Recommended Posts

Publicado

Boas a todos,

Desde muito cedo tive a companhia de um aquário mas após um longuíssimo interegno decidi voltar, desta vez com mais maturidade e conhecimentos técnicos adquiridos aqui neste excelente foruim.

Eis a configuração, montado a 10/01/2010:

"Hardware":

Waterhome 120L (80x35x45) + móvel Hagen

Filtro Fluval 105 (esponja, pré-filtro, carvão, filtragem biológica e lã de vidro fluval);

Fluval Tronic 150W

Aqua-glo e Sun-glow (2x20W)

Areia de sílica

Tronco e pedra

Flora (introduzida logo de início):

2 x anubias nana

5 x Vallisneria torta

2 x Hygrophila difformis

1 x musgo java

Fauna (introduzida a 22/01/2010:

1 x Beaufortia leveretti

1 x Betta splendens

1 x Corydora aeneus

1 x Corydora paleatus

1 x Gyrinocheilus aymonieri

1 x Plecostomus Golden

1 x Camarão madeira

Características da água e valores (ultima medição a 24/01/2010):

Temp: 25

PH: 6

GH: 4

KH: 1

NH3: 0

NO2: 0,1 mg/L (com tendência de queda)

NO3: 25 mg/L (com tendência de queda)

A minha dúvida prende-se com a realização ou não de uma TPA (a última e primeira foi a 13/01/2010 de 20%), desta vez com introdução de uma água de outra proveniência relativamente à "agua mãe" do aqua (de furo). Fiz umas medições e eis os valores da água de torneira que vou introduzir:

PH: 7.5

GH: 10

KH: 8

NH3; NO2; NO3: 0 mg/L

Na vossa opinião acham que devo avançar para uma TPA ou apenas repor a água perdida com a introdução dos peixes (ou quem diz não mexer mesmo). Os valores são muito diferente e estou com receio de criar ainda mais stress nesta fase ainda jovem do meu aqua...fui forçado a introduzir mais peixes do que esperava já que alguns me foram oferecido inesperadamente...até que ponto esta "nova água" me vai alterar a química da agua do meu aqua?

As vossas sugestões e opiniões são muito bem vindas, obrigado!!

Parabéns ao forum!! ;).gif' class='bbc_emoticon' alt=':D' />

Publicado:

O NO3 nunca tem tendencia de queda. sobe sempre, a unica forma de tentares controlar o NO3 é por TPAs ou colocares plantas para consumir, mas tens que as fertilizar com fertilizante liquido que nao possua N (nitrogénio/azoto) e assim tentar autonomizar o ecossistema.

O aquario está ciclado? se sim, deves fazer uma TPA, se bem que 25 mg/l é um nivel aceitavel de NO3. Mas o Beaufortia leveretti (parabens, excelente peixe!) parece ser uma espécie que nao tolera muito NO3 elevado, logo está na altura de fazeres um.

se o aquario nao está ciclado, em principio nao deves fazer TPA, mas como colocaste peixes, já cometeste uma grave falha e terás que fazer TPAs de socorro aos peixes.

Tirando o Betta, que é um peixe, que a unica coisa que me afecta nele, é mesmo pena do bicho, de resto nao gosto nada, os outros tou a ver que gostas do tipo de peixes que eu. pela os pleco golden crescerem tanto, porque acho-o um peixe espectacular. O camarao madeira com valisnerias vai fazer ai umas belas piroetas. O meu faz. =D

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!