Discu doente


Hugo Coelho

Recommended Posts

Boas!!!

 

Tenho 3 discus já à vários meses, sempre comeram bem, nunca foram muito timidos nem de se esconder.

Deste trio surgiu um casal, a partir dai o 3º discu começou a ser atacado, como neste momento não posso ter um aquario só para o casal, decidi dividir o aquario ao meio, mesmo assim durante 6 ou 7 dias estiveram todos juntos.

Durante este dias o unica coisa que mudou no aquario foi que adicionei uma planta á decoração, uma unica muda.

Depois de feita a divisão do aquario todos os discus estiveram bem durante uns dias até que eu reparei que o 3º discu deixou de ligar à comida (patê caseiro), simplesmente deixou de a comer enquanto o casal está a comer super bem.

Neste momento o 3º discu nem sequer vem "pedir" comida quando me aproximo do aquario, deixou de ligar á comida, está meio apatico, não se esconde mas está pouco activo.

Entretanto eu reparei em 2 coisas:

 

1- Ele está fazer fezes brancas o que indica que deve ter parasitas internos, iniciei uma desparatização com pranziquetuel (acho que é assim que se escreve :oops: )

 

2- Ele deixou de ligar ao patê caseiro mas está muitas vezes a tentar comer o musgo de java, pelos menos está sempre a morder e arrancar pedaços da planta, será que ele tem carência de alguma vitamina ou algo que só se encontre em vegetais? O patê que eu faço leva espinafres! (Vai na volta virou vegetariano :D ).

 

Já fiz uma pesquisa pelo forum, encontrei muitos topicos parecidos com este mas nenhum referiu que um discu deixa-se de comer comida "normal" e passa-se a atacar a alguma planta.

 

O discu não apresenta nenhum sintoma externo de doenças, nem lesões nem escurecimento (ele é de cor clara por isso deve ser dificil notar-se algum escurecimento), ele aparenta estar bem, está bonito... mas não come á quase uma semana e meia, faz fezes brancas e o seu comportamento leva-me a crer que algo está mal com ele... só não sei bem o quê e estou a ficar meio procupado pois sou novatos em discus!!!

 

Peço desculpa pelo testamento mas foi só para se aperceberem que ele passou por algumas experiências nas ultimas semanas.

 

A temperatura está 28/29 cº, Ph 6.7/6.8, faço Tpa's 2 vezes por semana (15% de cada vez) por isso a amonia e nitratos devem estar perto do 0, quanto á dureza... não sei, não tenho os testes :oops:, mas a agua deve estar com boas condições pois o casal tem feito posturas, já fez 3 posturas.

 

Obrigado.

 

Hugo Coelho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

Podera ser uma questão comportamental por estar isolado ou flagelados intestinais.

Tenta elevar a temp . para 32ª ( cuidado com as plantas ) durante 5 dias e faz um tratamento com metronidazol ( flagyl ).O prazinquantel não serve para hexamita mas apenas para tenias e vermes das guelras, portanto não é o adequado para usar quando as fezes estão brancas e se suspeita de flagelados intestinais Expeimenta outra comida para Discus e larva de mosquito vermelha .

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sabendo do que se passa digo-te só para teres cuidado para com tantos tratamentos e mudanças de temperaturas não afectares o casal. Não consegui perceber se a água é igual para os três discus ou não. Abraços e as melhoras para os discus e boa sorte nessa postura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!!

 

Conforme já foi dito vais a uma farmácia e pede o flagyl.

 

Se ainda estiver na fase inicial em poucos dias o peixe torna a comer normalmente.

 

Também tenho um casal a fazeres posturas pode ser que depois dê para fazermos umas trocas :)

 

Cump.,

 

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

 

Tenta elevar a temp . para 32ª... Expeimenta outra comida para Discus e larva de mosquito vermelha.
Já experimentei dar-lhe patê caseiro, larvas de mosquito vermelha e artemia, e... nada, ele não come, ás vezes ainda apanha a comida mas cospe logo.

Coloquei-o num aquario á parte para fazer o tratamento com o Flagyl pois no aquario comunitário o casal realizou uma postura nova e tive medo de efectuar lá o tratamento.

 

com tantos tratamentos e mudanças de temperaturas não afectares o casal. Não consegui perceber se a água é igual para os três discus ou não.

 

Tomas os 3 discus estavam no mesmo aquario, só que tinha uma divisão a meio do aquario para que o casal não agredisse o 3º discu.

A unica coisa que eu fiz no aquario foi aumentar um pouco a temperatura , de 28 para 30 ºC, mas pelos vistos esta mudança não afectou o casal pois ontem já realizou uma postura nova. :)

 

Também tenho um casal a fazeres posturas pode ser que depois dê para fazermos umas trocas

 

ruif o meu casal tem uma postura à 2 dias, os alevins devem estar a nascer, se esta criação der certo podemos fazer umas trocas na boa :cry:.

 

Obrigado pela ajuda pessoal!!!

 

Hugo Coelho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais