André Limede Publicado Janeiro 23, 2010 Publicado Janeiro 23, 2010 Oila, tenho um pequeno aquário que deve levar +/- 30 a 35L e sempre que lá meto elodeas...começam a definhar Alguns sites dizem que requer muita iluminação....mas depois também há muita boa gente que diga que não, não precisa de muita iluminação... Eu só tenho uma lâmpada de 6watts e acontece-me isto (com uma de 25watts é o mesmo...). Será que a luz das lâmpadas económicas não é a ideal? Se não for, posso comprar uma calha T5 ou assim, será que um de 8x2watts chegava para o assunto ou nem por isso? Queria mesmo uma ajudita aqui porque isto está a dar cabo de mim...xD Cump PS: Os fetos do mesmo aqua crescem que nem doidos....
gervas Publicado: Janeiro 23, 2010 Publicado: Janeiro 23, 2010 (editado) A elodea gosta muito de luz, digam-te o que disserem, quanto mais luz, menor irá ser o espaço de entrenó, mais largo será o caule e mais saudável será a planta. Se possível adiciona CO2 á água, pois mesmo com luz decente a planta irá definhar se não receber co2 suficiente, e terceiro, dá lhe uma adubação correcta, pois como planta de crescimento rápido que é, consume muitos nutrientes. Para concluir, 6W para um tanque de 36litros, é basicamente nada. Tenta arranjar no mínimo uma lâmpada de 14W, de preferência 2x 14W com reflectores. Tenta sempre manter 0.5W de luz por cada litro de água, e para plantas que gostam de "trabalhar pó bronze" dás lhes 1W por litro(ou o mais próximo) Já agora uma lâmpada de 6W, isso não é uma lâmpada daquelas economizadoras pois não? É que se queres ter plantas precisas de lâmpadas com um espectro adequado a plantas, ou então com espectro misto para peixes e plantas. Ainda no mesmo "já agora", que altura tem o tanque? É que nem sempre é a melhor para tanques pequenos(a menos que o dono as queira podar dia sim dia não=) Os fetos estão nas sete quintas, porque são plantas que proliferam em luz fraca, muitas vezes até mesmo á sombra de outras plantas. Editado Janeiro 23, 2010 por gervas The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos)
André Limede Publicado: Janeiro 23, 2010 Autor Publicado: Janeiro 23, 2010 Pois... o aquário tem 30cm só, mas também nunca as vi a crescer muito...lol Sempre li que elas não precisam de substracto, retiram os nutrientes da coluna de água....mas pois lá está, o aqua não tem peixes, é para os gtritões que tenho, mas 1º quero resolver este problema...acham que devo começar a fazer umas fertelizações? Pelos vistos vou ter de comprar uma calha nova....se conhecerem algum site com bons preços ou alguem tenha diga ou mande por MP.... Obrigado pela ajuda, Cump
Recommended Posts