Recommended Posts

Publicado

Oila,

tenho um pequeno aquário que deve levar +/- 30 a 35L e sempre que lá meto elodeas...começam a definhar :mad:

Alguns sites dizem que requer muita iluminação....mas depois também há muita boa gente que diga que não, não precisa de muita iluminação...

Eu só tenho uma lâmpada de 6watts e acontece-me isto (com uma de 25watts é o mesmo...).

Será que a luz das lâmpadas económicas não é a ideal?

Se não for, posso comprar uma calha T5 ou assim, será que um de 8x2watts chegava para o assunto ou nem por isso?

Queria mesmo uma ajudita aqui porque isto está a dar cabo de mim...xD

Cump :P

PS: Os fetos do mesmo aqua crescem que nem doidos....

Publicado: (editado)

A elodea gosta muito de luz, digam-te o que disserem, quanto mais luz, menor irá ser o espaço de entrenó, mais largo será o caule e mais saudável será a planta. Se possível adiciona CO2 á água, pois mesmo com luz decente a planta irá definhar se não receber co2 suficiente, e terceiro, dá lhe uma adubação correcta, pois como planta de crescimento rápido que é, consume muitos nutrientes.

Para concluir, 6W para um tanque de 36litros, é basicamente nada. Tenta arranjar no mínimo uma lâmpada de 14W, de preferência 2x 14W com reflectores. Tenta sempre manter 0.5W de luz por cada litro de água, e para plantas que gostam de "trabalhar pó bronze" dás lhes 1W por litro(ou o mais próximo)

Já agora uma lâmpada de 6W, isso não é uma lâmpada daquelas economizadoras pois não? É que se queres ter plantas precisas de lâmpadas com um espectro adequado a plantas, ou então com espectro misto para peixes e plantas. Ainda no mesmo "já agora", que altura tem o tanque? É que nem sempre é a melhor para tanques pequenos(a menos que o dono as queira podar dia sim dia não=)

Os fetos estão nas sete quintas, porque são plantas que proliferam em luz fraca, muitas vezes até mesmo á sombra de outras plantas.

Editado por gervas
Publicado:

Pois...

o aquário tem 30cm só, mas também nunca as vi a crescer muito...lol

Sempre li que elas não precisam de substracto, retiram os nutrientes da coluna de água....mas pois lá está, o aqua não tem peixes, é para os gtritões que tenho, mas 1º quero resolver este problema...acham que devo começar a fazer umas fertelizações?

Pelos vistos vou ter de comprar uma calha nova....se conhecerem algum site com bons preços ou alguem tenha diga ou mande por MP....

Obrigado pela ajuda, Cump :mad: