bespinhal Publicado Janeiro 25, 2010 Publicado Janeiro 25, 2010 Boas a todos, Desde muito cedo tive a companhia de um aquário mas após um longuíssimo interegno decidi voltar, desta vez com mais maturidade e conhecimentos técnicos adquiridos aqui neste excelente foruim. Eis a configuração, montado a 10/01/2010: "Hardware": Waterhome 120L (80x35x45) + móvel Hagen Filtro Fluval 105 (esponja, pré-filtro, carvão, filtragem biológica e lã de vidro fluval); Fluval Tronic 150W Aqua-glo e Sun-glow (2x20W) Areia de sílica Tronco e pedra Flora (introduzida logo de início): 2 x anubias nana 5 x Vallisneria torta 2 x Hygrophila difformis 1 x musgo java Fauna (introduzida a 22/01/2010: 1 x Beaufortia leveretti 1 x Betta splendens 1 x Corydora aeneus 1 x Corydora paleatus 1 x Gyrinocheilus aymonieri 1 x Plecostomus Golden 1 x Camarão madeira Características da água e valores (ultima medição a 24/01/2010): Temp: 25 PH: 6 GH: 4 KH: 1 NH3: 0 NO2: 0,1 mg/L (com tendência de queda) NO3: 25 mg/L (com tendência de queda) A minha dúvida prende-se com a realização ou não de uma TPA (a última e primeira foi a 13/01/2010 de 20%), desta vez com introdução de uma água de outra proveniência relativamente à "agua mãe" do aqua (de furo). Fiz umas medições e eis os valores da água de torneira que vou introduzir: PH: 7.5 GH: 10 KH: 8 NH3; NO2; NO3: 0 mg/L Na vossa opinião acham que devo avançar para uma TPA ou apenas repor a água perdida com a introdução dos peixes (ou quem diz não mexer mesmo). Os valores são muito diferente e estou com receio de criar ainda mais stress nesta fase ainda jovem do meu aqua...fui forçado a introduzir mais peixes do que esperava já que alguns me foram oferecido inesperadamente...até que ponto esta "nova água" me vai alterar a química da agua do meu aqua? As vossas sugestões e opiniões são muito bem vindas, obrigado!! Parabéns ao forum!! .gif' class='bbc_emoticon' alt=':D' /> Citar
Quo Publicado: Janeiro 25, 2010 Publicado: Janeiro 25, 2010 O NO3 nunca tem tendencia de queda. sobe sempre, a unica forma de tentares controlar o NO3 é por TPAs ou colocares plantas para consumir, mas tens que as fertilizar com fertilizante liquido que nao possua N (nitrogénio/azoto) e assim tentar autonomizar o ecossistema. O aquario está ciclado? se sim, deves fazer uma TPA, se bem que 25 mg/l é um nivel aceitavel de NO3. Mas o Beaufortia leveretti (parabens, excelente peixe!) parece ser uma espécie que nao tolera muito NO3 elevado, logo está na altura de fazeres um. se o aquario nao está ciclado, em principio nao deves fazer TPA, mas como colocaste peixes, já cometeste uma grave falha e terás que fazer TPAs de socorro aos peixes. Tirando o Betta, que é um peixe, que a unica coisa que me afecta nele, é mesmo pena do bicho, de resto nao gosto nada, os outros tou a ver que gostas do tipo de peixes que eu. pela os pleco golden crescerem tanto, porque acho-o um peixe espectacular. O camarao madeira com valisnerias vai fazer ai umas belas piroetas. O meu faz. =D Citar
Recommended Posts