Ricardo1969 Publicado Novembro 20, 2004 Publicado Novembro 20, 2004 Olá Pessoal ...... Tenho um aquario de 80cm*30cm*40cm e tenho algumas duvidas ...... a lampada que vinha com o aquario era uma sun-glo de 60 cm 20watts com 125 lux e 4500 k . Tenho plantas naturais plantadas no aqua ( as quais não sei o nome ) mas que estão a ficar com algum mau aspecto. Parecem queimadas e os trocos que tenho no aqua estão a ficar com uma especie de musgo esverdeado( Tambem existes plantas com os mesmos sintomas ). Tive o cuidado de oxigenar a agua com uma bomba de ar com dois difusores. A fauna do aqua são apenas 5 neons e um limpa-vidros. A minha questão é se a iluminação é o suficiente e se não o que colocar de luz . ( Só tenho uma calha para 1 lampada). Será já a questão dos nitratos nitritos ou amónia que faz aquilo? Será a falta de luz? agradeço informações... Citar
Marquito2004 Publicado: Novembro 20, 2004 Publicado: Novembro 20, 2004 oi. é engraçado que no meu aqua mais pequeno tive uma sun glo e as plantas estavam com o mesmo aspecto, assim que as muei para o maior Pimba. Mas é um facto que tens pouca luz, e o facto de estares a injectar oxigenio tb nao ajuda nada, so é benéfico durante a noite. tenta aumentar um poquito a luminosidade e experimenta uma receita de co2 caseira. encontras aqui no forum. De certeza que vais notar diferença. Ah e oxigenio durante o dia nem pensar. pq vais com isso expulsar o pouco co2 existente na água e as plantas necessitam dele para a fotossintese. Cumps Citar Marco_fontes
Nuno Antunes Publicado: Novembro 20, 2004 Publicado: Novembro 20, 2004 Ah e oxigenio durante o dia nem pensar. pq vais com isso expulsar o pouco co2 existente na água e as plantas necessitam dele para a fotossintese. Cumps Expulsa o CO2 como? Que eu saiba o2 e co2 têm vidas independentes no aqua e o facto de teres injecção de o2 apenas satura a água de o2, não tendo efeito sobre a concentração de co2... Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Just_me Publicado: Novembro 20, 2004 Publicado: Novembro 20, 2004 Ainda ai um bocado de confusão acerca do O2 e CO2... o oxigénio e o dióxido de carbono teem concentrações independentes na água...pode-se ter muito O2 e muito CO2 como pouco O2 e pouco CO2, isto exceptuando claro concentrações extremamente elevadas dos dois mas que para a aquariofilia é um caso que nao interessa. Depois o que ele está a fazer é a injectar ar que para alem de Azoto, oxigénio, dióxido de carbono tem tambem variados outros gases. mas cujo efeito é manter os niveis de O2 e CO2 constantes e de valor igual á concentração de equilibrio. Pode perfeitamente continuar com aeração durante o dia e durante a noite, especialmente num aquario com poucas plantas onde nem durante o dia a produção de oxigénio chegará para fornecer os peixes de oxigénio, especialmente com uma iluminação fraca. Passos a dar para melhorar? -Ler bastante -Aumentar a iluminação se possivel quer através de modificação da calha quer atraves da compra de uma calha nova ou usada. -Aumentar o número de plantas -Começar com fertilização -Começar com injecção de CO2 os passos por esta ordem ou então se nao aumentar a iluminação optar por plantas com baixas necessidades de luz Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
MCatalao Publicado: Novembro 21, 2004 Publicado: Novembro 21, 2004 penso ke se á muito CO2 á pouco O2 o mm acontexe no inverxo pois o Co2 vai ocupar o espaxo na agua que daria lugar ao O2 causando axim espulção do O2 para a atmosfera nunca á exesso dos 2 pode aver sim é equlibrio entre os 2 é como dissolveres açucar na agua até não poder mais, onde o açucar vai ocupar os espaços vasios entre as moleculas de agua Citar
Marquito2004 Publicado: Novembro 21, 2004 Publicado: Novembro 21, 2004 nao era a isso que eu me estava a referir just me. O que queria dizer é com a aeração como tu sabes vais promover as trocas gasosas, á superficie certo? Ora o co2 está tb incluido nessas trocas, e ao fazer a aeração durante o dia vais expulsar o co2 (o pouco que tem, principalmente se nao faz injecção) da água. eu sei que podes ter concentrações distintas. Não me expliquei bem desculpem. O ice tb tem razão, hás-des ter um equilibrio. cumps Citar Marco_fontes
Just_me Publicado: Novembro 21, 2004 Publicado: Novembro 21, 2004 Para concentrações baixas de O2 e CO2 que é o caso da aquariofilia o O2 e CO2 são completamente independentes, até porque eles não existem como moléculas independentes na água, existem como elementos quimicos diferentes.... assim o CO2 com a água origina ácido carbonico, etc e as plantas não teem que forçosamente utilizar a molécula O2 para respirar e a molécula CO2 para a fotossintese. O equilibrio é aquele que falei da concentração de equilibrio...mas nao é entre o O2 e o CO2 é a de equilibrio com a atmosfera. Se não fizeres aeração num aquario sem agitação superficial...a certa altura as plantas ficam sem CO2 na água, nao tendo fontes de carbono, ao aerares o que vais estar a fazer é a forçar a concentraçã ode equilibrio com a atmosfera, ou seja, a garantir sempre uma concentração de CO2 na água, o mesmo é valido para o O2. Se pensares num sistema fechado ao fim de algum tempo as plantas morrem, nao por falta de O2 mas sim por falta de CO2 porque elas utilizam o CO2 para sintetizar açucares e depois alimentarem-se destes e utilizarem-nos no seu crescimento, ja que os açucares são basicamente reservas energéticas. Resumindo, num sistema sem injecção de CO2 a aeração é benefica tanto para peixes como para plantas, num sistema com injecção de CO2 a aeração não é benéfica pois ai sim "expulsa" o CO2 a mais forçando concentrações de equilibrio. Não esquecer o ter em conta o número e tamanho de peixes vs numero, tamanho e capacidade de fotossintese das plantas aquando da injecção de CO2 sem aeração. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Recommended Posts