Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

Desde de Agosto que estou com um projecto para reiniciar o hobby quanto mais pesquisava mais confuso ficava mas quando pensava que já estava tudo resolvido surgiu uma pequena dúvida e um problema.

Eu estava a pensar em comprar o Filtro EHEIM CLASSIC 2211 (44.03€) mas em todas as lojas que fui aconselhavam-me EHEIM CLASSIC 2213 PLUS (60.42€) porque para o EHEIM 2211 precisava de comprar as torneira e ficava por volta de 60€ e para isso comprava já o EHEIM 2213 que já estava completo. Mas esta a custar-me dar 60€ pelo filtro que eu acho que deve ser demais para o que eu preciso.

O Projecto que eu tenho é ter uma colónia de CRS e se me der bem é fazer criação e quem sabe no futuro fazer um apuramento biggrin.png' alt=':biggn:'>

A duvida é se não consigo que com um de cascata (ex: EHEIM LIBERTY) faça o serviço que eu preciso e poupar uns €€€

Mas é claro que se disserem que o 2213 é o mais aconselhado para os CRS é esse que compro

Agora vamos ao problema

Não consigo encontrar ADA Aquasoil Amazonia II a venda em lado nenhum (esgotado), sabem algum substrato que possa substituir ADA Aquasoil Amazonia II?

Aquario: C60xL30xA35

Cumprimentos

Editado por Rio
Publicado: (editado)

Boa noite, na minha modesta opinião consegue resultados satisfatórios com um eheim leberty ou até com outro filtro de cascata de outra marca, obviamente convém ter sempre o cuidado de não sobre-alimentar os camarões. Num aquário de invertebrados é bastante fácil de manter uma água com qualidade sem grande trabalho. Se optar por um filtro de cascata recomendo que faça 2 alterações:

1- colocar uma esponja na entrada de água do filtro (evita sucção de vivos e cria uma camada orgânica que serve de alimento a invertebrados)

2- alterar as matérias filtrantes, substituir alguma/s esponja/s por cerâmicas

Estas 2 alterações em conjunto com uma alimentação correcta (em quantidade) permitem-lhe ter bons resultados.

Poderá sempre recorer a um filtro externo de outra marca a preço mais acessível que os da eheim.

Cumprimentos

Editado por Hugo R. Silva
Quote desnecessário.
Publicado:

Olá realmente a força do 2213 poderá ser demasiado mas com o pre-filtro (esponja colocado no lugar da pinha que suga a água) mais algumas coisas que se podem alterar na entrada da água no aquário (aumentar tamanho dos buracos da flauta, fazer mais buracos na flauta ou simplesmente tirar a tampa do final da flauta ou ainda retirar simplesmente a flauta, pode dar sim e fica melhor servido.

Quanto ao solo pq a escolha de ADA Amazonia II?

Tem similares como Elos.

Publicado:

Boas,

Tenho 4 aquários de invertebrados com sensivelmente essa litragem que pretendes, três deles equipados com 2213 e um com 2211. Apesar do 2211 servir perfeitamente, tenho de efectuar a manutenção dele com muito mais frequência senão vai perdendo muito caudal, coisa que não acontece com os 2213. Relativamente ao fluxo de água, não te preocupes que a esponja acaba por diminuí-lo bastante, se for daquelas bem compactas, como deve ser para aquários de invertebrados.

Por isso, posso dizer-te que prefiro os 2213. :thumbup3:

Se quiseres, podes ver os meus aquários clicando no link que está na minha assinatura.

Publicado:
Quanto ao solo pq a escolha de ADA Amazonia II?

Eu escolhi o ADA Amazonia II pq durante as minhas pesquisas era o que mais aconselhavam por causa dos parâmetros da agua e tb por causa da cor escura.

Jorge

Fizeste alguma alteração nos teus filtros 2213 ou so metestes a esponja?

Publicado:

Estive a pesquisar os Substratos da Elos mas não encontrei nenhum de cor escura (preto).

Que substrato aconselhas?

Publicado: (editado)

Eu nunca utilizei ELOS mas estou a pensar utilizar num próximo aquário. É castanho escuro.

Elos Terra

Existe tb outros como o Shirakura - Red Sand Bee se bem que já li que pode trazer problemas...

E ainda temos outros da ADA o Malaya, que baixa ainda mais o pH.

Editado por Hugo R. Silva
Publicado:

Estive a ler o teu post que meteste na Elos Iberica...

Tambem ja pesquisei sobre Shirakura - Red Sand Bee e ate estou a espera de uma resposta de uma loja alemã

O que me puxou para o ADA Amazonina II foi a cor pq a nivel das caracteristicas ja encontei alguns parecidos, estou a ver que vou ter que ficar pelo o castanho