hmyxis Publicado Janeiro 22, 2010 Publicado Janeiro 22, 2010 Boas! Preciso de fazer um tratamento com sal num aqua com discus e cardinais. Alguém me sabe dizer a dosagem máxima suportada pelos mesmos? Obg!
hmyxis Publicado: Janeiro 22, 2010 Autor Publicado: Janeiro 22, 2010 É que encontram-se varias doses, por vezes não há consenso (Ex.: segundo Gerald Bassleer: 5mg/L durante 5 a 7 dias, o k me parece demais, especialmente para cardinais). E ainda há dose standard e dose para peixes sensíveis como o tetra cardinal, é sobre esta que gostava de saber a vossa opinião/experiência. Cumps
João Ferreira Publicado: Janeiro 23, 2010 Publicado: Janeiro 23, 2010 sinceramente não te sei dar uma resposta acertada... sempre tive comunitários com cardinais e discus...e nunca tive problemas quando precisei adicionar sal ...agora o que é importante dizeres é porque queres adicionar sal?qual a razão? pode ser que para o motivo que fores apresentar possa haver algo diferente do sal mas com o mesmo objectivo se é que me fiz entender! abraço Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
hmyxis Publicado: Janeiro 23, 2010 Autor Publicado: Janeiro 23, 2010 sinceramente não te sei dar uma resposta acertada... sempre tive comunitários com cardinais e discus...e nunca tive problemas quando precisei adicionar sal ...agora o que é importante dizeres é porque queres adicionar sal?qual a razão? pode ser que para o motivo que fores apresentar possa haver algo diferente do sal mas com o mesmo objectivo se é que me fiz entender! abraço Surgiram barbatanas rasgadas (andam com elas coladas) e uma camada aveludada branca (costia?). Já fiz hexamita junto com exit (tinha de os desparasitar) e de seguida esha 2000 junto com exit também. A temperatura está neste momento nos 30 graus (vou subir até aos 31-32 graus). O tratamento terminou ontem. Desde aí liguei o UV 24h/dia e vou fazer uma tpa. Estava a pensar de seguida fazer o tratamento com sal e com esha 2000 ao mesmo tempo. Os parâmetros do aqua estão ok. Outra dúvida que me surgiu é que as dosagens que referi antes foram consultadas num livro em inglês (Gerald Bassleer) e as unidades vêm em gm (5gm/L). Parecia-me mg, agora questiono-me se não serão gramas (parece demais).
hmyxis Publicado: Janeiro 23, 2010 Autor Publicado: Janeiro 23, 2010 Surgiram barbatanas rasgadas (andam com elas coladas) e uma camada aveludada branca (costia?). Já fiz hexamita junto com exit (tinha de os desparasitar) e de seguida esha 2000 junto com exit também. A temperatura está neste momento nos 30 graus (vou subir até aos 31-32 graus). O tratamento terminou ontem. Desde aí liguei o UV 24h/dia e vou fazer uma tpa. Estava a pensar de seguida fazer o tratamento com sal e com esha 2000 ao mesmo tempo. Os parâmetros do aqua estão ok.Outra dúvida que me surgiu é que as dosagens que referi antes foram consultadas num livro em inglês (Gerald Bassleer) e as unidades vêm em gm (5gm/L). Parecia-me mg, agora questiono-me se não serão gramas (parece demais). Confirmei agora na net: gm é grama.
Quo Publicado: Janeiro 24, 2010 Publicado: Janeiro 24, 2010 (editado) pelo que li era uma colher de sopa por 20 litros. Mas deves previamente dissolver o sal em um bocado de água de aquario. Mas o subir a temperatura nao é para o protozoário que causa o ictio? Se as barbatanas estao rasgadas deve ter outro tratamento... penso que te deverias ficar pelo esha 2000... isso é que o que parece mais adquado. eu tou a usar outra ideia que li algures (meu motivo é para prevenir o ictio, mas serve para outros problemas), que é deixar água nao tratada com anti-cloro de um dia para o outro para ver se dissipa algum cloro, para nao ser nocivo aos peixes e 24 horas depois despejo no aquario assim mesmo, já tentei uma dose de 3 litros para aqua de 115, uma dose pequena, e nao teve qualquer efeito negativo nos peixes, ficaram até mais activos. retirei as peças filtrantes durante o tempo que deixei actuar para proteger as bacterias da amónia e dos nitritos. Editado Janeiro 24, 2010 por Quo
hmyxis Publicado: Janeiro 24, 2010 Autor Publicado: Janeiro 24, 2010 pelo que li era uma colher de sopa por 20 litros. Mas deves previamente dissolver o sal em um bocado de água de aquario. Mas o subir a temperatura nao é para o protozoário que causa o ictio? Se as barbatanas estao rasgadas deve ter outro tratamento... penso que te deverias ficar pelo esha 2000... isso é que o que parece mais adquado. eu tou a usar outra ideia que li algures (meu motivo é para prevenir o ictio, mas serve para outros problemas), que é deixar água nao tratada com anti-cloro de um dia para o outro para ver se dissipa algum cloro, para nao ser tao nocivo aos peixes e 24 horas depois despejo no aquario assim mesmo, já tentei uma dose de 3 litros para aqua de 115, uma dose pequena, e nao teve qualquer efeito negativo nos peixes, ficaram até mais activos. retirei as peças filtrantes durante o tempo que deixei actuar para proteger as bacterias da amónia e dos nitritos. Falei com um amigo meu entendido nisto e decidi fazer o que ele disse. Vou fazer (já iniciei) esha2000 e exit (prefiro não arriscar, já que são compatíveis), 1g sal/L, praziquantel na comida (é mais forte que o metronidazol; mesmo tendo feito o hexamita, prefiro certificar-me que a "bixa" morre, enquanto eles comem) e vou tapar o aqua durante 3 dias (só destapo para os alimentar). Parece que tem efeito, caso seja mesmo costia (por acaso isto de tapar o aqua nestes casos não sabia, nunca me tinha deparado com este problema). Bem, vamos ver o que vai sair daqui. Obg pela dica! Cumps
João Ferreira Publicado: Janeiro 24, 2010 Publicado: Janeiro 24, 2010 se dixes que tens uma camada branca a cobrir o corpo dos peixes entao existe a possibilidade ser oodinium cuidado altamente contagioso e so te safas com medicamentos a base de cobre por exemplo odinopur podes por fotos dos peixes? Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
hmyxis Publicado: Janeiro 25, 2010 Autor Publicado: Janeiro 25, 2010 se dixes que tens uma camada branca a cobrir o corpo dos peixes entao existe a possibilidade ser oodinium cuidado altamente contagioso e so te safas com medicamentos a base de cobre por exemplo odinopur podes por fotos dos peixes? De momento não tenho máquina fotográfica. Tentei com o tlm mas a imagem é mt má, não se nota nada. Estão reactivos e a comer bem, embora visivelmente incomodados (roçam-se). Vou fazer este tratamento com sal, temperatura está a 30-31 graus, 3 dias às escuras conforme aconselhado (vai no 2º), prolongando o esha 2000 e o exit até ao 5º dia, se necessário. Não tenho a certeza se é oodinium. Se não melhorarem vou colocar essa hipótese. Queria evitar o cobre, pelas suas consequências, mas se tiver de ser... Vou dando novidades.
Recommended Posts