goliath_2k Publicado Janeiro 25, 2010 Publicado Janeiro 25, 2010 Boas a todos! Tenho o aquário a ciclar e algumas plantas que segundo me foi aconselhado não precisam de muita luz (bacopa monieri, valisneria anã e Limnophila sessiliflora, e mais outras que depois posto aqui a ver se me identificam). Mesmo assim não precisando de muita luz, a que tenho eventualmente é pouca, só tenho 21W. Para remediar enquanto não compro uma armação para pôr em cima, posso apontar outro tipo de luz ao aquário? É que eu tenho um daqueles candeeiros de pé perto do aquário e tem uma lâmpada de leitura que posso direccionar para lá. Sempre são mais 40W. A questão é se faz mal, ou se nem faz nada por ser através do vidro.... Não gozem.... Citar
David de Jesus Publicado: Janeiro 25, 2010 Publicado: Janeiro 25, 2010 Boas, Podes pôr à vontade, já tive um aquário só "alimentado" a luz de um candeeiro. Mas qual é a litragem do aquário? A lâmpada do candeeiro é incandescente ou fluorescente? Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
goliath_2k Publicado: Janeiro 25, 2010 Autor Publicado: Janeiro 25, 2010 Boas, Podes pôr à vontade, já tive um aquário só "alimentado" a luz de um candeeiro. Mas qual é a litragem do aquário? A lâmpada do candeeiro é incandescente ou fluorescente? O aquário é de 100L. A Lâmpada é incandescente. É tipo G9. Citar
nunoni Publicado: Janeiro 25, 2010 Publicado: Janeiro 25, 2010 essa lâmpada não são mais 40 W de luz, mas sim 8 W de luz e 32 de calor... os "watts de luz" que contam para os aquários, simplificando uma história comprida, são calculados para lâmpadas fluorescentes (incluindo as economizadoras compactas), que dão muito mais luminosidade por Watt do que as incandescentes Citar verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
goliath_2k Publicado: Janeiro 25, 2010 Autor Publicado: Janeiro 25, 2010 essa lâmpada não são mais 40 W de luz, mas sim 8 W de luz e 32 de calor... os "watts de luz" que contam para os aquários, simplificando uma história comprida, são calculados para lâmpadas fluorescentes (incluindo as economizadoras compactas), que dão muito mais luminosidade por Watt do que as incandescentes ok. já percebi, o mesmo se passa para as R7S? Citar
Recommended Posts