Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal, vou montar um novo aqua, e como tal ja tenho a coisamais ou menos planeada..

Vou fazer um plantado mto pco denso para discus, mas uma das metades do aqua seria para um " tapetezeco "

a minha questao é: será que 0.7 watts/litro chega para manter um tapete de cubas ou de Eleocharis parvula? será, entre uma das 2, mas n queria q ( no caso de a escolher ) a eleocharis cresça mto na vertical, acham q dá ou nem por isso??

n estou a pensar em co2 apenas em akadama e uma boa iluminação..

Cumps

André_aP

Editado por Andre Miranda aP
Publicado:
Boas pessoal, vou montar um novo aqua, e como tal ja tenho a coisamais ou menos planeada..

Vou fazer um plantado mto pco denso para discus, mas uma das metades do aqua seria para um " tapetezeco "

a minha questao é: será que 0.7 watts/litro chega para manter um tapete de cubas ou de Eleocharis parvula? será, entre uma das 2, mas n queria q ( no caso de a escolher ) a eleocharis cresça mto na vertical, acham q dá ou nem por isso??

n estou a pensar em co2 apenas em akadama e uma boa iluminação..

Cumps

André_aP

Se não colocasses que era um aquário para Discus, talvez te diria que dependeria da altura do aqua. Por ex: se tivesse 30/ 40 cm de altura 0,7 wt chegaria...

Deverias colocar as medidas do aquário.

Penso que sem CO2 e uma boa fertilização - e sem substrato fertil debaixo da akadama -dificilmente te vais safar com um tapete.

Para Discus recomendo-te antes a Eleocharis parvula, pois a cuba antes de estar enraizada saí muito, e andas constantemente a replantá-la, para além de que ao alimentares os Discus, a comida que cair para o fundo vai ser fuçada e mais depressa a cuba levantará. Se optares por esta, espera 1º que o tapete propague e depois coloca os discus.

Cpts

Arlindo

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Publicado:

Boas

sim estava mais inclinado para parvula, e sim vou ter subtrato fertil por baixo, n quero que lhes falte nada, o aqua tem 100*50*60 com cerca de 4 cm de altura de areao vou por um pco de rio para encher no fundo e os outros por cima..

achas q dá?

Cumps

Andre_aP

Publicado: (editado)

Viva,

relativamente ao tapete de eleocharis parvula não te preocupes, eu no meu aqua sem CO2, com 45cm de altura da coluna de água (aproximadamente), com ratio de 0,48W/Lt (48W para cerca de 100lts de agua) com substracto fertil e fertilizações semanais sem grandes cuidados o tapete tem se dado impecavelmente e após a primeira poda (aparar tipo relva) nunca mais cresceu grande coisa em altura...

Podes ver fotos na minha assinatura no "Africa Negra"

Abraço

EDIT:

Nesse caso dos 60 cm na minha opinião experimentava a usar lampadas com uma maior temperatura de cor (pois penetra mais fundo) e fazia a experiencia com uma porção (pequena) de cada planta e logo tirava conclusões...

Não sei é se com 0,7 W/Lt e sem CO2 não virás a ter problemas com algas

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado:

Boas Murcas

Pk achas q vou ter algas? por n ter co2? ou por ser pca ou mta luz??

n sou la grande perito em plantados sempre mantive anubias e fetos de java com musgo de java com uma T8 agra é q vou fazer este upgrade para 4*54w t5..

Será indicado?

O teu aqua tem a parvula do tamanho q eu quero ou um pco mais curta até :character0050:

Cumps

Andre_aP

Publicado: (editado)

Disse-o mas é apenas uma opinião pessoal...

No meu caso com o regime de fertilizações que mantenho (uma TPA de cerca de 50% semanal e fertilizaçãode micros e acerto de fosfatos e potassio aquando das TPA's) experimentei a acrescentar mais 30W e o resultado (na minha opinião por desacerto no balanço entre nutrientes\luz\CO2) foram algas.

No teu caso devido a ser uma coluna de água algo profunda experimentava a fazer o upgrade para 2x54W ou 3x54W mas precavendo a possibilidade de acrescentar uma 4ª lampada segundo necessidade... outra hipótese que foi a que eu optei foi fazer uma instalação de 4 lampadas em que inseri um interruptor que me pemite controlar separadamente lampadas e assim modificar sem grande transtorno a iluminação (desta maneira fico com uma calha válida para montagens com ratio de luz baixo a medianamente elevado (para o mesmo aqua claro)).

Mas não passa de uma opinião...

Cumps

Editado por Murkas

Publicado:

Eu vou comprar duas reguas de 2x54W por isso posso sempre dar apenas um pico de luz por dia ligando as duas apenas por 2as hpras ou 3 e deixando so a outra as 9 horas q tenho usado ate agra.. q achas?

Cumps

André_aP

Publicado:

Pois isso agora tens que ir descobrindo experimentando... cada caso é um caso e nada melhor para ganhar tarimba do que fazer varias experiencias ate se acertar no que se quer!