Ric.Gomes Publicado Janeiro 22, 2010 Publicado Janeiro 22, 2010 olá a todos! recentemente descobri aqui por casa um belo aquário... estou a fazer remodelações e encontrei-o num canto que serve +/- como arrecadação no entanto decidi não o mandar fora pensando que podia ser útil... até que me lembrei que podia montar um aquário de agua quente... ora a qestao é eu nao entendo nada de aquariofilia... portanto o q eu gostaria que me instruissem nos 1ºs passos... já li por alto o tópico correspondente aos 1º's passos mas queria algo mais detalhado que materiais usar e esse tipo de coisas mais técnicas... cumps, Ricardo Gomes Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
Quo Publicado: Janeiro 22, 2010 Publicado: Janeiro 22, 2010 passa na zona fotos e videos: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=100 existem livros online e guias tb livros online aqui: http://www.scribd.com/doc/18234843/Fish-Th...-Aquarium-Guide Citar
AGA Publicado: Janeiro 22, 2010 Publicado: Janeiro 22, 2010 Depois diz as medidas do aquário e restante equipamento (se tiveres). Já agora completa o perfil. Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Ric.Gomes Publicado: Janeiro 22, 2010 Autor Publicado: Janeiro 22, 2010 Depois diz as medidas do aquário e restante equipamento (se tiveres). Já agora completa o perfil. Cumps o aquário tem 60*30*30... segundo os meus cálculos comporta cerca de 54L de agua... quanto a restante equipamentos não tenho absolutamente nada... Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 22, 2010 Publicado: Janeiro 22, 2010 (editado) Para água doce e quente falta ainda: - termostato (Diferença entre temperatura média da divisão onde fica o aquário e a temperatura pretendida na água do aquário). - filtro (Espécies, pois umas sujam mais que outras e quantidade). - Iluminação (só para peixes, peixes e plantas e diferentes plantas diferentes exigências). Cada artigo indicado atrás precisa de vários factores para ser indicado o melhor. Diferença entre temperatura média da divisão onde fica o aquário e a temperatura pretendida na água do aquário. Tem 54L brutos, depois tem que se descontar o areão, decorações, plantas, inertes (como pedras, troncos etc etc) depende do que se lá coloque. Editado Janeiro 22, 2010 por Hugo R. Silva Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Ric.Gomes Publicado: Janeiro 24, 2010 Autor Publicado: Janeiro 24, 2010 Para água doce e quente falta ainda: - termostato (Diferença entre temperatura média da divisão onde fica o aquário e a temperatura pretendida na água do aquário). - filtro (Espécies, pois umas sujam mais que outras e quantidade). - Iluminação (só para peixes, peixes e plantas e diferentes plantas diferentes exigências). Cada artigo indicado atrás precisa de vários factores para ser indicado o melhor. Diferença entre temperatura média da divisão onde fica o aquário e a temperatura pretendida na água do aquário. Tem 54L brutos, depois tem que se descontar o areão, decorações, plantas, inertes (como pedras, troncos etc etc) depende do que se lá coloque. sim...há que retirar o volume das restantes coisas que quero colocar dentro do aqua.. por isso gostaria de alguma sugestões para o tipo de material a usar de modo a ter um bom/equilibrado sistema para os peixes mas sem ocupar demasiado volume para não impedir o bem estar deles.. já agora gostaria de uma ajuda a definir faunas compatíveis e como adicionar algumas plantas ao aquário.. até agora sei que gostaria de ter alguns camarões e uns pequenos peixes que segundo sei se chamam neons... qual o numero indicado a ter sem influenciar o bem estar dos animais? devo colocar mais alguma espécie (animal/planta) para ajudar a manter o sistema estável? Cumps, Ricardo Gomes Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
Ric.Gomes Publicado: Janeiro 24, 2010 Autor Publicado: Janeiro 24, 2010 (editado) no fundo o que gostava de saber era: se fosse para vocês com um aquário desta dimensão (e tendo em conta que me estou a iniciar) o que comprariam a nível de: -filtros -inertes -plantas (e o que será necessário para as manter que deva ser comprado também) -iluminação -fauna -etc... lol Editado Janeiro 25, 2010 por Ric.Gomes Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
