Dina Morgado Publicado Janeiro 21, 2010 Publicado Janeiro 21, 2010 Olá a todos Após um período de ausência, estou de volta mas não com boas noticias. Vou ter que começar o meu aqua do "zero". Tenho um aqua de 100l, com 3 filtros incorporados, 2 lampadas, plantas naturais e até ha bem pouco tempo com varias especies. Acontece que, ou por incompatibilidae das especies ou por outras razões que ainda não percebi quais eram, os peixes tem vindo a morrer. Apesar de ler sobre o assunto, acho que nunca "atinei" muito bem com isto. Neste momento tenho 2 tricogaster, 2 corrys, 4 neons e 3 platys. . Como estou a pensar envaziar o aqua e limpar tudo bem, fazer o ciclo e começar tudo de novo, necessito de algumas dicas para repovoa-lo. Quais as especies que posso juntar aos que tenho? Eu gosto de peixes calmos, que não andem numa correria no aqua e que sejam coloridos. Deem-me a vossa ajuda. Obrigada. Dina Citar
João Paulo Viegas Publicado: Janeiro 21, 2010 Publicado: Janeiro 21, 2010 Bem vindo ao fórum. Oraaa uma ajuda...hhuummm...deixa ver.... Faz o reset ao aqua, deixa-o ciclar. Vê os parametros que consegues manter, PH por exemplo e depois vê quais as espécies que se adaptam à especificidade do teu aqua. Tens 3 filtros ? Serão mesmo necessários todos? Ou é um filtro com três camadas filtrantes? Boa sorte. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
David de Jesus Publicado: Janeiro 21, 2010 Publicado: Janeiro 21, 2010 Boas, Penso que devias começar por perceber o problema, é que na minha opinião pessoal desmontar o aquário e voltar a montar tudo é uma chatice, e se não souberes o que está a correr mal é possível que volte a acontecer. Devias arranjar os testes de ph, NO2, NO3 e amónia pelo menos, fazeres os testes para perceberes o estado da coisa, veres em que ponto estás do ciclo e se há algum problema nessa área, o mais certo para os peixes estarem a morrer. Não dizes qual é a espécie de trichogasters que tens, mas tirando isso não estou a ver os peixes que aí tens a matarem outros. E já agora, disseste que até há bem pouco tempo tinhas várias espécies, quais eram em que quantidade? Há quanto tempo tens o aquário montado? tens feito tpa's regulares? Essa história dos três filtros também não percebi bem. Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
tiago12scp Publicado: Janeiro 21, 2010 Publicado: Janeiro 21, 2010 Penso que nesse caso é melhor fazer testes a agua !! ja agora a que temp. ta o aqua. ?? Acho que os guppy podem entrar nesse aqua. mas primeiro deixe isso mais uma semana repousar, a ver o que acontece !! As plantas que tem no aqua.(se tiver) sao naturais ou artificiais ?? Se continuarem a morrer os peixes, sim é melhor começar de novo !! cump. :D Citar
Dina Morgado Publicado: Janeiro 22, 2010 Autor Publicado: Janeiro 22, 2010 Bem vindo ao fórum. Oraaa uma ajuda...hhuummm...deixa ver.... Faz o reset ao aqua, deixa-o ciclar. Vê os parametros que consegues manter, PH por exemplo e depois vê quais as espécies que se adaptam à especificidade do teu aqua. Tens 3 filtros ? Serão mesmo necessários todos? Ou é um filtro com três camadas filtrantes? Boa sorte. Citar
Dina Morgado Publicado: Janeiro 22, 2010 Autor Publicado: Janeiro 22, 2010 Olá a todos. Começo por explicar melhor como é o meu aqua porque não fui clara. Então resumindo: - Aqua de 100l - plantas naturais varias - troncos - pedras pretas grandes (decorativas) - fundo tem substracto (acho que é o nome correcto) e areão - 2 lampadas - um filtro interno (com 3 camadas filtrantes: 2 esponjas e 1 ceramica. Elas estão lado a lado, sendo que as 2 primeiras são as esponjas - por onde entra a agua). - A temperatura costuma ser 28ºC - PH: 6.4 - dH: 14 - Faço tpa's de 2 em 2 semanas (cerca de 1/4) - o aqua está montado há 1 ano Neste momento tenho: 2 Tricogaster (azul e leeri), 2 platys (ontem morreu mais um), 2 corys e 4 neons Já tive: neons (12); espadas (4); guppys (6); betta (1); tubarão albino (2), corys (3); colisas (3). Enfim... Agora vou escolher melhor as especies e que se adaptem a este PH mais acido, mas que sejam calminhos . Obrigada a todos pela ajuda Citar
RaquelCardoso Publicado: Janeiro 22, 2010 Publicado: Janeiro 22, 2010 Boa tarde a todos, Acabei de aterrar aqui de para-quedas mas ainda bem que encontrei este fórum porque já encontrei muitas infos interessantes. Quanto ao caso da Dina, na minha opinião deveria verificar os seguintes parâmetros da água: NH3/NH4 NO2 NO3 O pH tem estado estável? Os peixes não apresentam nenhum sinal de doença? Por exemplo, pintinhas brancas, tecido esponjoso branco nas barbatanas ... Quando o aqua se encontrar estável poderá ver outras espécies para se juntarem a esses meninos. Cumps, Citar
Recommended Posts