davidf Publicado Janeiro 23, 2010 Publicado Janeiro 23, 2010 Boas Possuo um termostato de 60 watts e gostava de saber se ele apenas funciona como aquecedor ou se aquece a agua e desliga se de modo a que a temperatura seja sempre a mesma? Tenho medo que ele nao se desligue, pois eu neste momento nao estou perto do aquario? Citar
robintiago Publicado: Janeiro 23, 2010 Publicado: Janeiro 23, 2010 A ideia do termstato é mesmo essa..... que se deslique quando atinge a temperatura. Tens de ver pelo termómetro se é a temperatura que desejas, se não regulas o termostato e ele liga quando baixar da temperatura e desliga quando passar acima da temperatura desejada. boa sorte Citar Robin O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).
davidf Publicado: Janeiro 23, 2010 Autor Publicado: Janeiro 23, 2010 A ideia do termstato é mesmo essa..... que se deslique quando atinge a temperatura.Tens de ver pelo termómetro se é a temperatura que desejas, se não regulas o termostato e ele liga quando baixar da temperatura e desliga quando passar acima da temperatura desejada. boa sorte A minha duvida e a seguinte: eu comprei o meu em 2ª mao e penso que nao e so aquecedor mas tambem termstato. ele regula-se em cima e acende uma luz quando esta a funcionar. mas eu liguei o e nao sei se quando atingir a temperatura para a qual esta regulado para, e que caso nao se desligue corro o risco de me matar as plantas.. Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 23, 2010 Publicado: Janeiro 23, 2010 Não tens um termómetro? Se ele desligar a luz é pq liga aquece e desliga. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
davidf Publicado: Janeiro 23, 2010 Autor Publicado: Janeiro 23, 2010 Não tens um termómetro? Se ele desligar a luz é pq liga aquece e desliga. Sim possuo um termometro. Mas eu deixei o termostato ligado e tive de sair e so voltarei amanha. Pensei que os termstatos seriam todos iguais e voces pudessem saber se se trata de um termstato ou de apenas um aquecedor. Citar
David de Jesus Publicado: Janeiro 23, 2010 Publicado: Janeiro 23, 2010 Boas, Se isso é próprio para aquários terá que ser termostato por definição, caso contrário servia para te cozer os peixes , dito isto não quer dizer que um termostato não possa avariar ou vir defeituoso, mas por isso é que vale a pena investir num produto que te dê garantias... os jager são dos melhores. Boa sorte. Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 23, 2010 Publicado: Janeiro 23, 2010 Oi novamente. Se regula a temperatura, ou seja, tem uma forma (botão ou roda) que permite escolher uma temperatura numa escala que o aparelho tem então é um termostato. Se for só ligar a ficha à tomada eléctrica sem regular nada então é aquecedor. O termostato se tiver a funcionar bem vais desligar à temperatura pretendida mas.... os termostatos tb podem avariar afinal são máquinas.... e uma das avarias pode ser a chamada 'colagem' ou seja, o termostato aquece demasiado e acaba por colar e não se desliga.... Não é frequente mas por vezes os azares acontecem e é por esta razão que deveremos introduzir um novo equipamento quando temos tempo para o estudar e verificar se funciona em condições e nunca quando temos pressa para sair. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
davidf Publicado: Janeiro 23, 2010 Autor Publicado: Janeiro 23, 2010 Boas, Se isso é próprio para aquários terá que ser termostato por definição, caso contrário servia para te cozer os peixes , dito isto não quer dizer que um termostato não possa avariar ou vir defeituoso, mas por isso é que vale a pena investir num produto que te dê garantias... os jager são dos melhores. Boa sorte. Obrigado, fiquei muito mais descansado, penso eu. Trata-se de um de 60 watt da marca anivitro, se nao me engano. o meu aquario e de 35 litros, achas q e potente de mais? segundo o q percebi se o termstato tiver no maximo, o unico problema e apenas o facto de o termstato ter de ligar pouco tempo e desligar se muito tempo certo? Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 23, 2010 Publicado: Janeiro 23, 2010 (editado) Não, se tiver no máximo vai tentar aquecer a água até ao máximo da temperatura (a que marcaste no máximo), o que poderá ser muito alta para a fauna que tens. A marca é anivitro ou anivite? Editado Janeiro 23, 2010 por Hugo R. Silva Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
davidf Publicado: Janeiro 23, 2010 Autor Publicado: Janeiro 23, 2010 Não, se tiver no máximo vai tentar aquecer a água até ao máximo da temperatura (a que marcaste no máximo), o que poderá ser muito alta para a fauna que tens. A marca é anivitro ou anivite? sem querer abusar nao me sabem dizer a temperatura maxima? sim e anivite, peço desculpa Citar
David de Jesus Publicado: Janeiro 23, 2010 Publicado: Janeiro 23, 2010 (editado) Depende da fauna que tiveres, diz aí qual é. Mas tipo 24º ou 25º em princípio é uma amplitude que dá para quase tudo, não é é claro aconselhável no longo prazo ter temperaturas inadeaquadas para a fauna, é uma das razões porque é que é importante conhecer as características da fauna que tens, e garantir que todos têm exigências de temperatura compatíveis. E atenção que muitas vezes os termostatos estão descalibrados, a temperatura que regulas muitas vezes não corresponde à temperatura real. Editado Janeiro 23, 2010 por termoventilador Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 23, 2010 Publicado: Janeiro 23, 2010 Não tens lá a escala? o termóstato deve dizer (ter lá escrito). Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
davidf Publicado: Janeiro 23, 2010 Autor Publicado: Janeiro 23, 2010 Não tens lá a escala? o termóstato deve dizer (ter lá escrito). O meu apenas tem um genero de botao que se roda para um lado ou outro e uma seta que diz + e outra -. Ou seja so se consegue saber rodando e esperando que a temperatura estabilize Citar
MoonWolf Publicado: Maio 8, 2013 Publicado: Maio 8, 2013 Ora Boa Tarde... Eu sou completamente novato nestas andanças... A minha miúda queria à viva força um aquário, e o pai resolveu arranjar-lhe um, pequeno que encontrou em 2 mão... E lá foi o dito para casa... Quando agarrei no aquário, ele parecia que estava quente... Dias depois, em casa, ele parecia frio... Como não tinha termómetro e tinha medo de estar a mexer no termoestato, que é deste q só tem + e -, lá o comprei o termómetro e regulei-o o termoestato para uns 23º... (+-) Depois, como os peixes andavam meio abananados, depois de ter estado 3 dias fora (se calhar deixei um pouco de comida a mais no aquário), resolvi fazer uma TPA e limpei o filtro... perguntei numa loja e disseram-me q bastava lavar à torneira... (Já percebi que foi uma grande asneira)... As bactérias devem ter morrido todas... Atrás disso, o filtro parecia estar com uma velocidade anormalmente alta, pelo menos os peixes pareciam não a acompanhar... isto apesar de estar no mínimo... Depois de 5 dos meus 6 neons terem morrido, retirei um deles para uma tina com água, e tem lá estado à 3 dias... vivinho... Isto tudo para dizer que os 2 resistentes, 1 guppy e 1 corydora, que pareciam estar a resistir a isto tudo, esta manhã estavam mortos... o termoestato deve ter avariado (colado talvez), e a temperatura estava altíssima... Agora, nem sei o que fazer... Se decidir continuar com esta actividade, acho que tenho q investir num termoestato novo, pois pelo que tenho lido, peixes de água fria ainda são piores.. e, no futuro, talvez num aquário digno do nome, porque um de +- 10L acho q é mais dificil de estabilizar... Citar
Recommended Posts