iasilv Publicado Janeiro 20, 2010 Publicado Janeiro 20, 2010 Boas! Gostaria de conselhos no que diz respeito a substratos. O aquário a montar será do continente Americano (amazónico) com muitas plantas. Em relação ás espécies de peixes ainda não decidi. Obrigado pela ajuda! Citar Saudações! [ Twin Aquas - FASE II ]
Ruy M. Publicado: Janeiro 21, 2010 Publicado: Janeiro 21, 2010 Tens muita escolha a vários preços, vou só indicar alguns: Para ter plantas convém ter Substrato fertil: aqui tens substrato fertil de fundo, não pode estar em contacto com a "superficie", isto é, tem que ter outro substrato inerte por cima. Tens várias marcas no mercado a a vários preços, tens a tetra, sera... destaca-se a Elos pela sua qualidade. os preços variam dos 7 aos 100 tens também o humus de minhoca, muito mais barato mas não aconselhável a iniciantes. Depois tens também substrato fértil em que não necessita doutro inerte por cima, mas estes são mais caros. Substarto Inerte Podes usar akadama, areão, areia de silica Para um aquario amazónico, aconselho um substarto inerte de areão de tons negros Quanto ao fértil é tudo uma questão de preços. Para plantas necessitas também de luz e co2. Citar
Vasco Ferreira Publicado: Janeiro 22, 2010 Publicado: Janeiro 22, 2010 Viva.. Neste capitulo como ja foi referido tens um mundo por onde escolher.. E efectivamente depende do que queres a nivel de plantas. Outro factor importante é juntamente com o substrato o CO2 e a iluminação. Ja vi o teu projecto na secção DIY e está brutal. A minha opinião é...j que tiveste um investimento na concepção do projecto e queres ter muitas plantas, n descures estes três factores, a iluminação, o CO2 e o substrato e investe em qualidade. Concretamente respondendo a tua pergunta, eu brevemente vou remontar o meu aquário de cerca de 300l e vou exprimentar a Elos. A ADA pelos feedbacks que o pessoal por aqui dá tb é muito bom. Outra marca que tb me parece com qualidade mas que n é tão conhecida e um pouco mais em conta é a Équo. (ve no site da aquaden, as caracteristicas) Existe por aqui um membro que o utilizou num projecto e o aqua está uma espetaculo. Enfim tens muito por onde escolher...pensa é com calma o tipo de plantas, mais ou menos exigentes, por se é para usar em plantas mais simples não vale apenas investires rios de dinheiro. Abraços Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
iasilv Publicado: Janeiro 22, 2010 Autor Publicado: Janeiro 22, 2010 Viva..Neste capitulo como ja foi referido tens um mundo por onde escolher.. E efectivamente depende do que queres a nivel de plantas. Outro factor importante é juntamente com o substrato o CO2 e a iluminação. Ja vi o teu projecto na secção DIY e está brutal. A minha opinião é...j que tiveste um investimento na concepção do projecto e queres ter muitas plantas, n descures estes três factores, a iluminação, o CO2 e o substrato e investe em qualidade. Concretamente respondendo a tua pergunta, eu brevemente vou remontar o meu aquário de cerca de 300l e vou exprimentar a Elos. A ADA pelos feedbacks que o pessoal por aqui dá tb é muito bom. Outra marca que tb me parece com qualidade mas que n é tão conhecida e um pouco mais em conta é a Équo. (ve no site da aquaden, as caracteristicas) Existe por aqui um membro que o utilizou num projecto e o aqua está uma espetaculo. Enfim tens muito por onde escolher...pensa é com calma o tipo de plantas, mais ou menos exigentes, por se é para usar em plantas mais simples não vale apenas investires rios de dinheiro. Abraços Obrigado pela dica! Realmente apesar de já ter andado à volta do JBL basics + Amazonica II e de estar quase convencido reparei em algumas reviews do material da ADA e ouvi sempre bem, já no que diz respeito ao preço só sei que o JBL que anda pelos 12 euros o pack de 9 lts e a Amazónica por volta do 26 euros.... o que para os 300 lts daria 2 de cada... (acho) De qualquer das maneiras sou seguir as tuas indicações, vou investigar mais um pouco como ainda tenho tempo até a essa parte... Citar Saudações! [ Twin Aquas - FASE II ]
PioM Publicado: Fevereiro 4, 2010 Publicado: Fevereiro 4, 2010 tens também o humus de minhoca, muito mais barato mas não aconselhável a iniciantes. Boas. E porque não aconselhas? Como iniciante que acabou de comprar uma saca de 45 litros de humus de minhoca 100% biológico gostava de saber.... he he he Citar "Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."