Ric.Gomes Publicado: Janeiro 25, 2010 Autor Publicado: Janeiro 25, 2010 Ninguém me ajuda xD vá la tenham pena e paciência =P Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
João Paulo Viegas Publicado: Janeiro 25, 2010 Publicado: Janeiro 25, 2010 Olá e bem vindo. Penso que já te indicaram o que deves adquirir o resto vai também da tua pesquisa assim como o teu gosto pessoal, pois para mim servirá um determinado produto ou marca e para ti não servirá. Pergunta-te a ti mesmo como queres o aqua, se é para ter apenas peixes? Vais colocar invertrbrados? E plantas? Que plantas? que espécie de peixes se dão com a água que eu irei colocar? Gosto mais de troncos e uma pedras, ou gosto mais da decoração com um baú e um mergulhador? Como vês há uma serie de questões que deverás definir. Recomendo-te que leias e mais ainda dá uma vista de olhos pelas fotos dos aquários do pessoal e pode ser que te surja um projecto que veijas que gostes e que até queres fazer. Depois parte daí e começa a projetar, pois quanto mais idealizares melhor sairá o resultado, menos hipoteses existem de errares e mais dinheiro pouparás. Boa sorte. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 25, 2010 Publicado: Janeiro 25, 2010 Tens que ter calma, o pessoal ajudam quando pode e sabe -filtros: aconselho externo mais caro mas melhor, exemplo eheim 2211 ou 2213. -inertes: troncos, pedras (é preciso cuidado que algumas alteram o pH e durezas, verificar primeiro se isso é desejável), decorações a gosto. -plantas (e o que será necessário para as manter que deva ser comprado também): Depende da iluminação, e se existe substrato fértil e fertilização liquida. -iluminação: depende do tipo de plantas que se deseja manter, mais exigentes e tapete é aconselhável 1W por Litro. -fauna: Medir pH e a partir daí escolher o que se enquadra nele, nos nossos gostos e na habitabilidade no espaço disponível. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Ric.Gomes Publicado: Janeiro 25, 2010 Autor Publicado: Janeiro 25, 2010 hmm entendo a opinião de ambos... vou tentar projectar alguns esboços de Hardware e da disposição das coisas a tomar... depois comunico... grande abraço, Ricardo Gomes Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
Ric.Gomes Publicado: Janeiro 25, 2010 Autor Publicado: Janeiro 25, 2010 questão... tendo em contra a 'regra' em que se deve ter um termostato com cerca de 1W para cada 1L de agua, será prejudicial num aquário de 54L ter um termostato de 75W? poderá sobreaquecer a água? Abraço, Ricardo Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 25, 2010 Publicado: Janeiro 25, 2010 Não é prejudicial (só se ele aquecer demais e queimar, mas isso pode acontecer com qualquer um). Até pode nem chegar, pois dependerá muito da temperatura ambiente do local onde esteja o aquário. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
g2music Publicado: Janeiro 25, 2010 Publicado: Janeiro 25, 2010 questão... tendo em contra a 'regra' em que se deve ter um termostato com cerca de 1W para cada 1L de agua, será prejudicial num aquário de 54L ter um termostato de 75W? poderá sobreaquecer a água? Abraço, Ricardo Não faz mal nenhum. Até existem membros aqui do forum que têm termos de 100W em aquas de 20L, depende da temperatura da casa. Citar A minha dor de cabeça
Ric.Gomes Publicado: Janeiro 25, 2010 Autor Publicado: Janeiro 25, 2010 certo... já agora, sendo um bocado chato, estava aqui a comprar umas coisas online no jumbo e fui dar uma vista de olhos na secção dos animais e deparo-me com um termostato Aquapor 100W por menos de €17... isto é um preço normal?! :S Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
Joao Bello Publicado: Janeiro 25, 2010 Publicado: Janeiro 25, 2010 É mas se eu fosse a ti não comprava lol, compra Eheim penso que seja á volta do mesmo preço ou um bocadito mais caro! Abraço Citar
Ric.Gomes Publicado: Janeiro 25, 2010 Autor Publicado: Janeiro 25, 2010 É mas se eu fosse a ti não comprava lol, compra Eheim penso que seja á volta do mesmo preço ou um bocadito mais caro! Abraço Certo... pareceu-me um bagatela... quando a esmola é demais o pobre desconfia... Já agora entre o filtro classic 2211 Eheim e o Tetratec Ex400 qual será o melhor? Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
Ric.Gomes Publicado: Janeiro 25, 2010 Autor Publicado: Janeiro 25, 2010 Eheim... Algum motivo em especial? Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
Joao Bello Publicado: Janeiro 25, 2010 Publicado: Janeiro 25, 2010 Todas as peças do filtro vendidas em separado... Citar
Ric.Gomes Publicado: Janeiro 25, 2010 Autor Publicado: Janeiro 25, 2010 sweet.. lol tao vou apostar no Eheim Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
Joao Bello Publicado: Janeiro 25, 2010 Publicado: Janeiro 25, 2010 Por vezes o mais em conta sai mais caro a longo prazo, e muitas vezes faz as pessoas pensar que e dificil manter um aquario bonito devido a falta de qualidade dos materais... E dai haver tão poucos aquários em portugal! Devido a esse material de má qualidade que as pessoas compram por ser mais barato... Depois é so gastar dinheiro noutras coisas.... Na aquáriofilia e em qual quer sitio é melhor ter uma boa base do que ter um melhor recheio pois se a base não aguenta o recheio é inutil.... Com os melhores cumprimentos João Bello Citar
Ric.Gomes Publicado: Janeiro 26, 2010 Autor Publicado: Janeiro 26, 2010 eu concordo com a ideia do 'barato sai caro'... é um pouco assim em tudo no fundo. Sempre me habituaram a não gastar dinheiro por gastar mas compras ou investir em coisas porreiras... e eu como sou um tipo que não tem muita paciência não quero certamente andar dia sim dia sim a verificar tudo dentro do aquário. não se entenda com isto que vou investir e depois '(palavra censurada)', passo o termo, para a manutenção mas se de facto há equipamentos que, embora mais caros, nos ajudam numa melhor manutenção e menos trabalho, pois bem não vejo porque não optar por esses... entretanto a nível de 'Hardware' já decidi algumas coisas do que preciso/quero comprar sobretudo a nível de maquinaria: -Filtro Eheim Classic 2211 (tou ainda em duvida em relação ao Tetratec Ex 400 Anivite, mas disseram-me que não é tão fácil encontrar acessórios e tal... aceitam-se opiniões) -Bomba de Ar 'Rasca' (lol, vi umas aqui na loja de animais da zona a mulher tinha la uma num aquário de peixes dourados e aquilo pareceu-me ser porreiro.. não faz barulho e é baratinho.. também será para ligar mais durante a noite portanto não é preciso que seja algo XPTO) -Termostato Aquapor 100W (isto é algo que preciso aconselhamento... já me disseram que não seria dos melhores mas ta com um preço interessante +/- 17€ e é de 100W já vi outros com menos W e bem mais caros.. conselhos precisam-se) -Por fim os termómetros... creio que não há grande ciência em relação a isto. Se acharem que preciso de mais alguma coisa a nivel de maquinaria avisem... e ajudem-me a decidir em relação aos produtos acima mencionados... Abraço, Ricardo Gomes Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
AGA Publicado: Janeiro 26, 2010 Publicado: Janeiro 26, 2010 (...) -Filtro Eheim Classic 2211 (tou ainda em duvida em relação ao Tetratec Ex 400 Anivite, mas disseram-me que não é tão fácil encontrar acessórios e tal... aceitam-se opiniões) Se comprares a gama Classic, compra com torneiras. Eu comprei um 2213 já com torneiras por pouco mais do que custaria um sem torneiras. A diferença é substancial quando se decide fazer manutenção. -Bomba de Ar 'Rasca' (lol, vi umas aqui na loja de animais da zona a mulher tinha la uma num aquário de peixes dourados e aquilo pareceu-me ser porreiro.. não faz barulho e é baratinho.. também será para ligar mais durante a noite portanto não é preciso que seja algo XPTO) A bomba pode não ser necessária, mas é sempre bom ter uma em casa. -Termostato Aquapor 100W (isto é algo que preciso aconselhamento... já me disseram que não seria dos melhores mas ta com um preço interessante +/- 17€ e é de 100W já vi outros com menos W e bem mais caros.. conselhos precisam-se) Não aconselho esses... tive um e rapidamente ficou com água lá dentro. +- Por esse preço compras um em condições... Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Ric.Gomes Publicado: Janeiro 26, 2010 Autor Publicado: Janeiro 26, 2010 Com torneiras? LOL desculpa a ignorância... onde é que isso se coloca no filtro e para que serve? O que aconselhas para termostato tendo em conta q o aquário tem 54L? Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
Recommended Posts