Recommended Posts

Publicado

Caros amigos aquariofilistas.

A minha presença neste espaço tem sido meramente consultiva. Para além das habituais cabeçadas na parede e passos no escuro (que fazem parte da experiência pessoal de cada um), tudo o que tenho aprendido no âmbito da aquariofilia tem sido aqui, através da leitura atenta das experiências dos membros que aqui as divulgam. O meu agradecimento a todos Vós, particularmente àqueles que, na sombra, possibilitam a existência de um espaço como este.

Como o título indica, hoje a razão da minha vinda a este espaço prende-se com a nova aventura em que me meti. Ainda que às apalpadelas, intentei fazer um aquário para aqueles que são, de longa data, os meus peixes preferidos: os apistogramas. Já criei discus e outros ciclídeos, mas os apistos possuem um encanto qualquer que me cativa por inteiro.

Por outro lado, o aquário que tinha era um plantado, e como as plantas dão mais trabalhos que os peixes, optei por algo que exigisse uma manutenção mais fácil. Dois filhos em casa a isso obrigam…

A ideia de criar um biótopo é comum a todos os que, ao fim de alguns (muitos!!!) anos, não perderam ainda a pachorra de andar com baldes e medicações e medições e consultas e argumentações mais ou menos viciadas com a(o) esposa(o) ou companheira(o). Contudo, a coisa não é fácil. Primeiro, porque a disponibilidade, o método e a paciência para se levar a cabo um estudo fundamentado sobre um determinado biótopo específico não está ao alcance de qualquer um (por vários motivos, como é óbvio). Segundo, porque a própria noção de biótopo é complexa e porventura demasiado abrangente. Terceiro, porque em abono da realidade (e sendo purista que chegue!), os materiais a usar para a reconstrução de um biótopo deveriam ser os desses próprios biótopos, o que é quase impossível.

Assim sendo, e remetendo de novo para o título, o que procurei fazer foi (re)criar, o melhor que sei, me foi possível e a minha paciência permitiu, um biótopo para apistogramas (o título é impreciso ou, no mínimo, demasiado lato). A tentativa apontou para o rio Orinoco – Alto do Rio Negro e, se as expectativas ao princípio cabiam dentro de um sonho, a realidade espera apenas que os mínimos exigidos tenham sido cumpridos. A experiência foi óptima, quer ao nível do estudo quer ao nível da concretização, e isso é, a meu ver, o bem supremo de quem anda por estas bandas: tentar e tentar e tentar e ter prazer nisso…

Deixo-Vos de seguida um esboço fotográfico da minha experiência. Qualquer crítica, ajuda ou conselho será certamente uma mais-valia.

Aqui vai...

1 - Estudo da disposição dos troncos no aquário

gallery_7000_2011_45410.jpg

Agora com o início da colocação da areia e algumas (poucas) pedras...

gallery_7000_2011_43018.jpg

gallery_7000_2011_13813.jpg

2 - Uma foto muito importante, a do meu precioso colaborador e ajudante, o meu filho Tomás, com 3 aninhos, a quem endereço os meus votos (desejos!?) de que a aquariofilia venha a ser uma forte paixão e uma forma de vida...

gallery_7000_2011_42500.jpg

3 - A colocação das primeiras folhas (de carvalho, previamente secas e fervidas)

gallery_7000_2011_29078.jpg

A colocação das folhas já na sua fase final...

gallery_7000_2011_50670.jpg

4 - Vista lateral do aquário já com o essencial da paisagem final e com a soberana avaliação do precioso colaborador...

gallery_7000_2011_41411.jpg

5 - O início do enchimento do aquário...

gallery_7000_2011_17621.jpg

6 - O aquário no seu resultado final, depois de cheio com água (60% da água provinha da montagem anterior, já devidamente ciclada).

Tratadinho ao nível da imagem, com os excessivos brancos da luz cortadinhos, dá qualquer coisa como isto:

gallery_7000_2011_25783.jpg

Espero, sinceramente, que tenham gostado do resultado final tanto como o prazer que me deu montar este aquário.

A descrição do aquário é:

Dimensão (cm): 100 x 50 x 40 (200l brutos, aproximadamente 160l reais)

Luz: 3x 39w (lâmpada T5 luz do dia)

Aquecimento: Termostato SERA 300w

Filtragem: Fluval 304

Materiais Decoração: 7 troncos, areia, pedras e folhas de carvalho

Flora: Eventualmente algumas Mayaca fluviatilis no futuro, algumas plantas de superfície (ainda não sei se vou pôr) e musgos para os troncos. De momento não colocarei nada...

Fauna: Para não complicar muito para já, colocarei 2 machos e 4 fêmeas de Apistogramas Cacatuoides, 4 ou 5 Ramirezi, um cardume de Tetra Axelrodi e algumas Corydoras. Para a semana já me será possível colocar os "bichinhos"...

Antes de finalizar, quero deixar aqui o meu particular agradecimento à AquoPorto pela disponibilidade, gentileza e paciência que teve em disponibilzar-me em tempo recorde os materiais por mim solicitados. Não é publicidade, é a constatação de um facto...

Renovo o meu agradecimento a todos...

Saudações aquáticas.

Filipe Ferreira

Aquariofilia, mundos em formação.

Publicado:

Boas Luis

O teu aqua está muito agradável. Também sou fã de Apistos.

Vê se o ajuntamento de apistos e ramirezi, não dá "batalha campal".

Felicidades para o Aqua e para o teu Tomás

Alexandre Baioneta

Podem sempre mandar uns Bitaites!!!!!!

A Fenix

Publicado:

Isso nao é mta bicharada pro aquario ? E tens garantias qe os apistos se darão bem com os rams ? :)

Bem, o aquario ta muito fixe, gostei mesmo :D Continua !!

E quando tiveres os bichos posta fotos :P

Publicado:

apistogramas com ramirezis não e um bom ajuntamento ocupam o mesmo nível do aquário e quando tem casais formados são muito territoriais.

CORPO DA POLICIA MARÍTIMA PORTUGUESA

Publicado:

Também acho que vão ser peixes a mais. Quando começarem a formar casais e a defenir territorios, os dominados nem se vão ver... Cada macho vai defender uns 50/60cm de aquário :)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:
Boas Luis

O teu aqua está muito agradável. Também sou fã de Apistos.

Vê se o ajuntamento de apistos e ramirezi, não dá "batalha campal".

Felicidades para o Aqua e para o teu Tomás

Alexandre Baioneta

Boa tarde, Alexandre.

Obrigado pelos comentários e pelos Votos de felicidades.

A observação feita é muito pertinente, e nem eu estou bem certo desse ajuntamento. Os ramirezi também ocupam a parte baixa do aquário, e o certo é isto dar problemas... A minha ideia inicial passava pelo Festivum, que ocupa a parte intermédia/cima, mas acabei por pensar nos ramirezi porque algumas pessoas que conheço e com quem me informei me disseram que os apistos toleram muito bem os ramirezi. Num passado não muito longínquo, cheguei a ter (numa transição de aquários), um casal de Agassizi com 6 ramirezi e pura e simplesmente o agassizi ignorava-os. Foi por muito pouco tempo (1 mês) e talvez daí a coisa ter sido pacífica. De qualquer forma, vou optar por colocar só 3 ramirezi e depois ver o que dá a contenda.

Abraço.

Filipe

Publicado:

Ficou bonito o aquario , quando estiver concluido com algum verde e vivos a nadar lá dentro ficará ainda melhor.

Estás de parabens mais o pequeno ajudante :puppydogeyes::smile2:

Ps: proxima actualizaçao se possivel a imagem um pouco maior para se poder tomar mais atenção aos promenores ;)

Publicado:

Ora aqui está uma montagem diferente.

Concordo pela minha pouca experiência com essas espécies que isso ficará demasiado apertado pois as espécies devido ao seu caracter territorial, poderá ocorrer algum stress, no entanto boa sorte.

Concordo que de futuro poderás colocar umas fotos um pouco maiores bem como uma panorâmica do mesmo.

Vai actualizando.

Publicado:

Boa tarde.

Muito obrigado a todos, antes de mais, pelos comentários e pela visita a este tópico. Perdão pela demora de uma resposta da minha parte, que só acontece agora e que dirijo a todos, procurando responder à totalidade das abordagens feitas.

A maioria dos membros que responderam a este tópico têm-me alertado para a mais que provável cisão entre apistogramas e ramirezi. Já tinha desde o início a noção desse risco, mas a frequência das observações feitas a este nível funcionaram como um grande alerta e como uma necessidade de eu rever as minhas escolhas. Agradeço-as sem excepção. Como ainda só tenho os apistogramas, vou bem a tempo de alterar as minhas escolhas para a fauna do aquário.

O que me levou a considerar a hipótese apistogramas / ramirezi foi essencialmente o facto de, no passado, ter tido 6 ramirezi com um casal de agassizi e não ter tido problemas significativos, e o facto de, alguns conhecidos meus me terem informado que os apistogramas toleram com relativa facilidade os rams.

De qualquer forma, não sou de arriscar muito a este nível, pelo que vou procurar uma de duas soluções, para as quais Vos peço desde já aconselhamento:

1)Apistogramas cacatuoides (2 casais) + Ramirezi (1 casal)

2)Apistograma cacatuoides (2 casais) + Mesonauta festivus (3 exemplares)

Parece-Vos mais sensata uma destas opções?

E sim, para uma próxima actualização, tentarei ter o cuidado de disponibilizar fotos maiores que estas… Como foi o meu primeiro post com imagens, terei errado no tamanho dos ficheiros.

Saudações a todos.

Filipe Ferreira

Publicado: (editado)

Isso, isso....

Está muito bom...mas falta mm, como referiu o kripticall, é as fotos dos pormenores e uma geral mais proxima! pq isso ao longe promete e de que maneira. É sp bom ver projectos com pés e cabeças por aqui.

Quanto à fauna...transcende os meus dominios...nunca tive esse tipo de ciclideos! Mas qq dia é dia.... :D

Abraços

Editado por Ptuga
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!