baigodes Publicado Janeiro 23, 2010 Publicado Janeiro 23, 2010 ola a todos pessoal bem queria mostrar o primeiro aquário que plantei, ou tentei, como neste momento nao tenho muitas possibelidades de adquirir melhor equipamento foi o que consegui, mas mesmo assim gostava de ter as vossas opiniões para poder melhorar. Iniciado hoje: O aquário é de 16L filtro elite y5 120L termostato 50w substrato: JBL aquabasis plus areão: não sei dizer ao certo foi dado. ph:7,2 temperatura 26º Imuminção: lâmpada económica de 14W :S será muita má? em relação a flora não sei quais são, suponho pois tentei ver na net mas se vcs conseguirem era uma grande ajuda para melhorar o sistema, as plantas foram oferecidas. fauna: penso em colocar guppys(2 fêmeas e um macho), e também pensei num limpa vidros, mas não sei se será população a mais. http://img685.imageshack.us/img685/7422/img0125v.jpg Plantas: 1 http://img714.imageshack.us/img714/413/palntado2.jpg 2 http://img714.imageshack.us/img714/5899/plantado3.jpg Também deverei usar co2? obrigado, Cumprimentos Citar
João Paulo Viegas Publicado: Janeiro 24, 2010 Publicado: Janeiro 24, 2010 Olá e bem vindo ao fórum. De facto estás um pouco limitado com espaço no aqua, no entanto os parabéns pelo esforço na montagem do mesmo. Não faz sentido estares a fazer CO2 pois tens muitas poucas plantas. Vai actualizando e boa sorte. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
baigodes Publicado: Janeiro 24, 2010 Autor Publicado: Janeiro 24, 2010 obrigado pela opinão mas penso que vou precisar de co2 as plantas estão um bocado amarelas e murchas e como o aquário esta em ciclagm não tem peixes assim as plantas ficam sem co2 :s, acho eu! podiam tambem ajudar em relação a fauna! 3 guppys e 1 limpa vidros sera população a mais, ja tenho 3 caracois mt pequenos(4ml) obrigado Citar
André19 Publicado: Janeiro 24, 2010 Publicado: Janeiro 24, 2010 Nao tens as medidas do teu aquario, mas okei ... Sim, podes por um trio de guppys e um limpa vidros, opta por um otto, é melhor . Citar
baigodes Publicado: Janeiro 24, 2010 Autor Publicado: Janeiro 24, 2010 eu só teria o co2 ate colocar os peixes, vou adquirir 1macho e 2 femeas guppy Citar
Joao Bello Publicado: Janeiro 25, 2010 Publicado: Janeiro 25, 2010 Colega de aquariofilia não é o CO2 que te vai ajudar mas um sistema de iluminação novo.... Isso é uma iluminação má para aquários! isso é para pessoas existem lampadas especificas com espectros especificos.... Para alem do qual que um sistema de CO2 num aquario tao pequeno o mais provavel era não ser sustentavel em termos de qualidade de água.... Abraço Citar
baigodes Publicado: Janeiro 26, 2010 Autor Publicado: Janeiro 26, 2010 pois foi o que pensei em relação a iluminação, o meu aquário é pequeno e também não tenho muito dinheiro para gastar nele, nao sei que iluminação colocar, pelo que vejo é tudo grande e caro(t5 t8) vi umas lâmpadas fluorescente no chinês de 8w a 14W já com calha(5uros), será uma boa alternativa? ou vou continuar na mesma? Ja fui a uma loja com equipamento para aquariofilia na minha cidade, e só vejo lâmpadas grandes como as que temos na cozinha e não cabem no meu aquário,. obrigado Citar
testum Publicado: Janeiro 26, 2010 Publicado: Janeiro 26, 2010 Duvido que essas do chines sirvam. Depende tambem como já foi dito dos espectros. Citar
baigodes Publicado: Janeiro 26, 2010 Autor Publicado: Janeiro 26, 2010 Mas a do chinês ou a que tenho não darão porque?são fluorescentes dai terem a temperatura de cor correcta, como o seu expecto ser o mais adequado para aquário(cores frias) o que pode acontecer é não ter lumes suficcients, em vez de ter uma lâmpada tenho duas, estarei assim tão errado? Qual ´a diferença entre uma lâmpada toda xpto e uma mais básica, não tem o mesmo comprimento de onda? ou as xpto já chegam a apresentar uma luz roxa, onde a fotossíntese se da com maior intensidade? Desculpem mas não percebo assim muito, estou a tentar aprender. Obrigado Citar
João Paulo Viegas Publicado: Janeiro 27, 2010 Publicado: Janeiro 27, 2010 (editado) A questão da iluminação tem a haver com kelvins: http://pt.wikipedia.org/wiki/Balan%C3%A7o_de_cores http://www.aquaeden-shop.net/conceitos_5.html Espero que ajude. Fontes: Wikipedia e loja on-line Aquaeden EDIT: colocação das fontes Editado Janeiro 27, 2010 por João Paulo Viegas Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
baigodes Publicado: Janeiro 27, 2010 Autor Publicado: Janeiro 27, 2010 obrigado pelos links, é o seguinte , pelo que li a melhor temperatura de cor é 5600k, porque é a que se aproxima mais da luz natural(sol isto sem nuvens ou sombra). Mas também li que a melhor temperatura de cor para ajudar na fotossíntese era na casa dos 10000k(apresenta uma cor azulada, como lhes costumamos chamar cores frias), eu sei o que é a temperatura da cor, pois estudo fotografia. A minha questão é, qual é a temperatura de cor ideal para um plantado? E voltando a fazer referencia as lâmpadas do chines,(t5 15w) elas tem uma temperatura de cor de 6400k perto da cor natural(sol5400k), então penso que poderá ser indicada(não a melhor) para um aquário, mas não para ajudar na fotossíntese. Citar
baigodes Publicado: Janeiro 28, 2010 Autor Publicado: Janeiro 28, 2010 mais alguma opinião sorry:( Citar
Recommended Posts