Recommended Posts

Publicado

Boas a todos!

Tenho o aquário a ciclar e algumas plantas que segundo me foi aconselhado não precisam de muita luz (bacopa monieri, valisneria anã e Limnophila sessiliflora, e mais outras que depois posto aqui a ver se me identificam). Mesmo assim não precisando de muita luz, a que tenho eventualmente é pouca, só tenho 21W. Para remediar enquanto não compro uma armação para pôr em cima, posso apontar outro tipo de luz ao aquário? É que eu tenho um daqueles candeeiros de pé perto do aquário e tem uma lâmpada de leitura que posso direccionar para lá. Sempre são mais 40W. A questão é se faz mal, ou se nem faz nada por ser através do vidro....

Não gozem....

Publicado:
Boas,

Podes pôr à vontade, já tive um aquário só "alimentado" a luz de um candeeiro.

Mas qual é a litragem do aquário? A lâmpada do candeeiro é incandescente ou fluorescente?

O aquário é de 100L. A Lâmpada é incandescente. É tipo G9.

OSRAM-Halopin.jpg

Publicado:

essa lâmpada não são mais 40 W de luz, mas sim 8 W de luz e 32 de calor... os "watts de luz" que contam para os aquários, simplificando uma história comprida, são calculados para lâmpadas fluorescentes (incluindo as economizadoras compactas), que dão muito mais luminosidade por Watt do que as incandescentes

Publicado:
essa lâmpada não são mais 40 W de luz, mas sim 8 W de luz e 32 de calor... os "watts de luz" que contam para os aquários, simplificando uma história comprida, são calculados para lâmpadas fluorescentes (incluindo as economizadoras compactas), que dão muito mais luminosidade por Watt do que as incandescentes

ok. já percebi, o mesmo se passa para as R7S?

t3r7scl79.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!