danielconceicao Publicado Janeiro 23, 2010 Publicado Janeiro 23, 2010 boas pessoal... desculpem a abertura de um topico mas não encontro nada a falar em concreto das minhas duvidas no forum,lol.. ja tenho um aqua montado á 1 ano e tá tudo bem com apenas um senão,tem plantas artificiais e quero mudar aquilo,tou com um pequeno receio porque faz agora ano e meio tentei começar do zero e fazer um com plantas naturais e correu mal,as plantas nunca se adaptaram...mas agora vou tentar novamente e precisava de alguns topicos.. aqua: .aquapor de 60cm .iluminação de 25w(fraquinha eu sei,lol) .filtro interno da sera,com 2 esponjas(já não sei ao certo as caracteristicas vinha dentro do kit) .termostato de 100w .bomba de ar com régua difusora agora aqui vão as duvidas,ehehe: 1-opiniões sobre o filtro correcto,gostava de comprar outro,mas quanto mais procuro mais duvidas tenho.se interno qual? se externo(não tenho muito espaço fora para ocupar)qual?ideias,please...lol 2-potencia da lampada? 3-o fundo...ponho primeiro o substrato e depois o areao por cima?que quantidade de substrato e ideias em relação a marcas,(cuidado com os euros que não são muitos,lolol) 4-(super confuso em relação a esta)-depois de ter as plantas naturais devo desistir da pedra difusora de ar? 5-Se desistir da pedra difusora devo colocar um sistema de c02,por exemplo o TetraPlant CO2 Optimat (http://crystalred.eu/produtos.php?sub=6&fam=7) é suficiente e é recomendado?(tou a acha-lo tão barato.lolol) e penso que é só,desculpem o extenso tópico,se me poderem ajudar agradeço imenso,sinto que tenho o meu aqua actual muito morto e queria dar vida ao menino,lol.... desde já os meus agradecimentos...:D Citar
Ruy M. Publicado: Janeiro 23, 2010 Publicado: Janeiro 23, 2010 (editado) Um dos aquas que tenho é igualzinho ao teu! 1- O filtro que possuis dá para os gastos. Qual é a capacidade? Mas podes sempre comprar um externo se tiveres dinheiro, na casa dos 50 já encontras alguns novoc. 2- Não há muito a fazer quanto á potencia da lampada, o sistema só foi preparado para lampadas até 15watts. No entanto podes fazer como eu, utilizas uma lampada de 25watts das "económicas" a 6500 graus kelvin; equivale ás de 100 e ficas com poder de penetração. Se fores a ver não é assim tão fraco quanto isso, faz lá as continhas. Para potenciar um pouco mais a luz, forra a parte inteior da tampa com papel de aluminio, a luz que reflecte para cima é desta forma também aproveitada. 3- O areão também é susbstrato, mas inerte. Sim, colocas o fertil por baixo e o areão por cima, a não ser que compres um fertil que dê para colocar em contacto directo com a "superficie". Os preços estão de acordo com a qualidade dos mesmos, embora algumas lojas abusem bastante... Mas com 10 eur já encontras substrato fertil suficiente para o teu aqua, dependendo da loja claro está. Quanto a marcas existem bastantes, embora as mais comuns e acessiveis sejam a Tetra e Sera. A quantidade está decrita na propria embalagem, não te preocupes. Tens é que ter uma camada de pelo menos 2cm por cima do inerte sobre o fertil. 4 - Há quem o faça, mas o aqua é pequeno. Mantém o ar. 5 - Para um aqua tão pequeno e para quem quer poupar não se justifica comprar um sistema co2 tradicional. Essa é uma boa opcção. Não é a mesma coisa que um co2 convencional, e pelo preço nunca poderia ser. Mas consegues ter boas plantas com essa solução, eu recomendo dado as circunstancias. Eu tenho um sistema semelhante ao que indicas mas da Sera e funciona com pastilhas de co2 inseridas de 3 em 3 dias, não faz milagres mas fornece a base de co2 que as plantas necessitam. Com o substrato fertil, com a fertilização adicional e com esse co2 vais conseguir ter umas plantas verdinhas e com vida. Eu falo por experiencia propria e poupas muito dinheiro. Espero ter ajudado, Abraço! Editado Janeiro 23, 2010 por Ruy M. Citar
danielconceicao Publicado: Janeiro 23, 2010 Autor Publicado: Janeiro 23, 2010 Muito Obrigado Ruy M. fico bastante esclarecido em relação ás minhas duvidas,obrigado por partilhares a tua experiência.. Citar
Recommended Posts