Recommended Posts

Publicado

Olá a todos.

Recentemente adquiri um betta macho. O que me foi aconselhado foi um aquario não muito grande por isso tenho um de cerca de 4L (se calhar nao fui bem aconselhado mas isso é outra conversa... :music_singguitar: ) . Depois de alguma pesquisa aqui no forum descobri que ao contrário do que me tinham dito na loja (temperatura podia ser >17ºC) os bettas deviam estar num meio com cerca de 26-27 ºC. Já estou cansado de procurar um termostato pequeno que responda as necessidades do "Tobias" :P mas sempre encontro termostatos de 25W para cima e enormes a comparar com o tamanho do aquario. Tenho tentado manter a agua a cerca de 24ºC, temperatura ambiente que consigo por no meu quarto pequenino (Residencia de estudantes -> sou universitario -> orçamento a condizer... :dry: ). Mas acima de 24ºC acho que morro eu primeiro xD...

Alguem sabe de que maneira posso encontrar um termostato de 1W ou [2 ; 2,5]W ??

Se nao econtrar será que posso usar iluminação de topo ou de fundo (ou as duas) para tentar aquecer a água até uns 27ºC com a o quarto a 20ºC? A iluminação de fundo mal transmitiria luz por causa da do cascalho e areao do fundo(que aliás so tem uma area transparente de cerca de 50% da area total do fundo)

Por último se for viavel este metodo da iluminacao-aquecimento qual a potencia e quais as lampadas a colocar?

Estendi-me um pouco mas queria que ficassem com o quadro da situação bem definido.

PS: ele tem feito ninhos frequentemente (dia sim, dia nao, em média), pelo que li é bom sinal :D

help me! Quero o peixe o mais feliz possivel dentro destas minhas limitacoes..... €€ e espaço.

BTW parabens pelo fórum é quase um manual de "Faça Você Mesmo", muito bom ;)

Publicado:

Olá

Consegues manter um betta a uma temperatura inferior a 27 º. Normalmente temperaturas de 26 a 27º são indicadas para a reprodução e desenvolvimento dos alevins.

Como um amigo meu diz: Se eu me sentir bem....os bettas tb se sentem. Desde que não andes de casaco e luvas em casa...está tudo bem. Em relação aos "aquecimentos" de lampadas ou outros alternativos, o pior para ele é haver variações bruscas na temp. da agua e/ou do ar. Isso é que é de evitar a todo o custo.

4 litros é pouco...e dificil manter um betta saudável. Arranja um filtro de esponja (se não tiveres já).

Cumpr.

antónio

Publicado: (editado)

Olá,

há uns aquecedores que são de tartarugueiras, que aumentam +/- 2 graus à temperatura ambiente e são pequenos.

Mas, acho que devias, em vez de gastares dinheiro nesse e depois quereres mudar, gastares mais algum num aqua maior um bocado e aí sim pores um de 25 w, dá-te muito menos trabalho a ti para manteres a água em condições pois tens que mudar a água num período de tempo maior, e o teu betta agradece...

Vais ver que depois de decorado e com iluminação (podes pôr uma lâmpada económica), te dá um ambiente brutal no quarto, vais gostar.

Editado por Gaio