recommended Posts