Cruzamento Platy/Espada


alfapa

Recommended Posts

salvo erro isto ja foi discutido aqui no forum, e se bem me lembro e tipo cavalo burra.... da mula... hibridos infertis....

Ricardo Costa

Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------

Saudações de Setúbal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa questão da infertilidade neste caso não se verifica, são bastante próximos, aliás o género é o mesmo: Xiphophorus. Na verdade a maioria dos platys e espadas que se encontram no comércio são híbridos em graus variados.

  • Obrigado(a) 1

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá boas,

o post já tem quase um mês mas deixo aqui minha opinião!

 

Cruzam sim, e concordo com o membro ricost89.

E por acaso já tive casos assim no meu aquário, hibridos resultados do cruzamento de um platy com espadas esses hibridos assim que chegaram à maturidade reproduziram-se sem problema.

Mas é mais comum em casos em que um macho não tem fêmeas ou então não tem suficientes da sua espécie no aquário para se reproduzir acasalando então com as espadas vice versa platys.

Meu caso, platy macho com as espadas fêmea mas por acaso já não tenho esses hibridos..

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu fiz essa afirmação pois foi o que sempre me incutiram aqui no fórum a mais de um ano... inicialmente eu pensava que se cruzavam e após insistir acabei acreditando que eles não se cruzavam a menos que não houvesse outros da sua espécie (outros platys ou outros espadas) e que o cruzamento era descendência infértil.

Ricardo Costa

Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------

Saudações de Setúbal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os espadas e os platies cruzam-se e têm descendencia Fertil.

 

No entanto tem maior tendencia a acontecer em aquário pequenos, e em que um macho de uma das duas espécies não tem mais congeneres da mesma especie receptivos, nesse caso irá virar-se para a outra especie mais próxima.

 

A maioria das variedades de espada actuais têm genes de platy, se leres acerca da evolução destas especies verás que os cruzamentos de platy/espada foram e são comuns para dar aos espadas ou aos platies a cor pretendida, ou uma caracteristica especifica. Por exemplo já vi platies com cauda de lira fruto de uma mistura de espada com platy algumas gerações antes etc.

 

Já agora a ideia de que os hibridos interespecificos são inferteis está profundamente errada. É uma mentira do ponto de vista cientifico, na natureza são inumeras as especies que são hibridos interespecificos e apresentam viabilidade reprodutiva, temos o trigo e as suas inumeras variedades, temos o milho, que também é um hibrido, temos a maioria dos espadas de criação doméstica, que são quase todos hibridos de platy X espada, têm muitas variedades de discus que são hibridos, temos algumas echinodorus que são hibridas, muitas crypts que são hibridos diploides e por vezes mesmo triploides, têm várias especies de aves,por exemplo os canários e os verdelhões, têm algumas tartarugas das galapagos, isto só para mencionar alguns poucos exemplos. A noção de que todos os hibridos são inferteis é uma ideia errada do século XIX, que a ciencia já provou errada há muito tempo. Apesar de os cromossomas nem sempre emparelharem não previne a meiose e consequentemente a viabilidade do embrião. No entanto existem excepções, que infelizmente ainda hoje são tomadas como regra, muito embora sejam na realidade excepções á regra, temos os machos e as mulas, que são inferteis, temos as molies negras filhas de latipinas com sphenops que são inferteis, temos os ligres tigre x Leão, que também são inferteis, mas de forma alguma não devem ser conderadas regras.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Os espadas e os platies cruzam-se e têm descendencia Fertil.

 

No entanto tem maior tendencia a acontecer em aquário pequenos, e em que um macho de uma das duas espécies não tem mais congeneres da mesma especie receptivos, nesse caso irá virar-se para a outra especie mais próxima.

 

A maioria das variedades de espada actuais têm genes de platy, se leres acerca da evolução destas especies verás que os cruzamentos de platy/espada foram e são comuns para dar aos espadas ou aos platies a cor pretendida, ou uma caracteristica especifica. Por exemplo já vi platies com cauda de lira fruto de uma mistura de espada com platy algumas gerações antes etc.

 

Já agora a ideia de que os hibridos interespecificos são inferteis está profundamente errada. É uma mentira do ponto de vista cientifico, na natureza são inumeras as especies que são hibridos interespecificos e apresentam viabilidade reprodutiva, temos o trigo e as suas inumeras variedades, temos o milho, que também é um hibrido, temos a maioria dos espadas de criação doméstica, que são quase todos hibridos de platy X espada, têm muitas variedades de discus que são hibridos, temos algumas echinodorus que são hibridas, muitas crypts que são hibridos diploides e por vezes mesmo triploides, têm várias especies de aves,por exemplo os canários e os verdelhões, têm algumas tartarugas das galapagos, isto só para mencionar alguns poucos exemplos. A noção de que todos os hibridos são inferteis é uma ideia errada do século XIX, que a ciencia já provou errada há muito tempo. Apesar de os cromossomas nem sempre emparelharem não previne a meiose e consequentemente a viabilidade do embrião. No entanto existem excepções, que infelizmente ainda hoje são tomadas como regra, muito embora sejam na realidade excepções á regra, temos os machos e as mulas, que são inferteis, temos as molies negras filhas de latipinas com sphenops que são inferteis, temos os ligres tigre x Leão, que também são inferteis, mas de forma alguma não devem ser conderadas regras.

 

o topico ja tem 2 meses mas so agora é que o vi, concordo com tudo, excepto quando te referiste ao cruzamento entre canarios e verdilhoes enganaste-te, pois as crias que saiem desse cruzamento sao inferteis, eu tenho criação de canarios e por ano tiro em media 30 crias de mestiços de verdilhoes com canarios, desses 30 so 1 ou 2 é que consegue criar.

Editado por diogovrsa
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

eu tenho uma platy que eu estou confiante que esteja gravida mas gostaria de ter uma opiniao mais sabida da coisa pois comecei não ha muito tempo. tenho uma foto dela na maternidade na minha galeria.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais