Recommended Posts

Publicado

Com a valiosa colaboração do Ivanpantz, sem o qual isto nao seria possivel, aqui fica a minha mais recente introdução ao aquario:

Pic_3020_2.jpg

o out-take do filtro externo em vidro :wink:

mais algumas fotos:

Pic_3020_1.jpg

estas duas apoiadas no filtro externo V2

Pic_3020_3.jpg

Pic_3020_4.jpg

e com a mangueira acoplada neste caso uma de 15mm internos com uma braçadeira e tambem funciona com mangueira de 12mm internos se bem que a primeira é a melhor solução

e para quem ainda nao percebeu o objectivo final é este:

20_gallon_week_5.jpg

20_gallon_10_31_04.jpg

ignorem as plantinhas bonitas e concentrem-se do lado esquerdo do aqua onde dá para ver a entrada/saida de água para/de o filtro externo. Acabaram-se os tubos feiozos.

Esta primeira versão do out-take ainda precisa de ligeiras correcções e em breve a versão do in-take que é um tubinho com fendas.

Gracias de novo Ivanpantz ;)

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

hheehe acabou por ficar impec PEdro, só falta o tub OUT em xuveiro ehhehe, depois fazemos bizz.

:wink:

Pic_652_1.jpg
Publicado:
:!: banana rock :!:
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

oix!

os peixes não cabem ali?

A Água está cada vez mais Viva!

Publicado:

Boa .. está realmente muito bonito e fica muito estético.

No entanto vais ter sempre um problema de com o tempo o vidro por dentro vai ficando baço com a acomulação de algas e afins etc e tal.

No meu áqua anterior optei por uma solução identica com um dos filtros, so que em vez de vidro utilizei uma especie de acrilico (tipo vidro mas mais resistente) , com o passar do tempo ficou opaco e depois de algum tempo completamente branco.. banana rock

A vantagem é que limpas por dentro e fica como novo .

Cumps...

Publicado:

o aqua nao é meu... era apenas para demonstrar... se bem que ainda é um objectivo banana rock

o vidro em principio vai ficando sujo, mas ao contrario do acrilico nao envelhece! o acrilico é sensivel aos UV.

No que manda a água para fora do filtro são capazes de caber...mas vao estar a nadar contra-corrente... e teem de ser os mais pequeninos....

No que saca a água para o filtro a entrada vai ser por fendas no vidro...e por isso eles nao cabem...tal como nao cabem nas entradas dos filtros help

Quanto ao do termostato...ja ha termostatos que metes no tubo que vem do filtro e aquecem a água quando esta entra no aquario...e por isso tambem nao se veem!

Publicado:

este homem qualquer dia aparece no mega ciencia!!! :)

eh pah... mas ao fim de 1 mes com agua a correr isso fica castanho! :) mas tenho a certeza q a proxima versao irá ter um sistema de limpeza automatica de canos! :P

onde e q se pode arranjar desse "cano" em vidro!?!?

Publicado:

Olá existe um defeito de desenho neste out-take, a curva é demasido larga terá de ser revista como os da ADA, outro promenor é a inclusão de uns “pingos” de vidro para se poder fixar as ventosas.

Mas o projecto certamente será um sucesso. É uma excelente ideia.

26675160.img.jpg

Publicado:

Mega-Ciencia...esses tipos veem-nos (Núcleo de Fisica do IST) pedir experiencias emprestadas para poderem mostrar na televisão. :)

o sistema automático...nao prometo nada...alias quase que prometo que nao vai ter :)

A curva, sim realmente este foi apenas um prototipo e encomendado á pressa para ver se era fazivel, o pormenor da curva ja foi abordado dando para diminuir para metade...

em relação ao pingo de vidro...acho que essa solução nao é a mais fácil até porque aquilo nao é um pingo é tipo "puxador de gaveta em miniatura" ou como se fosse uma "cabeça de parafuso" para a ventosa agarrar mesmo.

Como parece ser dificil apesar de se ir tentar se calhar vai-se optar por ventosa com braçadeira tipo dos termostatos.

Em principio o funil tambem será revisto se bem que consegue distribuir o caudal de uma bomba de 1000l/hsem criar agitação superficial, dede que pelo menos esteja 3/4 submerso (o funil).

Agradecem-se mais comentários e sugestões

Pedro Alves

Publicado:

Olá vejo que usaste aspas tal como eu para referir o tal apoio, "cabeça de parafuso". É isso mesmo.

O ângulo da curva que segue para o funil, estás a pensar acentuá-la mais? Sim eu sei que é um protótipo mas não deveria estar mais virada para cima, ou cone um certo corte em diagonal no dito funil.

Outro aspecto que vejo é que com a outra forma, com o funil nais em forma paralela, como na foto, poderá ser a melhor solução em termos de anular a tal corrente, nota-se até uma bolha de ar na foto. Parece-me que atravez daquela forma se forma um “remoinho” dentro do tal copo.

26675160.img.jpg

Publicado:

uma outra pergunta : esse vidro é muito frágil certo ? à minima pancada que algum peixe maiorzinho dê que o leve bater no vidro do aqua parte ou nao ?

:)

Pic_652_1.jpg
Publicado:

Por acaso nao tinha pensado em acentuar, mas sim...se calhar é melhor acentuar um pouco mais...o tal corte é que é capaz de se tornar mais dificil...

Zanito, tens termometro no aquario? daqueles que boiam :lol: o vidro nao é assim tão frágil e em principio fica um pouco afastado da parede do água o que lhe dá algum espaço de manobra....e talvez usemos o prototipo para testar um pouco essas situações :lol: crash test!

Publicado:

penso que não seja fino mas todos nós sabemos que por mais cuidadosos que somos pode-se partir, foi o que me acontexeu com uma frasco de teste, com todo o cuidado escorregou das mãos e pimba

Publicado:

sim tenho desses termometros q boiam, mas tas querer dizer que a ""expessura"" ou qualidade vidro é igual de um para outro? que se o termometro nao parte esses tubos também nao ? é que nas manutençoes de filtros, com os tubos plasticos que a malta usa, muitas vezes é ""mocada"" contra o vidro e não só sem darmos conta. Só por isso referi e perguntei se era frágil....não foi para falar mal ou criticar nada...

:lol:

Pic_652_1.jpg
Publicado:

Hey :lol: podes criticar á vontade!

todas elas são bem vindas!

Õ vidro é mais espesso que o termómetro que eu tenho e esse ja levou muitas pancadas de um trichogaster que tinha como passatempo dar-lhe pancadas e ainda ali está.

quanto a pancadas desprevenidas podem acontecer e nao digo que nao parta...mas enfim é preciso algum cuidado. tambem nao andas a dar pancadas no aquario :lol:

Publicado:

Vivas.

Olá vejo que usaste aspas tal como eu para referir o tal apoio, "cabeça de parafuso". É isso mesmo.
Isso é difícil de fazer... e protótipo como é, optou-se pela maneira mais simples :lol:
O ângulo da curva que segue para o funil, estás a pensar acentuá-la mais? Sim eu sei que é um protótipo mas não deveria estar mais virada para cima, ou cone um certo corte em diagonal no dito funil.

Pois... razão tens tu.... mas para fazer esse tipo de montagem é necessário acoplar duas peças de vidro distintas, ou seja, mais difícil, muito mais difícil :lol:

uma outra pergunta : esse vidro é muito frágil certo ? à minima pancada que algum peixe maiorzinho dê que o leve bater no vidro do aqua parte ou nao ?

Nop... esse vidro, tal como o Pedro Alves já disse é resistente. É vidro utilizado em baixas e altas pressões e temperaturas (slencks por exemplo, tubos de vidro onde se faz vácuo e se injecta gases a pressões muito superiores à atmosférica e tanto se arrefecem a -80º C como se aquecem a 150º C, slush's de THF e banhos de óleo, respectivamente)

Espero ter respondido a algumas coisas que possam ter ficado no ar...

Fiquem bem

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Realmente a questão frágil é para ponderar, mas tal como diz o Pedro Alves para tudo tem que se ter cuidado, acho que é uma peça que é mais resistente do que parece, aquela torção deve concerteza dar uma rsistência extra ao vidro.

Luís Fortunato, obrigado pela explicação pelo que vejo o projecto está em excelentes mãos. A questão que coloquei era com base nos modelos da ADA.

A questão que faço a seguir é se vou conseguir ter um destes no meu aquário? Seja produto final ou para testes. Desculpem a lata mas realmente isto me interessa.

26675160.img.jpg

Publicado:

Olá Just me

Talvez não tenhas visto, mas mandei-te uma mp acerca deste tópico. Com efeito, já tinha pedido um orçamento a uma fábrica de material para laborátorio em vidro.

O valor que me pediram pelo tubo de out take foi de 22 €uros. O tubo de intake foi orçado em 56 €uros. Achas que consegues valores mais em conta? Diz qualquer coisa pois eu estou muito interessado em adquirir estas peças.

Cumprimentos :shock:

Oportunidade de negócio: http://www.vencer.bz/a-internet

Publicado:

Hello!

Realmente ainda nao estamos na fase de preços, já que ainda estamos a experimentar para ver qual a melhor solução....

Esperemos que esteja para breve e que saia em conta aqui para o pessoal do fórum.

Relativamente à mp, realmente nao tenho nenhuma na caixa....e não me lembro de ter visto apesar de ter recebido algumas nestes ultimos dias de variadas pessoas.

Já agora...estamos tambem a investigar um difusor "ADA style" com pedra porosa encastrada no vidro :shock:

Pedro Alves

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!