Combinação de filtragem malawi :)


Nuno Antunes

Recommended Posts

Boas

 

Finalmente o meu aqua de 250L está operacional... ou quase pois o fundo com tanto carinho construido para os mbunas terem cavernas com fartura continua a levantar 70kg de pedra como se não existissem :!:

 

Mas a minha questão agora é outra... a eterna filtragem.

 

250L -> 2500l/h...

Agora temos a situação:

 

O aqua tem 9 habitantes actualmente, mas estão em curso aquisições que o levarão ao limite de 15 peixes de 15cm.

Devido a ter muitas cavernas parece-me que a circulação interna é muito importante para não criar áreas anaeróbicas/ águas paradas e carregadas de nutrientes.

 

A filtragem será feita por uma "pequena" sump de 100L compartimentada com lã filtrante, cerâmicas, e outros meios :oops:

Tenho ao meu dispor 2 bombas eheim compact com 1000L/h de débito cada uma.

Tenho ainda uma bomba de 500L/h ligada a um sistema de tubagem que passa por baixo do areão/calhaus e por detrás do fundo. Este sistema está furado em vários pontos para criar uma corrente de água ascendente e a bomba recolhe água a meia altura do aqua.

 

A questão é então a seguinte:

 

Opção 1- Meto as duas bombas de 1000L/h na sump combinando uma reposição de água de 2000 L/h mas perdendo algum desse poder devido aos congestionamentos (2 bombas a debitar por um tubo comun) e altura (sensivelmente 1,2m de altura entre o fundo da sump e o ponto de reposição)

 

Opção 2- Meto uma bomba na sump a repor água e a outra no aqua a criar circulação a meia altura ou fundo tendo então 1500L/h de circulação interna e 1000L/h de reposição.

 

Penso que a opção 2 embora represente menos troca de água em bruto, é utilizavel dado o tamanho da sump que tem capacidade de filtrar quase 50% de água do aqua de cada vez.

 

Agora digam de vossa justiça.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Provavelmente queres aproveitar o equipamento que tens e não queres gastar mais dinheiro. Este hobby nunca tem as contas fechadas, né?

:D

 

Talvez a melhor opção, pelos menos para já, seja a opção 2.

 

Não podes colocar a segunda bomba de 1000L/h a debitar directamente do sump por outro tubo de retorno, evitando assim os estrangulamentos?

 

No entanto, no teu lugar, eu preferiria comprar uma bomba de retorno mais potente e substituir essas duas de 1000L/h!

Pode não ser a resposta que gostarias de ter, mas é a minha opinião.

:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... o problema é que uma bomba de 2000L/h já não pode ser compact e tem que ser eheim universal... e é cara como tudo :D

 

Pagar um balurdio por uma bomba de 2000L/h está totalmente fora de questão.

Trazer um segundo retorno... não quero tubos a passear por detrás do aqua, foi essa uma das razões por que optei por sump e não por filtro externo.

 

Mas parece-me que a opção 2 é mesmo a melhor, até porque agora que vejo os compartimentos da sump (10*40*45 cada um) acho que 2 bombas a sacar água esgotavam o reservatório demasiado depressa...

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem,

 

 

podes sempre optar por uma Sacem Winds 2300(1100-2200L), por exemplo.

Na Aquaristic.net custam 27,98 € mais portes.

Cá, de certeza que se arranjam por preços simpáticos.

 

E são compactas o suficiente.

 

Ainda tens as Aquabee Up 2000... :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a opção 2 chega e sobra é a melhor. Aliás, 2 bombas de retorno dentro da sump não devem fazer um barulho muito agradável, sendo que a principal vantagem seria precaver a eventualidade de uma delas falhar, evitando assim ficar sem filtragem

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais