Visitante Publicado Outubro 6, 2003 Publicado Outubro 6, 2003 Que tipo de iluminação pode deve ser usada num aquário de ciclideos (nigrofasciatum), cor /potência/ nº de horas diárias? Se a cor mais apropriada n for a luz branca é possivel mudar a cor da lampada com um papel transparente de cor ou é necessário comprar uma lampada especial? Obrigado pela paciência banana rock
Visitante Publicado: Outubro 6, 2003 Publicado: Outubro 6, 2003 a iluminação é mais importante quando se ker ter "jardins" agora com ciclideos (e julgo k estas a falar em africanos) como o "aq é só rocha" :D banana rock .....
HomemPeixe Publicado: Outubro 7, 2003 Publicado: Outubro 7, 2003 Para esta especie nem necessitas de ter iluminação. A iluminação é para as plantas e para os nossos olhos. Sem iluminação não podemos ver o aquário, as cores dos peixes nem os promenores, como as desovas, a guarda dos alevins e as diferentes cores das várias fases da viva dos peixes. Para este peixe, já tive lâmpadas flurescentes normais, sun-glo e proprias para plantas. É contigo pois considero este peixe como um autentico coelho, sempre a criar coelhinhos +351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos
sergioveterano Publicado: Outubro 7, 2003 Publicado: Outubro 7, 2003 viva apesar de não fazerem fotossintese os peixes tb necessitam de luz, não me lembro qual é a vitamina de absorvemos atrvéz da luz (penso que seja a E), mas é esta que é responsável para uma cor mais viva, não se esqueçam tb que os peixes são animais de sangue frio que precisam de temperatura e luz para realizarem corretamente os metalolismos do corpo. Um peixe com pouca luz vai ter menos coloração de certeza.
Visitante Publicado: Outubro 7, 2003 Publicado: Outubro 7, 2003 Olá boas Concordo com o homempeixe, uma vez que para este tipo de peixe não há uma grande exigencia em termos de luz, é um peixe que na sua origem provem da zona sul da américa central. Agora se for colocado outros elementos dentro do aquario, assim como plantas ai já há uma maior importancia. Nos aquas não são as lampadas que aquecem a água embora contribuam com uma pequena % temos aquecedores que tratam de colocar a temp. da água na temp. ideal. E tambem me parece que a a diminuição da quantidade de luz diminua a coloração, por exemplo os dicus na origem gostam de águas turvas e em aquas eles sentem-se mais "confortáveis" se tiverem esconderijos e pouca luz, desta forma realçam mais a sua coloração. Cumpts. António Azevedo
PedroM Publicado: Outubro 7, 2003 Publicado: Outubro 7, 2003 Saudações. Eu tenho Ciclidios Africanos e uso 2 luzes diferentes: - 1 Espectro Branco Intenso - 1 Marine (azul) fica muito bem porque realça muito os azuis e o aquário fica muito bonito. Eu só tenho 2 anubias e por isso não há qualquer problema. Os verdes não se iram ver tão bem como se tiveres 2 luzes brancas mas as outras cores ficam expectaculares principalmente as bases de azul e amarelo. Quanto aos peixes..... bem... os Ciclidios Africanos querem é comer e uma água cuidada.... a partir daí... se têm muita ou pouca luz,,,, não se importam muito isso. Eu ainda não fiz isso mas numa loja até me disseram que uma coisa que ficava espectacular é a possibilidade de controlar individualmente as lâmpadas. Acendia-se de manhã apenas a azul (dá um aspecto parecido com nascer do sol debaixo do mar) e à tarde acendiam-se as duas. Algum tempo antes de desligar novamente apenas a azul. _______________________________________ "Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.
MotarSolitario Publicado: Outubro 7, 2003 Publicado: Outubro 7, 2003 eu uso uma flora-glo so nos ciclideos pois acho giro o seu efeito na cor dos peixes. mas apenas 18w para 100 litros. Pois pelo que tenhop observado nos lagos malawi e tanganica a luz fica muito reduzida devido a prufundidade, por isso nao faz grande mal penso eu claro. se discurdarem avisem.
Diesel_Car Publicado: Outubro 8, 2003 Publicado: Outubro 8, 2003 Na minha opinião, o ideal para ciclideos africanos do rift, e por estranho que possa parecer, visto não poderem ter plantas com eles (PAPAM-NAS TODAS!! ) é uma luz relativamente forte, de preferência espectro marinho. Não para as plantas realizarem fotossintese...pois não as há..., só mesmo fetos de java e anubias, talvez valisnerias (as minhas n duraram nem 1 dia), mas sim para: 1- realçar as belas cores e iridescências (no caso dos peixes do malawi e alguns tanganyikas). 2- fomentar o grande crescimento de algas, para os peixes comerem e dar um aspecto mais natural ao aqua. 3- kem kiser manter plantas, convém que elas cresçam bem depressa antes de serem comidas.... No entanto, para peixes mais tímidos, nomeadamente conxicolas do tanganyika e alguns peixes mais "cinzentos" convém ter uma luz mais frakita para não os assustar tanto. Quanto aos nigros (americanos...), qualquer luz serve...tudo depende se se ker ou nao manter plantas. Diesel_Car....Vrummmmmmm!
rui gaspar Publicado: Novembro 11, 2004 Publicado: Novembro 11, 2004 Oi pessoal, eu tenho um aqua com 120x50x70, com cilclídeos africanos e tenho 4 lãmpadas. Uma MARIN-GLO 30w, POWER-GLO 30w, SUN-GLO 30w, LIFE-GLO 40w, tudo: 130w. Bem fica lindissimo, qualquer cor nota-se logo um brilho tremendo... Como já tinham dito anteriormente, sim as lãmpadas não fazem assim muita falta para este tipo de aquários, mas o mais importante é embelesarmos a nossa vista... Abraço. Engenharia Civil, tecnologia mergulho, aquariofilia, aventura, felicidade(Carla) !!
Recommended Posts