Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá Pessoal! :wink:

Sou recém-chegada a este fórum, pois só há muito pouco tempo despertei interesse nesta área e estou ainda em fase de planeamento do meu futuro aquário.

O meu aquário vai ser de 54L (se não me engano as medidas são 60X30X30).

E depois de muito pesquisar e visitar lojas, eis a minha composição ideal para iniciar o aqua: :onfire:

- Guppys

- Bettas

- Limpa-fundos (acho q o q eu gosto é pleco, mas com padrão género zebra :) )

- Gostei também de um peixinho q no Koi Park me disseram ser um peixe-gato e que nadava freneticamente até de pantanas, mas informaram-me q iria crescer muito e receio q não seja adequado...

Gostava de opiniões please...

- Este "mix" é favorável? É q já me falaram no "mau feitio" dos bettas e q alguns limpa-fundos depois "limpam" os outros peixinhos :lol:

- Qual o nro ideal de cada espécie (e qtos machos vs fémeas) tendo em conta o tamanho do aquário?

- Que plantinhas aconselham?

Muito obrigada a quem possa dar uma ajudinha ;)

Editado por lilah_cullen
Publicado: (editado)

Bem Vinda!

Antes demais gostaria falar do aquario em si. Pensa se é realmente um aqua desse tamanho que queres, tens que imaginar se no futuro não vais achar que esse aqua é demasiado pequeno ainda que o aches grande agora. Pensa a longo prazo, porque normalmente aqueles que ficam apaixonados por este hobby encontram-se logo a substituir o aquario rapidamente...

Quanto á escolha das plantas depende do substrato e iluminação que vás usar no aquario, existem plantas como as anubias em que não é obrigatório colocar o que referi, ainda que seja o recomendado. Regra geral, todas as plantas para crescerem fortes e verdinhas necessitam: Substrato fértil, iluminação, (co2).

Plantas resistentes e pouco exigentes: tens as varias subespecies de anubias, feto de java, e não me recordo de mais nenhuma de momento.

Peixes:

Os peixes é tudo uma questão de gosto pessoal.

Mas a tua escolha na minha opinião não é a mais correcta.

Os bettas podem ser bonitos mas são agressivos e necessitam de certas condições. Eu acho que devias esquecer essa ideia do betta, como iniciante devias procurar peixes não tão complicados. No entanto há quem faça essa combinação de bettas e molly´s.

Mas dá uma vista de olhos pelos caracideos ou tetras, existem peixes lindos, são relativamente fáceis de manter e podes ter mais alguns extra no aquario visto que alguns são pequeninos.

Quanto ao pleco podes esquecer também, eles crescem demasiado para o teu aquario.

No que respeita ao peixe gato, bem, existem centenas, tens de especificar. Mas se te dissseram que cresce, esquece.

Para peixe de fundo tens o clássico corydora que são fiáveis, amiguinhos e competentes.

O ratio de macho VS femea depende da especie de que falamos.

Por exemplo, nos guppys são 2 a 3 femeas para cada macho;

Mas existem especies em que tal não é necessário.

E ainda existem outras que nem sequer conseguimos distinguir quem é o macho ou femea.

Editado por Ruy M.
Publicado:

Boas,

Antes de mais bem vinda ao vício! :smile2:

Guppys e bettas é sempre arriscado, porque depende mesmo do feitio do peixe, há alguns que são uma paz de alma e outro com bastante mau feitio, porém podes sempre optar por uma fêmea que geralmente são mais calmas (e algumas são muito vistosas também).

Os plecos quase todos crescem em demasia para esse aqua, uma honrosa excepção é o pleco pitbull (o nome induz em erro, eles são muito calmos e não chateiam ninguém) ou Paratocinclus jumbo, dois nesse aquário ficariam muito bem.

Quanto ao peixe gato, ou qualquer peixe que cresça demasiado, não é adequado.

Quanto ao número isso é complicado porque quando se pensa em guppies tens sempre que pensar no factor multiplicação e crescimento em progressão geométrica, por isso o melhor mesmo é começares com um trio, 1 macho e duas fêmeas, passado uns meses tens o aquário cheio. A menos que actuem factores como a predação de alevins.

Plantas... não dizes a iluminação que tens, mas vou partir do princípio que isso é um kit com iluminação fraca, tens plantas pouco exigentes e bonitas: Limnophila sessiliflora, Ceratophylum demersum, anúbias, Microsorum pteropus, egérias, valisnérias, cryptocorynes... dentro destas a maioria das espécies são pouco exigentes. Mas isso depois quando tiveres alguma em vista mais específica diz que te aconselhamos.

Boa sorte.

Cumprimentos,

David de Jesus

http://peixedourado.blogspot.com/

Publicado:

Pessoal,

Desde já muito obrigada pelas vossas respostas! :dance: Tive a ler tudo com muita atenção.

Quanto aos conselhos de plantas, vou escolher de entre as q indicaram, pois disso percebo zero. Assim q tenha uma escolha ao certo, peço-vos opinião :)

Quanto aos peixes, não há mesmo maneira de ter um betta? :P Nem q seja só uma fêmeazita ou duas? Ainda q tenha de prescindir dos guppys e ponha outro tipo... é q o betta é mesmo paixão! :P

Se eu tiver guppys tenho mesmo de manter a reprodução deles? Não queria q eles tivessem crias :chair:

Quanto aos Corydora q falaram, sei q são bons peixinhos, mas não lhes acho piada, taditos... :yawn: Vou ter de encontrar outra alternativa para peixe de fundo...

termoventilador, o pleco pitbull e o Paratocinclus jumbo q falaste encontram-se frequentemente em lojas? Posso ter mais q um?

Obrigada!

pleco é uma ideia geral de um peixe, há muitos peixes-tipo pleco que nao crescem muito. O panaque maccus cresce muito pouco, mas muito pouco, nem aos 10 cm chega, é giro e esquisito à mesma, e só o preço é um pouco mais alto, mas já o vejo a 7 euros e meio. se optar por este pleco, tem que se colocar madeira no aquario, visto eles rasparem madeira e comprar comida para peixes de fundo.

Editado por Quo
Pessoal,

Desde já muito obrigada pelas vossas respostas! :popcorn: Tive a ler tudo com muita atenção.

Quanto aos conselhos de plantas, vou escolher de entre as q indicaram, pois disso percebo zero. Assim q tenha uma escolha ao certo, peço-vos opinião :)

Quanto aos peixes, não há mesmo maneira de ter um betta? :animal_fish: Nem q seja só uma fêmeazita ou duas? Ainda q tenha de prescindir dos guppys e ponha outro tipo... é q o betta é mesmo paixão! :thumbup3:

Se eu tiver guppys tenho mesmo de manter a reprodução deles? Não queria q eles tivessem crias :smokedrag:

Quanto aos Corydora q falaram, sei q são bons peixinhos, mas não lhes acho piada, taditos... :yawn: Vou ter de encontrar outra alternativa para peixe de fundo...

termoventilador, o pleco pitbull e o Paratocinclus jumbo q falaste encontram-se frequentemente em lojas? Posso ter mais q um?

Obrigada!

Olá,

quanto aos Betta, penso que não haverá problema em manteres fêmeas com os guppies, mas as fêmeas não são tão vistosas quanto os machos.

A agressividade dos machos deve se pela "luta" territorial para defender a sua prol, ou seja, ele tem que manter os outros peixes de cores garridas, que irão ser uma ameaça pois a fêmea pode se sentir mais atraida por eles, à distancia.

Quanto ás corydoras, já tive 2 e também pensava que seriam 1 pouco sem graça, mas rapidamente se mostraram peixes irrequietos e mto divertitos, valem mesmo a pena!

edit:ortografia

Editado por NMaia

------> Zumba no penico <------

aqua_peq.jpg

Se tens a paixão pelos bettas, faz um aquario só com o betta, esquece os viviparos. Um dia mais tarde conforme o fetio do bixo, colocas então os guppy´s.

dá uma vista de olhos:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=96

Sim, estão á venda em lojas. Nem haveria outra forma de conseguirmos ter estes peixinhos.

Agora tudo depende da loja em concreto e o que ela consegue arranjar, isso já é outra história...

Tens lojas apenas dedicadas á aquariofilia, regra geral são as melhores para comprar vivos e material.

Editado por Ruy M.

Olá.

Em principio vou optar por feto de Java e/ou anúbias. É necessário ter uma bomba de CO2 para ter estas plantas? Em termos de solo vou ter de colocar alguma coisa específica ou só areia?

Estava a pensar em areia de silica branca e pedras de xisto para decoração...

Quanto a peixes, estou a planear inicialmente colocar duas corydoras ou uma espécie de pleco das q não crescem muito, 1 guppy macho e 2 femeas. Depois secalhar adiciono mais um casal de ramirezis ou colisas (ainda não sei bem) e mais tarde faço a tentativa de por um casal de bettas, vamos lá ver...

Em relação ao aquecimento, o q sugerem?

Editado por lilah_cullen
Publicado:

Essas plantas não precisam de co2 nem substrato fertil, mas não perdias nada em colocar para que crescam melhor. Já se arranja substrato fertil baratinho ou tens humus, mas não aconselho a iniciantes. Quanto a Co2 tens sistemas alternativos a 10 eur.

Quanto ao termoestato, um de 100w chega e sobra.

Boas,

São dois nomes diferentes para o mesmo peixe, e num aquário desse tamanho podes ter uns 3 na boa (tendo sempre em conta a lotação geral do aquário).

Vê aqui mais sobre o peixe:

http://www.aquahobby.com/gallery/b_Parotocinclus_jumbo.php

Fetos de Java e anúbias são das plantas mais fáceis que há, não precisas nem de CO2 nem fertilização, atenção porque nessas plantas não podes enterrar os rizomas senão apodrecem, muitas vezes até se prendem a rochas ou troncos, o que até as torna plantas ideais para substractos de areia, que são pouco simpáticos para a maioria das plantas.

Quanto aos ramirezis atenção que são peixes um bocado sensíveis e precisam de ph a puxar para o ácido, o que não é muito compatível com guppies. E tem atenção à lotação, porque já falas em casais de colisas, casais de betas, plecos, guppies - 54 litros não é lá muito.

Tirando isso, força e vai contando como isso corre. :P

Editado por termoventilador

Cumprimentos,

David de Jesus

http://peixedourado.blogspot.com/

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!