Recommended Posts

Publicado

Olá, devido a ter uns peixes de agua salobra, terei que passar o aqua para agua salobra.

Deste modo preciso de saber se os camaroes madeira podem passar para agua salobra. Sei que tanto eles como os amano reproduzem-se em agua salobra, por isso leva-me à conclusão que poderão viver na passifica em agua salobra.

Será verdade a minha teoria?

Agradecia respostas, obrigada

Publicado:

Penso que os camarões madeira não vivem em água salobra ou salgada. As crias (e apenas estas) necessitam de um período em água salobra para completar o desenvolvimento. Idem, para os Amano.

Para viverem em água salobra, o melhor seria a camarinha (camarão de água salobra que vive nos estuários e é usado como isco na pesca). A questão aí pode ser a temperatura, já que a camarinha vive tipicamente em "água fria".

Publicado:

boas.

so as crias passam por agua salobra, os adultos nao sobrevivem em agua salobra. so agua doce.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Publicado:

bem, se tivesses lido a minhas mp´s tinhas poupado este topico, pediste ajuda por os madeira nao abrirem as "plumas" e eu disse-te logo que se estivesse em agua salobra seria por isso, pois so toleram a agua salobra aquando da reproduçao

bannerShrimpscaping.jpg

Publicado: (editado)

referi outra vez, porque vou passar um dos aquas a salobra por causa dos puffer, e fui á natyrline perguntar quais dos meus peixes se davam bem com salobra, e eles disseram-me que os camaroes japonica poderiam na boa, os madeira não sabiam. O rapaz que sabia não estava lá. Minha logica disse-me que os japonica são como os madeira, só precisam de agua salobra para as crias. Entao se os japonica são como os madeira e os japonica podem, entao voltou a minha duvida se os madeira nao poderiam tambem.

Editado por Hugo R. Silva
quote desnecessário.

nem uns nem outros devem ser mantidos em agua salobra, isto porque sao camaroes de agua doce apenas tolerando agua salobra por curtos periodos de tempo, o necessario para largar as larvas

claro que depende muito da densidade a que vais meter a agua, mas de qualquer das formas vai sempre debilitar os camaroes, e um dos primeiros sintomas é deixarem de comer e acabar por morrer mais cedo ou mais tarde

quote desnecessário.

bannerShrimpscaping.jpg

tudo bem, obrigada. Já esta resolvido. E os camaroes continuam em agua doce.

Obrigada por tudo

boa aquariofilia para todos

quote desnecessário.

Contudo, os camarões que procriam atraves de larvas como os amano e os madeira, ficam com ovos em doce e depositam em salobra certo?

è que tenho as duas especies e nenhuma alguma vez ficou com ovos. Também acho que só tenho femeas.

quote desnecessário.
Publicado:

Já agora, só umas pequenas precisões: há camarões que "procriam através de larvas" onde o processo decorre todo em água doce, como os camarões ibéricos, e outras espécies em que parte do processo decorre em água salobra.

Nestes últimos, como os Amano e os madeira, os adultos nunca deixam a água doce. Os ovos eclodem em água doce, e as larvas são depois arrastadas para a foz dos rios, onde existe água salobra. Penso que as larvas resistem até 5 dias em água doce, depois já necessitam de água salobra. Nesta fase, as larvas são planctónicas, ou seja, flutuam.

As larvas passam depois por diversos estados de desenvolvimento em água salobra, e depois da última metamorfose, os juvenis (já tipo adultos miniaturas) sobem os rios nadando, até alcançarem água exclusivamente doce.

Ou seja, desde que existam machos e fêmeas e boas condições no aquário, é possível aparecerem fêmeas ovadas. Os ovos inclusivé eclodem. Mas até 5 dias depois da eclosão as larvas têm que ser mudadas para água salobra, o que até nem é difícil.

O extremamente complicado é alimentá-las, já que na natureza alimentam-se de plancton, o que é muito dificil de recrear em aquário. Lembro-me de ter lido uma descrição com sucesso (de um sujeito chamado Mike) mas o link agora não funciona.