David de Jesus Publicado Janeiro 21, 2010 Publicado Janeiro 21, 2010 Boas, Estava a pensar fazer um aquário que utilizasse apenas areia como substracto, sei bem que a areia não é o ideal para plantas, todavia gostava de lá colocar algumas caso ache algumas espécies que sejam viáveis. Assim à primeira ocorre-me a Ceratophyllum demersum que não me parece que tenha problemas alguns com areia, agora queria pelo menos mais uma ou duas espécies mais pequenas para o meio do aquário. A ideia é não ter muitas plantas, apenas uma aqui e outra ali. Não estava muito virado para anúbias nem microsorums, queria qualquer coisa diferente, que ocupasse menos área (o aquário será para aí de 60 litros) alguém me recomenda algumas espécies que se dêem razoavelmente bem em areia? Obrigado. Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 21, 2010 Publicado: Janeiro 21, 2010 Valisnérias, sagitaria subata penso que tb se dá (eu penso ter uma no meu Desert), Echinodorus quadricostatus. Alguns dos meus aquários (shrimps)
David de Jesus Publicado: Janeiro 21, 2010 Autor Publicado: Janeiro 21, 2010 Boas, Obrigado pelas dicas, e já agora parabéns pelo teu Desert, é mais ou menos o que tinha em mente porém sem tantas rochas, mas agora que vi o teu estou a pensar duas vezes a questão das rochas. Cumprimentos. Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
gervas Publicado: Janeiro 21, 2010 Publicado: Janeiro 21, 2010 (editado) Desde que tenhas os cuidados e manutenção necessária, e a areia não ser quase pó, quase todas as plantas se irão dar bem em areia. Tens é que de vez em quando remexer um pouco a areia de forma a que não fique compacta. Já criei cryptocorines, vários tipos de amazonenses, aponogetons em substractos arenosos e nunca tive chatices, dá é mais trabalho que o areão, mas também serve. Cuidado é com a areia que usas, nem toda a areia serve para aquários tropicais com pH's da ordem dos 6-7, algumas são tão calcárias que só mesmo africanos. Outras podem estar contaminadas com residuos industriais mantado peixes e plantas etc. Para além disso convém ser bem fervida antes de ir pa dentro do tanque, caso vás colher areias do rio, como por exemplo Tejo, Guadiana etc. Ao ferver vais estar a matar tudo o que é bichinho mau que te dá cabo dos peixes, desde invertebrados, a bactérias e fungos. Pessoalmente gosto muito da Areia do Tejo, que eu mesmo colho perto da minha localidade. É meio Barrenta, mas a sua tonalidade a cinzentada é bastante boa para sobressair a cor das plantas. Tem alguma matéria orgânica, silte e um pouco de argila, mas com umas fervuras isso desaparece tudo.... Em termos de algas nunca me deu chatices, mas eu uso sempre uma boa equipa de limpeza. Em termos de compactação é meio ranhoso, mas as plantas parecem crescer bem. Agora se tu deixares a areia compactar, aí as plantas vão ter problemas de certeza. Editado Janeiro 21, 2010 por gervas The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos)
David de Jesus Publicado: Janeiro 24, 2010 Autor Publicado: Janeiro 24, 2010 Agora se tu deixares a areia compactar, aí as plantas vão ter problemas de certeza. Boas, A compactação evita-se remexendo a areia quando aspiro o fundo, certo? Mas junto das plantas não mexo para não desenraizar? Obrigado. Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
Recommended Posts