targeting Publicado: Fevereiro 4, 2010 Publicado: Fevereiro 4, 2010 (editado) Boas.E porque não aconselhas? Como iniciante que acabou de comprar uma saca de 45 litros de humus de minhoca 100% biológico gostava de saber.... he he he pois eu tambem acho... que inciantes ou não.. o que conta é a intenção!! aqui á 2 anos no aqua que só tinha 3 ou 4 barras de turfa ... decedi enfiar turfa lá para dentro, da saca de jardim, mesmo...... de sujerir que durante um mes na via os peixes ... mas não morreram e as plantas ainda lá estão....claro que meti o areão depois por cima da turfa .... devia ter sido primeiro, mas já tinha areão.... plantas e peixes... por isso era uma renovação... á coisas baratas insignificantes que fazem o mesmo que balurdios. é perciso é ter sabedoria ou ter foruns á mostra e o humus é uma boa materia junto com a turfa... as plantas tambem se consolam com centimos. Editado Fevereiro 4, 2010 por targeting Citar It's all coming to an END...
Ruy M. Publicado: Fevereiro 4, 2010 Publicado: Fevereiro 4, 2010 (editado) Para iniciantes não aconselho mesmo, só para quem já percebe do assunto. No entanto esat questão tem pano para mangas, existem vários tópicos acerca do assunto. Vou explicar de forma muito simples. O humus não é todo igual e pode trazer algo indesejado o que se pode revelar desastroso no aquario, há sempre esse risco. Mas supondo que é de boa qualidade, o humus possui todos os nutrientes necessários para um bom plantado de algas, ao contrario do substratos proprios para aquarios em que os nutrientes de que as algas necessitam são retirados. Para que o humus fique apto a colocar no aquario necessita de levar um tratamento bastante trabalhoso e sujo... Depois pode haver também o problema de estabilização dos niveis da agua, o que se pode revelar também uma dor de cabeça... Existem também mais um ou outro pormenor que se encontra nesses tópicos de debate. Tendo em conta os riscos que existem, eu aconselho o substrato proprio. Vamos lá falar em preços, o humus ronda os 3-4 eur. Por 7 eur já arranjas substrato fertil proprio. A diferença de preços não compensa o risco. No entanto há pessoal que se dá muito bem com o humus e que não quer outra coisa. Mas também conheco pessoal que se deu muito mal. Eu sou estou a alertar, não estou a dizer para comprares o substrato proprio. Mas ao escolheres ficas consciente dos riscos. Editado Fevereiro 5, 2010 por Ruy M. Citar
PioM Publicado: Fevereiro 5, 2010 Publicado: Fevereiro 5, 2010 Para iniciantes não aconselho mesmo, só para quem já percebe do assunto. No entanto o assunto tem pano para mangas, existem vários tópicos acerca do assunto. O humus não é todo igual e pode trazer algo indesejado o que se pode revelar desastroso no aqaurio, há sempre esse risco. Mas supondo que é de boa qualidade, o humus possui todos os nutrientes necessários para um bom plantado de algas, ao contrario do substratos proprios para aquarios em que os nutrientes de que as algas necessitam são retirados. Para que o humus fique apto a colocar no aquario necessita de levar um tratamento bastante trabalhoso e sujo... Depois pode haver também o problema de estabilização dos niveis da agua, o que se pode revelar também uma dor de cabeça... Existem também mais um ou outro pormenor que se encontra nesses tópicos de debate. Tendo em conta os riscos que existem, eu aconselho o substrato proprio. Vamos lá falar em preços, o humus ronda os 3-4 eur. Por 7 eur já arranjas substrato fertil proprio. A diferença de preços não compensa o risco. No entanto há pessoal que se dá muito bem com o humus e que não quer outra coisa. Mas também conheco pessoal que se deu muito mal. Eu sou estou a alertar, não estou a dizer para comprares o substrato proprio. Mas ao escolheres ficas consciente dos ricos. Obrigado. Vou ler mais um pouco sobre isto, mas em princípio vou arriscar. Já que estou numa de DIY com a iluminação, os troncos e com o substrato inerte... porque não complicar um pouco a equação.... A cair é que a gente aprende a andar Citar "Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."
DMACHADO Publicado: Fevereiro 5, 2010 Publicado: Fevereiro 5, 2010 Terra de bonsai - abres o saco deixas uma semana ao ar para libertar a amónia, passas por água 2-3 vezes a arejar entre passagens para descontaminar e tens um excelente substracto... terra de bonsai sem aditivos... misturas com areia de rio. Umas pitadas de húmus por cima e uma lamazinha muito fininha de barro vermelho (ferro).... Areia de rio e areão qb por cima e está a andar... Citar ::EndorFeena::Projecto Discus 300Laquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)calhas LED DIY (2010)CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiroo meu blog
Recommended Posts